Thais Libni
07/11/2020 13:32
O dia de multivacinação que ocorre neste dia (07) em diversas cidades do Mato Grosso do Sul, busca atingir a meta de 95% de 160 mil crianças e adolescentes que precisam ser vacinados.
O Técnico de Enfermagem Rodrigo Ferreira, presente na Unidade de Saúde Dr. Germano Barros Souza, explica que os números de pessoas se encaminhando a unidade básica de saúde esta baixo. “A vacina serve para prevenir doenças que podemos adquirir com o tempo, ew muitas mães acabam deixando passar meses anos sem a vacinação, o que faz a criança não ter a imunidade que ela deveria ter, ai mais tarde quando se depara com a doença, a criança acaba vindo parar no hospital, com complicações” explicou o técnico.
Ainda de acordo com Rodrigo, a pandemia está ocasionando todo esse espaço de tempo sem as crianças tomarem vacina, mas isso não deve ser desculpa.
Durante a espera para entrar com Benjamin de um ano e três meses, Katiusia Magalhães, relatou que sempre busca estar com a caderneta de vacinação em dia, e que para isso ela sempre está informada sobre as campanhas de vacinação que ocorrem na cidade.
A campanha de multivacinação nacional foi finalizada em 30 de outubro. No entanto, com apenas 17 dos 79 municípios do estado tendo atingido a meta de 95% imunizadas, a Secretária de Saúde (SAS), continuo com a campanha nas unidades de saúde até este sábado.
Até o momento a cobertura vacinal é de 53,32%, o que representa 85,9 mil indivíduos vacinados.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ressalta que é fundamental que haja vacinação de um grande número populacional para garantir o controle e eliminação de doenças imunopreveníveis, como da rubéola, da síndrome rubéola congênita e da poliomelite.