Cidades

Turismo

Amigos visitam 19 países em um só dia e quebram recorde

Amigos visitam 19 países em um só dia e quebram recorde

G1

03/10/2014 - 10h28
Continue lendo...

Conhecer 19 países em menos de 24 horas. Parece impossível, mas três amigos noruegueses se lançaram nesse desafio para quebrar um recorde mundial e lograram o feito em 23 horas e 33 minutos.

Gunnar Garfors, Tay-Young Pak e Øyvind Djupvik saíram da Grécia às 00h04 do dia 21 de setembro e chegaram a Liechtenstein às 23h37 do mesmo dia. No caminho, pegaram dois voos e dirigiram mais de 2.100 quilômetros com carros alugados para visitar outros 17 países.

Visitar é modo de dizer, já que, previsivelmente, não deu tempo de ver muita coisa de cada lugar. O objetivo, na verdade, era pisar no solo de todos os países  – esse era um dos prerrequisitos para registrar o recorde no site Recordsetter.com. Aeroportos também não contavam.

Eles ainda levaram um rastreador com GPS e tiraram fotos em todos os lugares, para provar que  cumpriram a meta. O recorde anterior pertencia a um grupo que viajou 17 países em um dia, no ano de 2012.

O trio norueguês já havia tentado quebrar o recorde em maio deste ano, mas, na ocasião, conseguiu visitar “apenas” 17 países, igualando o recorde anterior. “Decidimos pesquisar e planejar mais, pois não gostamos de dividir recordes mundiais”, disse ao G1 Gunnar Garfors. “Pesquisamos outros caminhos, voos e estradas para encontrar a melhor rota. Não queríamos falhar de novo”, conta.

Os dois voos que eles pegaram foram entre a Macedônia e a Sérvia e entre a Áustria e a Alemanha. O resto do caminho foi de carro, e só um deles, Øystein, dirigiu. “O Tay tirou carteira de motorista há apenas seis meses, e eu dirijo assustadoramente mal”, conta Gunnar.

A comida servida nos aviões e lanches comprados em postos de gasolina ajudaram a aguentar a maratona. “Agradecemos muitas vezes aos inventores das bebidas e barras energéticas. Não foi uma viagem gourmet”, diz o norueguês.

Aviões e postos de gasolina também eram a chance de ir ao banheiro. Tay havia comprado um saco para armazenar urina, mas não foi preciso usá-lo – “felizmente”, diz Gunnar.

Alguns contratempos atrasaram a viagem. O carro que eles tinham reservado para o primeiro trecho, por exemplo, não estava disponível e foi preciso recorrer a um modelo mais popular “caindo aos pedaços, com 100 mil quilômetros rodados”, conta Gunnar.

Na Suíça, uma chuva extremamente forte fez com que eles tivessem que dirigir mais devagar e também atrasou a jornada. “Poderíamos ter conhecido o 20º país se não fosse por isso”, lamenta Gunnar.

Outro problema foi que o cineasta que acompanhava o trio para registrar a viagem em um documentário foi detido na fronteira entre a Grécia e a Bulgária, por filmar em um lugar proibido. Após ser questionado por policiais durante horas, ele alcançou os amigos de avião na Alemanha e pôde continuar a filmagem. 

Eles comemoram, porém, o fato de não terem tido o carro parado pela polícia em nenhum lugar. Esse, aliás, era um dos itens que uma casa de apostas colocou disponível para que o público palpitasse em relação à viagem dos noruegueses. Ao longo do dia 21, as pessoas podiam apostar quantas vezes os amigos seriam parados pela polícia, se conseguiriam quebrar o recorde mundial e qual seria o próximo país visitado, já que o roteiro era secreto.

Gunnar, que já tinha entrado para o "Guinness Book of Records" em 2012 por ter visitado os cinco continentes em um dia só dia, garante que, mesmo com a correria, a viagem foi “incrível”.

"Não paramos muito, mas tivemos muitas experiências. Vimos florestas fascinantes, montanhas selvagens, vilas charmosas, cidades grandes e muitas áreas rurais. Recomendo para qualquer um", relata. E completa: "Melhor do que quebrar um recorde foi fazer isso na companhia de ótimos amigos."

EXECUÇÃO

Jovem é executado com tiro na cabeça às margens de rodovia

Corpo de João Pedro Ferreira dos Santos, de 20 anos, já estava em estado de decomposição quando foi achado por um morador da região, na MS-444

23/11/2024 11h30

João Pedro, de 20 anos, foi encontrado com um tiro na cabeça em frente à um Renault Clio

João Pedro, de 20 anos, foi encontrado com um tiro na cabeça em frente à um Renault Clio Foto: RCN/Reprodução

Continue Lendo...

Um jovem de 20 anos, identificado como João Pedro Ferreira dos Santos, foi encontrado morto com uma marca de tiro na cabeça, às margens da MS-444, em Selvíria, cidade a 75 km de Três Lagoas, onde a vítima morava.

Segundo informações, um morador da região transitava pelo local normalmente, na parte da tarde desta sexta-feira (22), e percebeu um Renault Clio com placa de Araçatuba (SP) parado na estrada. Ao se aproximar, avistou o corpo estirado na frente do veículo e acionou os agentes policiais.

No geral, estiveram no local Policiais da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, equipe da Delegacia de Selvíria e perícia, que confirmou que havia uma marca de tiro na cabeça do jovem. O corpo da vítima estava de costas e com um pano cobrindo a região dos olhos.

Ao aprofundar a investigação, desta vez no veículo, a perícia encontrou uma cápsula de calibre 380, próxima a porta do passageiro. Uma poça de sangue também foi avistada dentro do carro, levando a Polícia a levantar a suspeita que João foi executado dentro do Clio, com um tiro à queima-roupa, e posteriormente seu corpo ter sido arrastado até o local onde foi encontrado.

