Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Correio B

SAÚDE

A+ A-

Confira os bons resultados para
o corpo que traz a musculação

Exercícios com peso devem ser orientados pro profissional

CRISTINA MEDEIROS

24/10/2018 - 09h00
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp

Continue lendo...

Todo ano a história se repete. Nesta época, pouco mais de um mês para o início do verão, as academias de ginástica e musculação recebem dezenas de pessoas correndo atrás de resultados, para encontrar músculos desejados e desenvolver condicionamento físico. Elas desejam aliar saúde a um corpo mais definido. 

Os exercícios de resistência  – musculação, peso livre, ginástica localizada com carga, entre outros – estão entre os mais procurados e são tão importantes para a saúde quanto caminhar, andar de bicicleta e nadar.

Mas ainda há muito preconceito quando o assunto é musculação, tachada, muitas vezes, como uma prática que não é segura. “Pesquisas feitas por universidades de ponta nos Estados Unidos provam que os exercícios com peso bem orientados trazem benefícios para todo mundo, de adolescentes a pessoas com mais de 90 anos”, afirma José Maria Santarem, coordenador do Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física (Cecafi), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além de ficar com um corpo muito mais bonito, a sua saúde será amplamente recompensada.

O professor Ronaldo Maja Júnior, da Academia Performance, de Campo Grande, concorda. Ele explica que a musculação é complementar a qualquer outro exercício que se queira fazer e é sempre muito bem indicada. “A musculação é bem procurada, seja por quem opta por modalidades dentro da academia ou por esportes em geral, porque todos buscam, também, a força muscular”.

Antônio Carlos, 23 anos, estudante de veterinária, percorre esse caminho desde 2014, quando começou a fazer exercícios em razão do bullying sofrido, por conta do sobrepeso. “Eu só queria saber de ficar comendo e jogando videogame. Isso afetou meu psicológico e, incentivado por um amigo, resolvi começar a academia. Não parei mais”, explica o jovem, que treina de terça a sexta-feira e a musculação é a parte que mais gosta. As aulas de boxe em duas datas da semana e jogos de futebol aos domingos complementam a agenda. “Não sou o ‘chato do rolê’, mas sei que devo queimar mais calorias do que ingerir. É matemática. Por isso, me permito um chocolate ou lanche de vez em quando”. 

PERFEIÇÃO

O estudante destaca, porém, a perigosa busca por “perfeição” de corpos, com indivíduos que extrapolam a quantidade de exercícios e até buscam recursos perigosos. “A pessoa fica neurótica por causa da estética.

Além disso, tem a questão do gosto de cada um. Eu nunca pensei em fazer uso de medicamentos, porque alcancei meu objetivo, ganhei saúde e um corpo que me agrada. Caminhei sozinho e minha luta sempre foi com o meu psicológico. Venci isso”.

A maioria das pessoas acha que musculação é só para ficar musculoso e com corpo sarado, mas vai muito além disso. As pessoas precisam entender melhor os seus objetivos, sabendo qual a diferença de tonificação e hipertrofia muscular.

Na tonificação muscular, consegue-se aumentar a definição dos músculos sem adicionar volume excessivo. Já na hipertrofia muscular, há o aumento de massa magra e diâmetro dos músculos.

Segundo o professor Maja Júnior, a musculação deve ser aplicada de acordo com o objetivo de cada aluno, seja para definir o corpo, por estética ou pela simples busca de saúde. “A maioria que procura a academia vem em busca de hipertrofia para modelar o corpo; há os que preferem apenas defini-lo e, ainda – geralmente os mais velhos –, para melhorar a saúde”.

As mulheres, segundo ele, procuram a musculação visando a parte estética, principalmente o bumbum e tonificar a musculatura. “O homem quer ganhar mais massa muscular mesmo”, explica.

CARREIRA

De olho nos testes de aptidão física do concurso para o Corpo de Bombeiros, o estudante de enfermagem da UFMS William Seiji Yamauchi, 26 anos, começou a preparação muscular no início do ano.  “Antes, eu nunca tinha feito nada muito regular em exercícios, só corrida. Nos últimos meses, meus objetivos têm sido ganhar resistência e  massa muscular, pré-requisitos para enfrentar os testes das provas”.

Se antes, ele frequentava a academia três vezes por semana, nos últimos três meses, tem comparecido todos os dias. E os ganhos, segundo ele, são visíveis. “Antes de entrar na academia, não conseguia fazer os exercícios que serão pedidos nas provas, e hoje consigo fazer todos”. 

