Política

reunidos em casa

Esposa de Campos pegou
voo comercial e está no Recife

Esposa de Campos pegou
voo comercial e está no Recife

Folhapress

13/08/2014 - 13h49
Continue lendo...

A esposa de Eduardo Campos, Renata Campos, e os cinco filhos do casal estão reunidos na casa deles, no Recife, na tarde desta quarta-feira (13).

Renata chegou na manhã de hoje do Rio de Janeiro, onde acompanhou o marido na entrevista dada ao "Jornal Nacional", da TV Globo, nesta terça (12).

Logo após a entrevista, ela pegou um avião comercial para voltar para o Recife. O sobrinho de Campos Rodrigo Molina viajaria com o tio para o Guarujá, mas só não foi para acompanhar Renata.

ELEIÇÕES 2024

Lideranças nacionais, Caiado e Lira pedem votos para candidato a prefeito de Figueirão

O ex-prefeito Rogério Rosalin (PP) tem recebo ajuda de políticos de peso na sua campanha para voltar a administra o município

26/09/2024 14h11

O candidato a prefeito de Figueirão pelo PP, Rogério Rosalin, tem recebido apoio de lideranças nacionais para a sua campanha

O candidato a prefeito de Figueirão pelo PP, Rogério Rosalin, tem recebido apoio de lideranças nacionais para a sua campanha Arquivo

Continue Lendo...

A campanha eleitoral do empresário Rogério Rosalin, ex-prefeito e agora candidato a prefeito de Figueirão pelo PP nas eleições deste ano, está chamando a atenção das pessoas do seu município e também do resto de Mato Grosso do Sul devido aos nomes de peso da política nacional que estão gravando vídeos para pedir voto para ele.

As pessoas ficam incrédulas que um candidato da pequena Figueirão, de apenas 2.760 eleitores, conseguiu que lideranças políticas nocionais, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fizessem vídeos para a campanha eleitoral do ex-prefeito Rogério Rosalin.

No vídeo feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, ele manda um abraço para o amigo Rogério Rosalin e pede votos para o candidato. “Eu queria mandar aqui um abraço para o meu amigo Rogério Rosalim, candidato a prefeito aí de Figueirão pelo nosso 11”, declarou.

Logo em seguida, Arthur Lira pede que os moradores de Figueirão ajudem a eleger o ex-prefeito. “A toda a população desse município aí de Mato Grosso do Sul, se puderem, apoiem e votem em Rogério Rosalin. É 11, Figueirão! Um abraço, amigo e boa sorte. Rogério Rosalin é 11”, finalizou.

 

Por sua vez, Ronaldo Caiado gravou o seu vídeo de apoio a Rosalin demonstrando toda o carisma do povo goiano. “Minha gente amiga de Figueirão! Olha, eu tive a oportunidade de conhecer essa terra maravilhosa e hoje eu quero aqui fazer uma solicitação, um pedido a cada um de vocês”, pediu.

O governador de Goiás completou a gravação elogiando o “amigo” Rogério Rosalin. “Vocês sabem o quanto o Rogério Rosalin é um bom gestor e é uma pessoa competente. Ele tem uma liderança muito forte, ao mesmo tempo em que tem uma força política que vocês sabem aí com a presença também da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e dos deputados federais”, pontuou.

Ele acrescentou que é muito importante o envio de emendas parlamentares para o município. “Só assim é possível melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Então, o pedido que faço é, olha, dia 6 de outubro, vote Rogério Rosalin. Arrocha, Figueirão!”, brincou.

Histórico

O ex-prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, após concluir o segundo mandato no município, assumiu o cargo de diretor-geral da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e, pouco tempo depois, deixou a vaga com a missão de ajudar na campanha de Eduardo Riedel (PSDB) a governador, a convite do então governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do ex-chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula. 

Depois que Riedel foi eleito governador, ele retornou para a Assomasul a pedido do atual presidente, o prefeito de Nioaque, Valdir Junior (PSDB). No governo, ele era um dos coordenadores responsáveis por fazer o diálogo entre a administração estadual com os municípios. 

Rogério Rosalin também foi presidente do PSDB em Camapuã e chegou a trabalhar com a possibilidade de sair candidato a prefeito do município. “Sou de Camapuã, minhas origens são de Camapuã e tem uma questão da gratidão, vivência e amigos”, declarou ano passado antes de decidir concorrer ao cargo de prefeito de Figueirão.

