Sílvio Andrade
Uma chuva rápida e umidade acentuada ajudaram a debelar o incêndio nas RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Nacional) Penha e Acurizal, que destruiu mais de 20 mil hectares de vegetação nativa. Ainda ocorriam ontem dois focos de menor intensidade próximos à fronteira com a Bolívia.
O incêndio foi identificado na noite do dia 12 e teria ocorrido devido a um raio, segundo o Ibama. A mata seca e o vento forte ajudaram a propagar rapidamente as chamas, que queimaram grande parte da morraria da Serra do Amolar, no Pantanal do Paiaguás, ao norte de Corumbá.
A extensão do fogo e as dificuldades de controle mobilizaram uma força-tarefa com 40 homens do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e ainda brigadistas do Parque Nacional do Pantanal. Três aviões agrícolas e dois helicópteros também participaram do combate ao incêndio.