Cidades

CONSUMIDOR

Mais de 70% dos fabricantes devem reduzir gordura dos alimentos

Mais de 70% dos fabricantes devem reduzir gordura dos alimentos

Redação

28/11/2010 - 03h07
Notícia sem imagem

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem que 75% de toda a produção nacional de alimentos estão envolvidos na redução de cerca de 230 mil toneladas de gordura trans que deixaram de ir para as prateleiras brasileiras em 2009.

O montante faz parte de um estudo divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), durante a assinatura de um acordo de cooperação que prorroga por três anos o Fórum da Alimentação Saudável.

— Isso demonstra o acerto da estratégia do governo e da indústria ao estabelecer uma agenda, uma pauta onde a questão da saúde pública foi colocada à mesa. Os resultados estão aí. Grande parte das matérias-primas usadas na preparação dos alimentos já estão com o teor de gordura dentro dos padrões internacionais — disse Temporão.

O ministro ressaltou que, além dos 25% que não reduziram a taxa de gordura trans em seus produtos, a pasta pretende priorizar também os pequenos e médios produtores de alimentos no país, como padarias.

— Vamos ter que fazer um grande esforço para levar a informação, a orientação técnica, para a pessoa que faz comida em casa para vender. Dar assistência para o produtor para que ele saiba preparar os alimentos — acrescentou.

De acordo com dados do ministério, o consumo de altas taxas de gorduras trans e de sal aumenta os riscos de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC).

Reforço no Transporte

Enem 2026: ônibus terão reforço neste domingo em Campo Grande; veja horários

Agetran disponibiliza veículos extras nos terminais e poderá ampliar a oferta de ônibus para atender estudantes durante o primeiro dia de provas.

08/11/2026 08h50

Transporte coletivo de Campo Grande terá ônibus extras nos terminais neste domingo (8) para atender candidatos do Enem 2026.

Transporte coletivo de Campo Grande terá ônibus extras nos terminais neste domingo (8) para atender candidatos do Enem 2026. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Destruição em Dois Minutos

Temporal de 2 minutos derruba árvores, postes e atinge carros em cidade de MS

Ventania surpreendeu moradores de Fátima do Sul na tarde de sábado (7), provocando estragos em diferentes pontos da cidade.

08/11/2026 08h48

Poste de iluminação pública caiu sobre veículo estacionado após temporal de apenas dois minutos em Fátima do Sul.

Poste de iluminação pública caiu sobre veículo estacionado após temporal de apenas dois minutos em Fátima do Sul. Foto: Reprodução Fátima do Sul em Dia

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).