Além destes ganhos, William contabiliza outros benefícios trazidos pela musculação diária. “Minha concentração nos estudos melhorou significativamente e o sono também. Além disso, tenho mais disposição para sair. Antes eu achava que ia me cansar muito. Mas não! E depois dos exercícios ainda corro de 5 a 6 quilômetros”. O estudante conta que já perdeu 10 quilos, que os indesejáveis pneuzinhos foram embora e que o corpo está mais definido. “Definido sem estar com aspecto de bombado. Eu queria a hipertrofia, mas sem me tornar um monstro”.

WHEY PROTEIN

Exercitar-se faz muito bem à saúde, e o uso correto e orientado por profissionais de uma suplementação pode ajudar – e muito – no ganho de massa e na perda de medidas. O que muita gente não sabe é que o uso do mais popular dos suplementos, o Whey Protein, tem diversos benefícios à saúde. E, para explicá-los, especialistas contam o que é mito e o que é verdade sobre a proteína do soro do leite. De acordo com Juliana Santos Brant, nutricionista clínica e esportiva, há pontos que precisam ser explicados. Ela cita alguns. “É mito que o Whey só serve para ganhar músculo, pois também fortalece o sistema imunológico.

É mito que ele engorda. Outro mito é quando falam que o Whey faz o cabelo cair. Ele é feito a partir da proteína do soro do leite de vaca e não há substância química que possa fazer mal aos cabelos ou ao couro cabeludo”.

O profissional de educação física Thiago Brumatti está acostumado a ver pessoas definirem os suplementos como “fórmula mágica” para hipertrofia. Ele explica as reais funções desse suplemento para o corpo, sobretudo para quem faz musculação.

“Essa mágica não acontece. O Whey Protein é comumente associado ao ganho de massa muscular e, apesar de ser um importante aliado, não é capaz de proporcionar grandes resultados se consumido sem a adequação da dieta como um todo”, revela.

O Whey Protein é a proteína do soro do leite, rico em aminoácidos essenciais (BCAA), o que o torna um importante aliado no processo de hipertrofia, já que proteínas são nutrientes indispensáveis para a recuperação celular. O suplemento ajuda na construção das fibras musculares microlesionadas durante o treinamento, assim como no seu aumento.

SAIBA

A obra “Anatomia Completa da Musculação”, publicada pela SportBook, poderá auxiliar os adeptos da musculação. Um Guia Ilustrativo prima pelo incremento da musculatura e da força – requisitos indispensáveis para otimizar a forma física, mas também para alcançar melhores rendimentos na vida diária, frear os sintomas do envelhecimento e obter um corpo funcionalmente equilibrado, esteticamente belo e, sobretudo, eficiente.São disponibilizados 84 exercícios acompanhados de um guia visual completo, 
com fotografias e ilustrações das estruturas anatômicas trabalhadas em cada um deles; capítulos organizados por região do corpo; e glossário de termos da área de musculação.
 

Correio B+

Especial B+: Prêmio DID de teatro musical celebra o gênero em sua 6ª edição

Cerimônia destacou o espetáculo "Alguma Coisa Podre!" com cinco troféus, homenageou Claudia Raia por seus 40 anos de carreira e dedicou a edição a um dos cofundadores, Pedro de Landa, falecido em junho de 2023.

09/12/2023 15h30

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Prêmio DID de teatro musical celebra o gênero em sua 6ª edição Foto: Andy Santana

Continue Lendo...

Chegou à sua sexta edição o Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID), também conhecido como Prêmio DID, o único dedicado exclusivamente ao teatro musical no país, com foco nas temporadas realizadas em São Paulo.

Realizado na noite de 6 de dezembro, pela primeira vez no palco do Teatro VillaLobos, situado no shopping de mesmo nome, na capital paulista, o prêmio é idealizado pelo jornalista e ator Joaquim Araújo, em colaboração com os jornalistas Grazy Pisacane e Wall Toledo, e Pedro de Landa (in memoriam), falecido em junho de 2023.

Em clima leve e descontraído, o evento foi marcado por grandes surpresas, presenças ilustres e performances musicais exclusivas em uma noite destinada a reconhecimento e valorização da arte teatral musical, que se consolida e cresce no país há mais de duas décadas, unindo canto, dança e interpretação de maneira excepcional.

