Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

'DENALI'

Obama mudará nome da montanha mais alta dos EUA

Obama mudará nome da montanha mais alta dos EUA
01/09/2015 03:00 - band


 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que a montanha mais alta do país, o monte McKinley, de 6.194metros, voltará a ser chamada pelo seu nome original, Denali, dado pelos nativos do Alasca.

A decisão foi divulgada por meio de um comunicado da Casa Branca e representa uma vitória para a população do mais setentrional dos estados norte-americanos.

No idioma dos indígenas athabaskans, Denali significa "a grande montanha", mas o nome fora substituído por "McKinley" há mais de 100 anos por colonizadores, em homenagem ao 25º presidente dos EUA, William McKinley.

No entanto, a maioria dos habitantes do Alasca sempre o chamou pela sua alcunha original. Apesar de ter agradado moradores locais, a mudança irritou políticos de Ohio, estado natal do ex-mandatário que dá nome à montanha, ao menos oficialmente.

Opositores acusam Obama de ter usado a história do monte para aplacar as críticas de parte da população de Alasca por ter dado à petrolífera Shell permissão para realizar novas perfurações na costa do estado.

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!