Assine o Correio do Estado

 

 

ELEIÇÕES 2024

Edilson Magro lidera a disputa pela prefeitura de Coxim, traz pesquisa

O atual prefeito do município pelo PP aparece na frente, tanto no levantamento espontâneo, quanto no estimulado

26/09/2024 08h00

Edilson Magro

Edilson Magro Foto: ARQUIVO

Continue Lendo...

Levantamento eleitoral realizado pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) e Correio do Estado, no período de 20 a 24 de setembro deste ano, junto a 303 moradores de Coxim (MS) com 16 anos ou mais de idade, revela que, se as eleições municipais fossem hoje, o atual prefeito, o advogado Edilson Magro (PP), será reeleito.

Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Edilson Magro lidera, com 52,48% das intenções de votos, enquanto o seu adversário direto, o candidato do PRD, Pedro Ronny Argerin, tem 15,18%, sendo que brancos e nulos somaram 3,63% e não sabem ou não responderam totalizaram 28,71%.

Já no levantamento estimulado, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, o atual prefeito continua na frente, com 59,74% dos votos, enquanto Pedro Ronny vem em seguida, com 20,46%, sendo que brancos e nulos somaram 3,96%, enquanto 15,84% falaram que ainda estão indecisos em quem votar para ocupar a cadeira de chefe de Executivo do município.

Edilson Magro

REJEIÇÃO

O IPR/Correio do Estado ainda levantou a rejeição dos três candidatos a prefeito de Coxim e, nesse quesito, 17,82% dos entrevistados falaram que, se a eleição fosse hoje, não votariam de jeito nenhum em Pedro Ronny.

Para outros 13,2% entrevistados, eles não votariam de jeito nenhum para prefeito de Coxim em Edilson Magro, sendo que 61,72% não rejeitam nenhum dos dois, 3,96% rejeitaram os dois e 3,3% estão indecisos. 

QUEM GANHA

O IPR/Correio do Estado também perguntou aos 303 entrevistados sobre quem será eleito prefeito de Coxim na eleição deste ano, independentemente dos seus respectivos votos, e 70,3% citaram o nome de Edilson Magro, enquanto 13,86% falaram o nome de Pedro Ronny. 

Já 15,84% dos entrevistados declararam que não sabem ou não quiseram responder. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº MS-05139/2024, tendo margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

ANÁLISE

Segundo o diretor do IPR, Aruaque Fressato Barbosa, o prefeito Edilson Magro está muito bem avaliado junto à população e tem um índice muito baixo de rejeição. 

“A maioria da população aprova a administração dele e isso está refletindo nas intenções de votos, que está dando uma diferença bem alta em relação ao segundo colocado, que é o Pedro Ronny”, explicou.

Na pesquisa espontânea, ele lembrou que está 52,48% para o atual prefeito e 15,18% para o adversário, ou seja, mais de três vezes o percentual do segundo colocado. “Esses percentuais mostram uma consolidação da reeleição do Edilson Magro”, assegurou.

Já na estimulada, conforme Aruaque Barbosa, o prefeito Edilson Magro chegou a 59,74%, quase 60%, e o Pedro Ronny alcançou 20,46%. 
“Então, verificamos praticamente a mesma proporção, isto é, está dando em torno de três para um. Com o número de indecisos, 15,84%%, a probabilidade é muito pouca do Pedro Ronny conseguir virar em um curto espaço de tempo”, argumentou.

O diretor do IPR destacou que estamos às vésperas das eleições municipais, faltando pouco mais do que uma semana para o pleito deste ano e, por esses índices, só se acontecer alguma coisa muito imprevista para poder virar a disputa em Coxim. 

“Portanto, está se consolidando o nome de Edilson Magro para a reeleição, uma reeleição muito tranquila”, projetou.

Aruaque Barbosa acrescentou que, como prefeito, Edilson Magro ainda tem uma rejeição menor do que a do Pedro Ronny, que chegou a 17,82%, enquanto ele tem 13,2%. 

“E olha que ele é o prefeito, deveria ter uma rejeição maior, que até é natural, mas, mesmo assim, a rejeição ainda é abaixo do candidato adversário”, analisou.

Ele ressaltou ainda que para a população de Coxim, independentemente do seu voto, quem vai ganhar as eleições no município será Edilson Magro, que pula para 70,3% da preferência. “Ou seja, muitos eleitores do Pedro Ronny pensam que o atual prefeito Edilson Magro vencerá a eleição”, concluiu o diretor do IPR.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).