Esportes

entrevista de emergência

Com dados em mãos, Felipão diz que 'trabalho não foi ruim'

Com dados em mãos, Felipão diz que 'trabalho não foi ruim'

FOLHAPRESS

09/07/2014 - 15h07
Continue lendo...

O técnico Luiz Felipe Scolari deu uma entrevista de emergência nesta quarta-feira (9) à tarde e saiu em defesa de tudo o que foi feito na seleção brasileira durante a Copa. Na mesa, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), ao lado dele, estava estavam apenas os integrantes da comissão técnica da CBF.

Até então, Felipão só dava entrevista coletiva nas vésperas dos confrontos da Copa e também após as partidas.

"O trabalho não foi ruim, o resultado foi ruim", afirmou o treinador, um dia depois do Brasil levar de 7 a 1 da Alemanha pela semifinal da Copa. "A história tem que registrar que depois de 2002 foi a primeira vez que o Brasil chegou na semifinal", completou, lembrando do título de 2002 e das quedas nas quartas de final nas Copas de 2006 e 2010. "Podemos dizer que foi sofrível, mas chegamos entre os quatro melhores do mundo."

Felipão deixou claro ainda que seu contrato com a CBF vai até o jogo de sábado, disputa pelo terceiro lugar no Mundial, contra Holanda ou Argentina, que jogam nesta quarta, no Itaquerão. O treinador disse que não iria dizer, antes do final desta partida, se continuaria no cargo - Tite é o favorito para assumir o cargo.

O presidente da entidade, José Maria Marin, não estava presente na entrevista coletiva e nem o seu vice e futuro mandatário, Marco Polo Del Nero.

"Se pudesse falar com consciência o que aconteceu nos seis minutos, eu também não sei", disse Felipão, lembrando dos quatro gols que a equipe levou dos alemães. "Tivemos uma pane. Uma pane geral. Ninguém entendia. E daí a Alemanha, que é boa, tirou a oportunidade", disse.

Felipão aproveitou ainda para sair em defesa dos jogadores. Para ele, 70% deste elenco estarão na Copa de 2018, na Rússia. "Eles serão os jogadores que continuarão a trabalhar com o Brasil", afirmou

O técnico disse ainda que não conversou com os jogadores depois da goleada e lamentou o fato de ter tomado um gol de bola parada, o primeiro da Alemanha.

CHEGADA
A seleção desembarcou na base aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, sob um forte esquema de segurança que envolveu pelo menos 50 agentes do Exército, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Quando o ônibus da seleção passou pelo portão da base aérea, à 0h10 desta quarta-feira (9), torcedores vaiaram a equipe e acenaram com dinheiro. Gritos repetidos de "vergonha, vergonha" ecoaram diante da barreira de policiais que protegeu a delegação.

Oportunidade

Evento reúne nomes renomados do karatê em Campo Grande

A comunidade karateka campograndense recebe, neste sábado (28), os senseis Edson Nakama e Irineu de Assis

27/09/2024 18h15

O evento é voltado para a comunidade karateka sul-mato-grossense

O evento é voltado para a comunidade karateka sul-mato-grossense Divulgação Redes Sociais

Continue Lendo...

A comunidade karateka recebe neste sábado (28) os senseis Edson Nakama e Irineu de Assis, que irão ministrar um curso técnico no Ginásio do Círculo Militar, em Campo Grande.

Os dois mestres são 7º Dan pela International Shotokan Karate Federation, com sede nos EUA.

A vinda deles foi organizada pelo sensei Hélio Arakaki, que destacou a oportunidade para a comunidade do esporte no Estado aprimorar o conhecimento técnico e filosófico.

"Nessa oportunidade, estarão dois grandes senseis do karatê do Brasil. Principalmente o sensei Nakama, que, na década de 80, conquistou muitos títulos no Brasil e para o Brasil", pontuou Arakaki.

O evento é voltado para a comunidade karateka sul-mato-grossenseDivulgação Redes Sociais

Conhecimento filosófico

Segundo Arakaki, a atividade será uma oportunidade para aprimorar o conhecimento técnico e filosófico, já que os dois senseis são ícones no karatê Shotokan de nível nacional e internacional.

Além de ser uma notável figura no contexto esportivo, configura-se como uma autoridade do karate-do Shotokan no Brasil e na América do Sul.

 

 

 

"O sensei Nakama tem muito conteúdo filosófico. Afinal de contas, ele foi discípulo e sucessor do mestre Juichi Sagara. O mestre Juichi Sagara foi um dos que introduziu o karatê no Brasil nos anos 50", explicou Arakaki e completou:

"O sensei Juichi Sagara desenvolveu o karatê tridimensional. É o conceito do karatê tridimensional que visa fazer com que o praticante tenha um desenvolvimento não só na parte física, mas também na parte mental e espiritual."

Discípulos

O evento é voltado para a comunidade karateka sul-mato-grossenseMestre Juichi Sagara, responsável por introduzir o Karatê no Brasil / Arquivo Correio do Estado

Tanto Arakaki quanto Nakama foram discípulos de Sagara, que deixou um grande legado para o karatê, tanto na questão filosófica como espiritual.

Com isso, a ideia é resgatar a parte espiritual e filosófica do karatê. "Então, com a vinda desses mestres, estaremos proporcionando também uma troca de conhecimento na parte da essência do karatê: a parte filosófica, os princípios e valores que visam formar pessoas úteis à sociedade, e não apenas atletas."

Saiba: O sensei Nakama é um dos ícones do karatê Shotokan de nível nacional e internacional, com em seu currículo títulos como bi-campeão sul-americano e bi-campeão pan-americano em kata nos anos de 1989/1990.

