Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

“Nós estamos no controle dessa pandemia”, diz prefeito sobre lockdown

Programa Prosseguir, criado pelo governo do Estado, colocou a Capital na fase mais crítica da pandemia
17/07/2020 14:59 - Daiany Albuquerque


O prefeito Marcos Trad (PSD) voltou a dizer que não deverá fazer quarentena, ou lockdown, em Campo Grande, como foi recomendado pelo governo do Estado, através do programa Prosseguir, criado em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Segundo o gestor, a pandemia está controlada pela administração municipal.

“O governo do Estado recomenda que nós façamos o lockdown, o governo quer que a gente feche tudo. Eu não vou fazer porque nós estamos no controle dessa pandemia, pode confiar. Quem me conhece sabe tudo que estou passando e tudo que estamos passando é para cuidar de vocês”, declarou o prefeito durante transmissão ao vivo em suas redes sociais.

Na quinta-feira (16) o governo de Mato Grosso do Sul soltou os dados do programa Prosseguir, onde classificou Campo Grande e outras cinco cidades do Estado como “grau extremo”, que é representado pela cor preta, devido a números relacionados à pandemia da Covid-19. Nesse patamar, apenas atividades essenciais devem permanecer em funcionamento.

O sistema leva em consideração 10 pontos e dá um peso a cada um deles. Além da Capital, também apresenta essa coloração as cidades de Anastácio, Sidrolândia, Corguinho, Maracaju e Nioaque. Em relação as outras cidades do Estado, 14 estão no grau moderado (bandeira laranja) e 59 no grau de risco elevado (bandeira vermelha).

Na Capital o prefeito determinou, a partir de amanhã, novas regras para o funcionamento do comércio. Segundo o decreto municipal, o comércio varejista de rua deverá funcionar das 9h às 17h de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos apenas as atividades essenciais podem atender o público. A medida será válida até o dia 31 de julho.

O prefeito ainda lembrou que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em parceria com outras instituições têm feito a desinfecção de ruas em diversos bairros da cidade. “Ontem foi o 67º dia seguido que a gente está em todos os bairros da nossa cidade. São 50 mil litros de água, de hipoclorito de sódio”, relatou, se referindo a limpeza feita na quinta-feira nas ruas Spipe Calarge, no Vilas Boas, e Padre Mussa Tuma, Rita Vieira.

 
 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.