Entre os indicados presentes figuraram nomes como, Marcos Veras, George Sauma, Claudio Lins, Fafy Siqueira, Bruna Guerin, Eline Porto, Bel Lima, Tiago Barbosa, Giulia Nadruz, Carol Costa, Beto Sargentelli, além de talentosos criativos como Keila Bueno, João Pimenta, Marcos Padilha, Fábio Namatame, Alonso Barros, Carlos Pazetto Jr., entre outros.

Thiago Barbosa - Foto: Andy Santana

Em 2023, o júri do Prêmio DID foi composto por 11 representantes da imprensa digital dedicados a divulgar o gênero cultural durante todo o ano, contemplando produções que cumpriram temporada na capital paulista entre 1º de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023, atendendo aos critérios de elegibilidade.

Na primeira etapa da votação, mais de 160 profissionais foram indicados pelos jurados entre todas as categorias e 21 espetáculos receberam indicações entre os 35 avaliados. Ao todo 10 produções saíram premiadas, entre elas "Alguma Coisa Podre!", que liderou a lista com 13 indicações e conquistou cinco troféus, incluindo Destaque Musical Estrangeiro.

Já a edição especial de 10 anos de “Elis - A Musical” foi eleita Destaque Musical Brasileiro, enquanto “Luther King - O Musical” foi escolhido pelo público, em votação aberta pelo site oficial, o Destaque Musical - Voto Popular, com mais de 8.000 votos computados.

A premiação, comandada este ano por Adriano Tunes e Mariana Grandi, já conhecida por seus números musicais diferenciados, apresentados de forma digital até 2021, manteve a nova tradição de realizar as apresentações inéditas ao vivo, intercalando as performances exclusivas das produções indicadas a Destaque Musical Brasileiro e Destaque Musical Estrangeiro, com o anúncio das 18 categorias, além do in memoriam exclusivo, dedicado ao cofundador Pedro de Landa, e o esperado medley de encerramento dirigido por Daniel Salve.

A atriz Giulia Nadruz - Foto: Andy Santana

A noite, reservou ainda o momento Destaque Homenagem, entregue à atriz, cantora, bailarina e produtora Claudia Raia, por sua contribuição histórica e relevante para o Teatro Musical no Brasil, seguindo a linha de escolha da organização do prêmio, que, em 2022, entregou o troféu ao produtor Marllos Silva, idealizador do Prêmio Bibi Ferreira, pelo pioneirismo na celebração do teatro musical brasileiro, à frente da premiação que, desde 2019, passou a contemplar também o teatro de prosa.

Com uma carreira ilustre e que, em 2023, Raia celebra em 2023 quatro décadas, desde sua estreia aos 16 anos, no musical "A Chorus Line", traduzido por Millor Fernandes e produzido por Walter Clark.

A estrela se consagrou como referência no universo dos musicais brasileiros, dentro e fora dos palcos, ao estrelar e produzir outros grandes títulos como “O Beijo da Mulher Aranha”, “Sweet Charity”, “Cabaret”, “Crazy For You”, “Raia 30”, “Cantando na Chuva”, “ConSerto para Dois”, eleito Destaque Musical Brasileiro em 2021, e, em breve, “Tarsila, a Brasileira”, que estreia dia 25 de janeiro, em São Paulo.

Homenagem a Claudia Raia - Foto: Andy Santana

 Conheça a lista de destaques 2023:


DESTAQUE COREOGRAFIA

ALONSO BARROS | Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera


DESTAQUE CENOGRAFIA

NATÁLIA LANA | Bob Esponja - O Musical


DESTAQUE ILUMINAÇÃO 

PAULO CÉSAR MEDEIROS | Bonnie & Clyde - O Musical da Broadway


DESTAQUE VISAGISMO

FELICIANO SAN ROMAN | Bob Esponja - O Musical


DESTAQUE FIGURINO

KAREN BRUSTTOLIN | Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera


DESTAQUE LETRA ORIGINAL

VITOR ROCHA | Mundaréu de Mim


DESTAQUE DRAMATURGIA ORIGINAL

GUILHERME GILA | A Igreja do Diabo - Um Musical imoral e Hilário


DESTAQUE ATOR COADJUVANTE

GEORGE SAUMA | Alguma Coisa Podre!


DESTAQUE ATRIZ COADJUVANTE

BEL LIMA | Alguma Coisa Podre!


