Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

HOMENAGEM

Irmã Silvia Vecellio Sai recebe comenda de referência aos diretos humanos

Senado está entregando as condecorações para seis pessoas ligadas ao tema
11/12/2019 14:16 - FÁBIO ORUÊ


 

Em sessão nesta quarta-feira (11), o Senado está entregando a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara a Irmã Silvia Vecellio Sai, diretora do Hospital São Julião, que é referência no tratamento de hanseníase na América Latina. A Irmã foi indicada para receber a condecoração, por suas contribuições relevantes à defesa dos direitos humanos, pela senadora Soraya Thronicke (PSL/MS). 

Segundo informações da Agência Senado, outras cinco pessoas recebem a homenagem e mais uma instituição. Os agraciados são Aleixo Paraguassú Netto, indicado pelo senador Nelson Trad Filho (PSD/MS); a Comunidade Nova Aliança, indicada pelo senador Styvenson Valentim (Podemos/RN); Damares Regina Alves, indicada pelo senador Chico Rodrigues (DEM/RR); Frei Hans, indicado pelo senador Eduardo Gomes (MDB/TO); Marcos Dionísio Medeiros Caldas (in memoriam), indicado pelo senador Jean Paul Prates (PT/RN); e Rosa Geane, indicada pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE).

A comenda, entregue anualmente pelo Senado, tem o nome do bispo católico Dom Hélder Câmara, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e personalidade destacada na defesa dos direitos humanos durante o regime militar. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Nascido no Ceará, Dom Hélder Câmara (1909-1999) destacou-se em Pernambuco, onde foi arcebispo de Olinda e Recife durante a ditadura militar (1964-1985). Destacou-se pela defesa dos direitos humanos, da justiça social e de atitudes não-violentas em todas as interações humanas. Pregava uma igreja simples, voltada para os pobres. Faleceu em agosto de 1999, aos 90 anos.

 

Felpuda


Depois de se “leiloar” durante meses, e afirmando que estava até escolhendo o município para se candidatar a prefeito, ex-cabeça coroada não só não recebeu acenos amistosos, como também não encontrou portas abertas com tapete vermelho a esperá-lo. 

Assim, deverá pendurar as chuteiras e fazer como cardume em seu pesqueiro: nada, nada...