Brasil

Rio Grande do Sul

Agências da Caixa no RS enfrentam filas para pagamento de benefícios após enchentes

Fechamento de agências resultou em maior demanda nas que permaneceram abertas

Continue lendo...

Nesta sexta-feira (17), moradores de Porto Alegre enfrentaram longas filas nas agências da Caixa Econômica Federal para receber o pagamento antecipado do Bolsa Família, uma medida adotada para amenizar os impactos das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Os beneficiários com conta corrente foram orientados a buscar o pagamento nas agências bancárias. Aqueles que não possuem conta necessitam de uma Declaração Especial de Pagamento, disponível na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Histórias de Desespero e Esperança

Maicon Renan Fontoura Dias, de 21 anos, um correntista e beneficiário do Bolsa Família, enfrentou a fila na agência do bairro São José. Trabalhador da limpeza urbana e morador do bairro Humaitá, uma das áreas mais afetadas pelas enchentes, Maicon foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no dia 8 de maio, quando a água já atingia seu peito. Ele perdeu todos os bens que havia adquirido para mobiliar sua casa e atualmente está abrigado em uma escola.

“Perdi tudo: televisão, geladeira, cama, fogão, computador. Agora, é começar do zero, mas ainda não sei como farei isso,” disse Maicon.

Cleber Robertos dos Santos, de 50 anos, também do bairro Humaitá, viu sua casa ser inundada até o teto. Ele foi à mesma agência na avenida Bento Gonçalves para sacar o benefício antecipado.

“Todos convivem com a situação. É doloroso. Mas vamos à busca. O que o cara leva desse mundo é só memória,” afirmou Cleber, que está abrigado na PUC-RS.

Impacto Generalizado

Nathalia Santos Dias, de 28 anos, moradora do bairro São José, teve sua casa invadida pela água pelo teto devido à inclinação da rua. Ela relatou que a água correu pela rua por cerca de dez dias, causando muitos transtornos.

“Não tinha água, nem onde comprar. Até comida. Em vez de fazer janta, fazia sanduíche para as crianças,” disse a esteticista. Ela tentou sacar o Bolsa Família em um caixa automático de um posto de combustíveis, mas não conseguiu devido à falta de cédulas.

Operação das Agências

No centro de Porto Alegre, muitas agências da Caixa permanecem fechadas devido às enchentes. Próximo à agência onde estavam Maicon, Cleber e Nathalia, outra unidade estava fechada por falta de água. No bairro Azenha e na avenida Baltazar de Oliveira, no bairro São Sebastião, as agências viram um movimento intenso durante todo o dia.

Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), dos mais de 70 mil beneficiários do Bolsa Família em Porto Alegre, 2.000 não possuem conta bancária, necessitando de documentos especiais para validar o pagamento.

O Bolsa Família pode ser sacado em agências da Caixa, postos de atendimento bancário e unidades lotéricas.

Extensão do Desastre

Das 497 cidades gaúchas, 461 foram afetadas pelas enchentes. O desastre resultou em 154 mortes e 98 pessoas ainda estão desaparecidas. Ao todo, 540 mil pessoas foram desalojadas.

Brasil

Alerta da OMS: Aumento de medicamentos falsificados para diabetes tipo 2 e perda de peso

Organização Mundial da Saúde identifica crescimento preocupante de falsificações de medicamentos como semaglutida, com riscos à saúde pública.

20/06/2024 14h00

Alerta da OMS: Aumento de medicamentos falsificados para diabetes tipo 2 e perda de peso

Alerta da OMS: Aumento de medicamentos falsificados para diabetes tipo 2 e perda de peso Divulgação: Agência Brasil

Continue Lendo...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) renovou seu alerta sobre o aumento da falsificação de medicamentos destinados ao tratamento do diabetes tipo 2, que também são usados para perda de peso, como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, uma caneta subcutânea para controle do apetite.

