Clique aqui e veja as últimas notícias!

PROBLEMA

Professora denuncia falhas no vestibular e em avaliação da UFMS

Alunos identificaram plágio de questões, vistas em exames diferentes
22/01/2020 16:28 - ADRIEL MATTOS


 

Estudantes que fizerem as provas do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada (Passe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foram surpreendidos com diversas falhas. Segundo a professora Milena Costa Basso, houve plágio e erros na correção da redação. “A prova foi bem elaborada, mas encontramos questões repetidas”, destacou.

Já o Passe teve falhas no cálculo da nota. O programa leva em conta a nota do estudante no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, calculando uma média no último ano e garantindo uma vaga conforme a nota. Porém, alguns candidatos tiveram pontuações incomuns após a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), que elaborou as provas, não usar o último número para calcular a média.

“Não foi somada a nota do 3º ano e alguns alunos perceberam, e outros não. Por isso alguns tiveram notas altas e outros não”, disse. Quando vieram os recursos, a classificação mudou, prejudicando candidatos.

Para Milena, faltou uma estratégia de comunicação melhor por parte da Fapec, que é ligada à UFMS. “Faltou lisura e transparência. A Fapec não tornou público seu erro, ao contrário do Sisu [Sistema de Seleção Unificada]”, explicou, citando o problemas das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que levou o Ministério da Educação a rever as notas de parte dos candidatos.

Procurada, a UFMS não respondeu os questionamentos da reportagem do Correio do Estado até a publicação desta reportagem.