O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem que 75% de toda a produção nacional de alimentos estão envolvidos na redução de cerca de 230 mil toneladas de gordura trans que deixaram de ir para as prateleiras brasileiras em 2009.
O montante faz parte de um estudo divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), durante a assinatura de um acordo de cooperação que prorroga por três anos o Fórum da Alimentação Saudável.
— Isso demonstra o acerto da estratégia do governo e da indústria ao estabelecer uma agenda, uma pauta onde a questão da saúde pública foi colocada à mesa. Os resultados estão aí. Grande parte das matérias-primas usadas na preparação dos alimentos já estão com o teor de gordura dentro dos padrões internacionais — disse Temporão.
O ministro ressaltou que, além dos 25% que não reduziram a taxa de gordura trans em seus produtos, a pasta pretende priorizar também os pequenos e médios produtores de alimentos no país, como padarias.
— Vamos ter que fazer um grande esforço para levar a informação, a orientação técnica, para a pessoa que faz comida em casa para vender. Dar assistência para o produtor para que ele saiba preparar os alimentos — acrescentou.
De acordo com dados do ministério, o consumo de altas taxas de gorduras trans e de sal aumenta os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC).
Cidades
CONSUMIDOR
Mais de 70% dos fabricantes devem reduzir gordura dos alimentos
Mais de 70% dos fabricantes devem reduzir gordura dos alimentos
Reforço no Transporte
Enem 2026: ônibus terão reforço neste domingo em Campo Grande; veja horários
Agetran disponibiliza veículos extras nos terminais e poderá ampliar a oferta de ônibus para atender estudantes durante o primeiro dia de provas.
08/11/2026 08h50
Transporte coletivo de Campo Grande terá ônibus extras nos terminais neste domingo (8) para atender candidatos do Enem 2026. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande
Destruição em Dois Minutos
Temporal de 2 minutos derruba árvores, postes e atinge carros em cidade de MS
Ventania surpreendeu moradores de Fátima do Sul na tarde de sábado (7), provocando estragos em diferentes pontos da cidade.
08/11/2026 08h48
Poste de iluminação pública caiu sobre veículo estacionado após temporal de apenas dois minutos em Fátima do Sul. Foto: Reprodução Fátima do Sul em Dia
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES