Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULTURA

Mostra Cinema Boliviano é aberto na próxima segunda-feira

Programação no CineMIS vai de 17 a 21 de agosto de 2015
16/08/2015 03:00 - Da redação


 

A abertura da Mostra Cinema Boliviano do CineMIS, realizado pelo Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), acontece na próxima segunda-feira (17). As exibições serão sempre às 19 horas e na terceira semana de cada mês, com temas diversos e abrangentes. 

Neste mês, o CineMIS sediará novamente a Mostra Cinema Boliviano em parceria com o Grupo Folclórico Boliviano T´ikay e Associação de Professores de Espanhol de Mato Grosso do Sul, Suzana Mancilla Barreda (UFMS/CPAN) e Grupo Masis Brasil.

A 4ª edição do CineMIS Mostra Cinema Boliviano  é em comemoração aos dez anos de evento cultural praça Bolívia. Inaugurada em 2005 a iniciativa persiste graças aos residentes bolivianos e do grupo musical Masis-Brasil, apoiados pelo então consul boliviano Antonio Mariaca. As atividades culturais contam ainda com o trabalho desenvolvido pelo grupo folclórico boliviano T'ikay, Masis Brasil e a curadoria da professora Suzana Mancilla.

A programação no CineMIS vai de 17 a 21 de agosto de 2015 sendo exibidos dois longas, dias 17 e 18, uma seleção de curtas no dia 20, e apresentações e palestras sobre dança e música boliviana nos dias 19 e 21. As atividades começam às 19h e serão realizadas no Museu da Imagem e do Som de MS, sito à Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Memorial da Cultura, 3º andar.

A Mostra Cinema Boliviano desse ano tem a proposta de reprisar as produções de maior sucesso nos últimos anos e curtas inéditos como: “Histórias Contaminadas” em categoria melhor animação, prêmio em Nova Work, Festival de filmes das Américas.
 
Os filmes exibidos serão “Los Andes que no creen em Dios” (2007), “Escríbeme – Postales a Copacabana” (2009) e os Curtas:, “Origen de la Quinua - Mito aymara” (2014), “A Avó Grilo: O mito da dona da água” (2010) e “Historias Contaminadas” (2014).


As apresentações de música e dança, realizadas nos dias 19 e 21 de agosto com o Grupo Masis Brasil que sugerem uma proposta sobre apresentação de gêneros musicais originários na Cordilhera dos Andes, a música Andina mas precisamente a boliviana, apreciação musical comentada, assim como demonstração de vestuário e apresentação de danças folclóricas.

O Grupo T´ikay reforça o convite para o grande público, que terão a oportunidade de assistir em idioma original a esta Mostra significativa do ponto de vista cultural, uma vez que, nas palavras de uma de suas organizadoras, Ingra Padilha, a Mostra Cinema Boliviano do CineMIS de Agosto tem como principal objetivo “a apresentação de filmes bolivianos que promovem e provoquem discussões diversas sobre os temas apresentados”. Todas as sessões são gratuitas, têm início às 19 horas e exibirão os filmes em idioma original e com legendas em espanhol. 

As exibições acontecem nos dias 17, 18 e 20 de agosto de 2015 (segunda, terça e quinta-feira), as apresentações culturais nos dias 19 e 21 de agosto sempre às 19 horas e são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar.

Felpuda


Depois de se “leiloar” durante meses, e afirmando que estava até escolhendo o município para se candidatar a prefeito, ex-cabeça coroada não só não recebeu acenos amistosos, como também não encontrou portas abertas com tapete vermelho a esperá-lo. 

Assim, deverá pendurar as chuteiras e fazer como cardume em seu pesqueiro: nada, nada...