O rapaz estava sem documentos, mas foi identificado após trabalho da Polícia, que conseguiram identificar que morava em Três Lagoas. A perícia também informou que o corpo do jovem deve estar no local há mais de 24 horas.

O Renault Clio foi levado para a delegacia para uma investigação mais detalhada. Já o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), onde foi necropsiado e reconhecido por familiares. 

Como ainda não há suspeitos ou indícios de motivações para o cometimento do crime, o caso foi registrado como morte a esclarecer, mas alterado horas depois para homicídio. As investigações seguem.

Homicídio doloso em MS

Segundo dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 448 casos de homicídio doloso em 2023 e 498 em 2022.

Ao entrar na estatística de Morte Violentas Intencionais (MVI), que engloba também casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte decorrente por intervenção policial, MS é um dos seis estados que apresentaram aumento, junto com Amapá, Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais e Alagoas.

Os negros são as maiores vítimas nestes crimes, ocupando 78% das ocorrências. Em relação à idade, 49,4% dos mortos tinham até 29 anos. Já acerca do instrumento utilizado, 73,6% são com arma de fogo. 

Assine o Correio do Estado

Droga líquida

O que é "loló", entorpecente que causou explosão em transportadora

Também conhecido como "lança-perfume", a droga é popular entre os jovens e causa preocupação nas autoridades de saúde pública

23/11/2024 10h30

Reprodução

Continue Lendo...

O conteúdo do pacote que explodiu em uma transportadora em Campo Grande, na tarde da última segunda-feira (18), foi identificado pela polícia como "lança-perfurme", entorpecente líquido popularmente conhecido como "loló".

Mas afinal, o que é loló?

O loló se enquadra em um grupo chamado "drogas depressoras da atividade do Sistema Nervoso Central (SNC)", ou seja, drogas que diminuem atividades cerebrais. Ele consiste em um entorpecente psicoativo feito a partir de solventes químicos.

Geralmente, é comercializado em frascos de alta pressão, mas em eventos, como festas, por exemplo, é comum ser armazenado em latinhas de bebida e garrafinhas plásticas.

O entorpecente evapora rapidamente quando entra em contato com o ar, então seu uso é feito por inalação, através da boca e do nariz. 

Composição

Geralmente, é composto por cloreto de etila, éter e clorofórmio, acompanhados por etanol, e uma essência perfumada ou bala para saborizar.

Efeitos

Um artigo desenvolvido por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), explica que os inalantes são absorvidos pelos  pulmões e iniciam seus efeitos rapidamente, ultrapassando a barreira hematoencefálica, uma estrutura que regula a passagem de substâncias entre o sangue e o sistema nervoso central, ou seja, a droga é absorvida com facilidade, e chega rapidamente - em questão de segundos - ao encéfalo. 

Os efeitos da inalação duram pouco tempo, uma média de 10 a 30 minutos, o que faz com que os usuários façam cada vez mais o uso de doses da droga.

A substância inibe os receptores do sistema nervoso central relacionados à excitabilidade neuronal. Dessa forma, surgem efeitos como:

  • excitação;
  • euforia;
  • tranquilidade;
  • hilaridade;
  • sensação de flutuação;
  • relaxamento;
  • alucinações.

Ainda conforme a pesquisa publicada pela USP, com exceção das alucinações, os efeitos iniciais se assemelham aos de consumo de álcool.

No entanto, após essa fase, os usuários costumam apresentar sintomas como:

  • confusão;
  • perda do autocontrole;
  • sonolência;
  • descoordenação muscular;
  • diminuição dos reflexos;
  • fala pastosa;
  • cefaleia;
  • vertigem;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • zumbidos nos ouvidos;
  • náuseas e vômitos;
  • e desorientação.

Em casos de inalação intensa e repetitiva, a depressão do sistema nervoso central é tamanha que pode levar à morte por parada cardiorrespiratória, diz a pesquisa.

História

A droga se popularizou no Brasil no início do século XX, importada da Argentina. Inicialmente, era borrifada entre os foliões em bailes e carnavais, se tornando, inclusive, símbolo das festividades cariocas.

A "brincadeira" tomou maiores proporções quando a mistura deixou de ser borrifada em determinado público e passou a ser diretamente inalada pelos jovens. Para isso, eram utilizados lenços molhados.

Com o avanço do abuso do uso da substância, inúmeras mortes por intoxicação começaram a ser registradas, causadas por parada cardiorrespiratória.

Em 1961, a fabricação, o comércio e o uso do produto foram proibidos no país por decreto do presidente Jânio Quadros, o que posteriormente gerou a Lei N° 5.062/6612, que vigora até os dias de hoje.

Obviamente, a legislação não fez com que as pessoas parassem de consumir o entorpecente, e o loló continua tendo espaço, principalmente entre os jovens.

Um dos ilícitos mais consumidos do Brasil

Uma estimativa feita pela Fundação Oswaldo Cruz, divulgada no “III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira”, 2019, revelou que as substâncias tipo loló estão entre as drogas ilícitas mais consumidas no país, atrás apenas de maconha e cocaína em pó.

Em números absolutos, estima-se que 4,2 milhões de brasileiros já tenham consumido inalantes do tipo em algum momento da vida.

Explosão em transportadora

Na tarde da última segunda-feira (18), um pacote explodiu ao ser manuseado pelo funcionário de uma transportadora localizada no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande.

Imagens da câmera de segurança do local mostram que o funcionário não chegou a abrir a caixa. Ele derrubou o pacote, e no momento em que pegou de volta, a embalagem explodiu. Confira:

Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, o funcionário sofreu um corte no rosto, e foi socorrido pelos próprios colegas.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).