O pesquisador e guia turístico Jackson Weaver descobriu um sítio arqueológico batizado de “cidade perdida”, situado a pouco menos de 50 quilômetros da linha de fronteira de Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Caballero, Paraguai. O local teria sido habitado pelos povos celtas há mais de 5 mil anos.
Conhecedor da região, Weaver vem se aprofundando em suas pesquisas contando com apoio de arqueólogos e do governo do Departamento de Amambay. A descoberta começou com um trabalho de fotos aéreas e depois abrindo picadas até encontrar um verdadeiro paraíso histórico nas cordilheiras de Amambay.
Weaver destaca que as belezas do local são inenarráveis e chamam a atenção de historiadores e pesquisadores de várias partes do mundo. Constantemente ele recebe grupo de brasileiros, principalmente de professores que chegam para conhecer a “cidade perdida”. “Faço o trabalho de guia porque adoro essa região e posso mostrar para os visitantes a verdadeira história dessa região”.
Encontramos fortes vestígios, diz ele, de que aqui existiu uma cidade há pelo menos 5 mil anos. “Agora precisamos que os arqueólogos e geólogos juntamente com outros estudiosos nos ajudem nestas investigações. Temos um potencial turístico muito grande e esse pode ser o caminho para a diversificação do turismo na nossa fronteira”, destaca.