Serviço

Curso técnico para a comunidade karateka
Local: Ginásio do Círculo Militar
Data: 28 de setembro
Horário: 9h

Assine o Correio do Estado

FARO PANTANEIRO

Campo-grandense é herói do Botafogo na classificação na Libertadores

Matheus Martins, de 21 anos, converteu o último pênalti e colocou a Estrela Solitária na semifinal da copa continental, após empate por 1x1 no tempo normal

26/09/2024 17h31

Matheus Martins, de Campo Grande, converteu a última penalidade e colocou o Botafogo nas semis da Libertadores

Matheus Martins, de Campo Grande, converteu a última penalidade e colocou o Botafogo nas semis da Libertadores Foto: Instagram / Matheus Martins

Continue Lendo...

Pela primeira vez após 51 anos, o Botafogo está nas semifinais da Copa Libertadores da América e a classificação saiu dos pés do campo-grandense Matheus Martins, de 21 anos, que converteu a cobrança decisiva nas penalidades e calou o Morumbis na noite desta quarta-feira (25).

Após empate sem gols no jogo de ida no Rio de Janeiro, o clube carioca foi para São Paulo com a difícil missão de eliminar o tricolor paulista. Logo aos 15 minutos da primeira etapa, o argentino Almada abriu o placar para a estrela solitária, depois de ótima jogada coletiva do elenco alvinegro.

Com a vantagem no jogo e no placar agregado, o Botafogo começou a se desprender mais da bola no segundo tempo, ainda mais com a pressão tricolor. Aos 25 minutos da etapa final, Matheus Martins vem à campo no lugar de Luiz Henrique, exausto por cansaço. Porém, o São Paulo continuou em cima até conquistar seu gol de empate, aos 42 minutos, em cabeçada linda de Calleri, sem chances de defesa para John.

No final do jogo, o tempo foi parado constantemente por brigas do lado de fora do campo, envolvendo os reservas das respectivas equipes. Nesta ocasião, o juiz distribuiu cartões, inclusive vermelhos, um para o goleiro paraguaio Gatito Fernández e outro para o lateral são-paulino Rafinha, mas pouca emoção em campo e a disputa foi para os pênaltis.

Nos pênaltis, o São Paulo foi pior e perdeu duas (com Calleri e Rodrigo Nestor) de seis cobranças. Enquanto isso, o Botafogo foi mais eficiente e, em cobrança de Matheus Martins no canto superior direito, a vaga na semifinal foi para o clube carioca em pleno território paulista. Na história da competição, a estrela solitária chegou nesta mesma fase em 1973, quando os grupos ainda eram compostos por três equipes cada.

Ao canal esportivo ESPN, Matheus Martins exaltou a postura do elenco diante do duro confronto e já projetou o futuro da equipe nos próximos meses. “Muito feliz pela classificação, sabíamos que seria um jogo muito difícil. O Artur Jorge pediu para a gente ter confiança na batida, a gente treinou também, estávamos preparados para esse momento se precisasse. O último pênalti caiu no meu pé, graças a Deus fui feliz e fiz o gol que decretou a nossa classificação. Nosso time mereceu muito. Agora é continuar, porque temos grandes coisas ainda no ano”. 

Neste momento, o Botafogo aguarda o vencedor do confronto entre Peñarol (Uruguai) e Flamengo (RJ) para saber quem enfrenta na semifinal do torneio continental. No jogo de ida, no Maracanã, o tradicional clube uruguaio venceu por 1x0 e surpreendeu os favoritos cariocas. “Agora é esperar quem vem, não podemos escolher adversário. É dar continuidade no trabalho e esperar, quem vier vamos nos preparar para fazer nosso melhor jogo”, disse Matheus à ESPN.

Em seu Instagram, do qual tem 312 mil seguidores, Matheus Martins publicou uma galeria de fotos do momento da batida do pênalti, com a legenda "Que noite de libertadores! Rumo a Glória eterna". Enquanto isso, no Campeonato Brasileiro, o Glorioso está na liderança, com 56 pontos, sendo 17 vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 27 partidas. Na competição nacional, o atacante sul-mato-grossense tem dois gols, ambos contra o Flamengo, em seis jogos. 

Trajetória profissional

Matheus subiu para o profissional da equipe carioca antes de completar a maioridade, com apenas 17 anos. Durante seu tempo no elenco profissional do tricolor, ele atuou em 51 partidas, fez 6 gols e deu 5 assistências. Em janeiro de 2023, ele foi vendido à Udinese, pela bagatela de R$ 46,8 milhões. Porém, um dias depois de chegar ao clube italiano, o atacante foi emprestado ao Watford, da Inglaterra.

No clube inglês, ele ficou um ano e meio, sendo responsável por 6 gols e 3 assistências em 48 partidas. Após o fim do período de empréstimo, a negociação entre Botafogo e Udinese para transferência em definitivo chegou ao fim, com final feliz para a equipe carioca. 

No dia 1º de agosto, o time do empresário norte-americano John Textor pagou 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação da época) ao Udinese, da Itália. Até então, o atacante soma dois gols e uma assistência pela Estrela Solitária.

Enquanto vivia bom momento no Watford, Matheus apareceu em convocações da seleção brasileira sub-20, do qual chegou a atuar pela Copa do Mundo de 2023 da categoria, que não teve final feliz para o Brasil, sendo eliminado nas quartas de final para Israel, por 3x2. Na seleção, ele tem seis gols em 10 partidas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).