O alerta abrange três lotes falsificados do Ozempic detectados em outubro de 2023 no Brasil, Reino Unido e Irlanda do Norte, e em dezembro de 2023 nos Estados Unidos. Desde 2022, o Sistema Global de Vigilância e Monitoramento da OMS tem registrado um aumento nos relatórios de produtos falsificados contendo semaglutida em várias regiões do mundo.

"A demanda por esses medicamentos tem crescido, assim como os casos de falsificação. Produtos falsificados podem representar riscos à saúde das pessoas. Sem os ingredientes necessários, esses medicamentos podem resultar em complicações devido ao descontrole dos níveis de glicose no sangue e do peso", alertou a OMS.

"Em alguns casos, ingredientes ativos não declarados podem estar presentes nas injeções, criando riscos imprevisíveis e complicações à saúde", completou a organização.

Precauções são recomendadas pela OMS para proteger os pacientes desses medicamentos falsificados e de seus efeitos nocivos. É aconselhável que os pacientes adquiram o medicamento com prescrição médica de profissionais autorizados, evitando fontes desconhecidas ou não verificadas, como as encontradas online.

"As embalagens e datas de validade dos medicamentos devem ser verificadas antes da compra e seu uso deve ser conforme a prescrição médica. Para semaglutidas injetáveis, é importante garantir o armazenamento adequado na geladeira", destacou a OMS.

Notificações sobre medicamentos falsificados podem ser enviadas à OMS através do e-mail [email protected].

luto

Morre Chrystian, cantor que fez dupla com Ralf

Desde o começo do ano o cantor estava em tratamento médico por conta de problemas renais e estava se preparando para fazer um transplante

20/06/2024 07h51

 Chrystian tinha 67 anos e havia desfeito a dupla com o irmão, mas estava com agenda de inúmeros shows marcados ao longo dos próximos meses

Chrystian tinha 67 anos e havia desfeito a dupla com o irmão, mas estava com agenda de inúmeros shows marcados ao longo dos próximos meses

Continue Lendo...

O cantor Chrystian, que já formou dupla sertaneja com Ralf, morreu nesta quarta-feira (19), aos 67 anos. A causa da morte não foi divulgada pela equipe e família de Chrystian. Ele deu entrada no hospital durante a manhã após passar mal em casa e ficou internado, segundo sua assessoria, em virtude de diagnóstico que exigia "repouso imediato e tratamento especializado".

A assessoria do artista, inclusive, havia comunicado o cancelamento de show programado para o dia 22 de junho em Franco da Rocha (SP). "Pedimos a compreensão de todos e agradecemos pelo apoio contínuo. Informações sobre possíveis remarcações ou reembolsos serão comunicadas em breve."

Em fevereiro, Chrystian foi internado no Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, em São Paulo. Ele havia sido diagnosticado com rim policístico e receberia um transplante do órgão da esposa, Key Vieira, mas teve o procedimento adiado em virtude de um cateterismo.

Em nota, a família do artista exaltou os 60 anos de dedicação do cantor à música sertaneja. "Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil."

Leia a nota da família de Chrystian na íntegra:

"Com imenso pesar, a família e a equipe de Chrystian, comunicam o falecimento do nosso querido esposo, pai e artista, ocorrido no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja, construindo uma carreira brilhante e marcada por inúmeros sucessos. Sua voz inconfundível e sua paixão pela música trouxeram alegria e emoção aos fãs em todo o Brasil. Ao longo de sua trajetória, Chrystian esteve sempre na estrada, compartilhando seu talento e carisma em incontáveis shows, onde conquistou e encantou gerações de admiradores.

Neste momento de profunda dor, encontramos consolo nas memórias dos momentos felizes e nas canções que ele nos deixou. Agradecemos de coração todo o apoio, carinho e respeito que recebemos dos fãs, amigos e colegas de profissão. Chrystian viverá para sempre em nossos corações e através de sua música, que continuará a inspirar e emocionar a todos.
Com amor e saudades. Esposa e Filhos"

(INFORMAÇÕES DA FOLHAPRESS)
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).