DESTAQUE ATOR 

BETO SARGENTELLI |  Bonnie & Clyde - O Musical da Broadway


DESTAQUE ATRIZ

GIULIA NADRUZ | Funny Girl - A Garota Genial


DESTAQUE REVELAÇÃO

LUCAS LIMAS | Once, o Musical


DESTAQUE ELENCO

ALGUMA COISA PODRE!


DESTAQUE DIREÇÃO MUSICAL 

FERNANDA MAIA | Once, o Musical


DESTAQUE DIREÇÃO 

GUSTAVO BARCHILON | Alguma Coisa Podre


DESTAQUE MUSICAL BRASILEIRO

ELIS, A MUSICAL - ESPECIAL 10 ANOS | Aventura e Tenente Mendes Produções 


DESTAQUE MUSICAL ESTRANGEIRO

ALGUMA COISA PODRE! - Touché Entretenimento, Barho Produções e Uma Boa Produção 


DESTAQUE VOTO POPULAR

LUTHER KING - O MUSICAL | Cia. Nissi

 

Correio B+

Cinema B+: Uma chance de rever um Michael Jackson esquecido: o músico

O documentário Thriller 40 é revisa o talento de um artista cuja vida pessoal manchou seu legado

09/12/2023 11h45

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Uma chance de rever um Michael Jackson esquecido: o músico Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Os 40 anos do álbum ainda mais vendido na História – Thriller - foram comemorados em novembro de 2022, mas apenas agora temos um excelente documentário sobre a obra prima de Michael Jackson: o documentário Thriller 40, que estreou agora em dezembro da Paramount Plus.

Navegando pelo processo criativo do artista que veio a ser o mais popular do mundo é quase como redescobrir Michael Jackson, em especial porque a memória mais recente dele é quase monstruosa sob a sombra de todas as acusações de pedofilia até sua morte sombria e repentina, aos 50 anos.

É justo admitir que no meio de seus últimos anos de vida justamente o que o fez famoso e adorado – sua música – ficou em segundo plano. Para muitos, em especial a segunda geração fica a dúvida no ar: ele era mesmo tudo isso?

Eu o vi no palco quando veio ao Brasil, há 30 anos e posso dizer com todas as letras: era sim. E a mágica do documentário de 90 minutos, dirigido por Nelson George é o fato de que conversa com as pessoas que trabalharam no álbum, que falam de um Michael compositor, de um Michael focado em ser mais do que perfeito e como foi uma artista que era um gênio do pop.

                      Uma chance de rever um Michael Jackson esquecido: o músico - Foto: Divulgação

Há imagens de arquivo das gravações de Thriller, com Michael contando na primeira pessoa como queria fazer curtas – não videoclipes – e em uma viagem no tempo lembramos o quanto incrível o artista Michael Jackson era.  

Há detalhes de Thriller 40 que são emocionantes: de como ele incorporou o street dance, os diferentes estilos de música sempre de forma inovadora, assim como encontrou na música a forma de quebrar as barreiras do racismo e preconceito. Essa parte do documentário pode até ser uma história “nova” para muita gente, pois depois que virou o maior astro pop do planeta, não havia limites para Michael, e é incrível perceber seu impacto e significado, mas mais ainda, entender como ele chegou lá.

Sem saudosismo, sem exploração de nada sentimental, apenas com a excelência de sua arte. É um presente para todas as gerações porque, se há algo que nunca foi polêmico foi justamente a música de Michael Jackson.

P.S.: Você sabe que vai terminar o documentário querendo dançar Thriller, Beat It, Billie Jean... fica o aviso!

 

MAIS LIDAS

1

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital
DESATENÇÃO

/ 17 horas

Em sábado trágico, dois morrem em acidentes próximo à Capital

2

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande
atrações

/ 2 dias

Confira o roteiro da Caravana de Natal da Coca-cola em Campo Grande

3

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS
Acidente de trânsito

/ 17 horas

Mulher morre em acidente envolvendo jornalista do Governo de MS

4

Quadrilha morta em confronto era monitorada havia 30 dias
SEIS MORTES

/ 15 horas

Quadrilha morta em confronto era monitorada havia 30 dias

5

Instituto Luther King realiza bazar com produtos importados a partir de R$10
Solidariedade

/ 4 dias

Instituto Luther King realiza bazar com produtos importados a partir de R$10

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 2 dias

Você sabe quais os riscos de não planejar a aposentadoria?
A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
Exclusivo para assinantes

/ 5 dias

A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Exclusivo para Assinantes

/ 01/12/2023

STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

/ 30/11/2023

Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS