Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Lisboa reúne prédios históricos, além de novos bares, restaurantes e museus

Capital de Portugal está na moda para morar ou visitar
25/07/2019 07:00 - NAIANE MESQUITA


 

Para morar ou apenas visitar, é inegável que Portugal está na moda. A terra dos nossos colonizadores permanece na rota dos turistas por unir, além dos prédios históricos, novos restaurantes, museus e atividades culturais, que tornam as cidades portuguesas um ponto de parada obrigatório na Europa.

Capital de Portugal, Lisboa tem um clima agradável e no verão, ou seja, neste período do ano, as temperaturas ficam em média em 31ºC. 

A cidade tem belíssimos monumentos, que podem ser percorridos por meio das calçadas de pedra tradicionais do país. Entre os principais pontos turísticos estão o Castelo de São Jorge, o Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, a Praça do Comércio e o Mosteiro dos Jerónimos.

Praça do Comércio

Locais históricos

O Castelo de São Jorge é uma fortaleza construída no século 11 e está em uma das colinas mais altas da cidade. No local, é possível observar a capital e o Rio Tejo. 

Prepare-se para uma caminhada, porque no castelo há muito o que explorar. Ao todo, são 11 torres, com destaque para o sítio arqueológico e os miradouros. O castelo fica na Rua de Santa Cruz do Castelo, 1.100-129. 

Outro local impressionante é o Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo. Fundado em 1389, o local é atualmente um museu arqueológico, com uma estrutura impressionante e acervos de túmulos medievais, múmias pré-colombianas, esculturas antigas, peças romanas, entre várias outras preciosidades. O museu fica no Largo do Carmo, 1.200.

Além do museu, há a Praça do Comércio, em que os antigos viajantes de barco eram recepcionados, e o Mosteiro dos Jerónimos, uma construção do século 16, com uma extensa fachada de mais de trezentos metros.

Jardim do Príncipe Real é perfeito para piqueniques

Jardins

Lisboa tem jardins inesquecíveis. Em um dos bairros mais charmosos e com novidades da cidade, o Jardim do Príncipe Real tem café, quiosques de cerveja e bancos providenciais à sombra de árvores. Em frente à Basílica da Estrela, já quase no Campo de Ourique, o Jardim da Estrela tem espaço para crianças, café e um coreto. Mais no centro da cidade, onde começa a Avenida da Liberdade, o Parque Eduardo VII costuma abrigar feiras e parques de diversão. 

Outra surpresa é o Jardim Bordallo Pinheiro, na região do Campo Grande, anexo ao Palácio Pimenta, que abriga o Museu da Cidade. Neste espaço, há esculturas gigantescas e surrealistas de Raphael Bordallo Pinheiro, um dos maiores ceramistas portugueses do século 19. 

Pastel de Belém tem receita em segredo desde 1837

GASTRONOMIA

Portugal é o destino certo para amantes de peixes e frutos do mar, além do bacalhau. Um ponto interessante é que os preços costumam ser mais em conta do que no restante da Europa. 

Quem gosta de doce não pode ir embora sem comer o verdadeiro pastel de Belém, vendido na Rua de Belém, 84-92, no bairro de mesmo nome.

A receita do doce é secreta e mantida assim desde 1837.

Felpuda


A parceria que até então era cantada em prosa e verso, com direito à divulgação de fotos em momentos de muita alegria, dá sinais de que realmente está se esgotando. O tal parceiro quase não mais aparece nos meios de divulgação, e até criticas, digamos, “meio de leve” vêm sendo feitas. Dizem que está o “maior climão”.Mas pelo sim, pelo não, resta esperar para ver onde é que essa parceria chegará. Sei não...