Cidades

renúncia do papa

Em última bênção, Bento XVI diz que Deus o convocou à oração

Em última bênção, Bento XVI diz que Deus o convocou à oração

Redação

24/02/2013 - 07h30
Notícia sem imagem

Domingo histórico na Praça São Pedro. Ao meio-dia em ponto Bento XVI saudou o público naquela que foi a última oração do Ângelus de seu pontificado. Desde cedo, muitos fiéis já aguardavam o Papa, entre eles representantes da comunidade brasileira em Roma e na Itália. Com a voz marcada pela emoção e interrompido pelos aplausos, o Papa declarou: "Neste momento de minha vida sinto que a palavra de Deus está dirigida a mim. O Senhor me chama a subir ao monte, a dedicar-me ainda mais à oração e à meditação". Ele disse que se dedicará à oração "de um modo mais adequado" a sua "idade e forças", mas completou que não abandonará a Igreja. Germânia da Silva mora em Roma desde 1985. Acompanhou de perto o pontificado de João Paulo II e de Bento XVI. Ela se diz preocupada com o futuro da Igreja. “Esse período de sucessão é difícil, não se sabe como será. (O novo papa) terá que ter pulso firme”, disse.

Uma grande faixa chamava a atenção em meio à multidão. “Obrigado Santo Padre”, escrito em italiano. Essa foi a forma que a Comunidade Shalom encontrou para agradecer Bento XVI. Aliás, foi ele que, no ano passado, assinou o reconhecimento pontifício da Comunidade Shalom, nascida em Fortaleza (CE). “Bento XVI representa muito para a Shalom, ele confirmou a comunidade que nasceu com João Paulo II”, reiterou Padre João Chagas, coordenador do escritório internacional da Shalom. Por outro lado, há quem esteja em Roma de passagem e aproveita para saudar Bento XVI ou, ao menos, participar do momento histórico, como disse o casal Carla Barnabé e Valmir Fuck, de Jaraguá do Sul (SC). “Prolongamos nossa estadia em Roma para participar dessa celebração. Esperamos que o próximo papa seja mais carismático”, contou ao Terra.

De Santa Catarina também veio o casal Marco Aurélio Farias e Cristina Mengato. Turistas, viram na televisão que neste domingo o papa conduziria o seu último Ângelus. “Soubemos ontem e viemos. Nunca imaginamos estar aqui hoje. Esperamos que o novo papa traga renovação e resolva os problemas da Igreja”, ressaltou Marco Aurélio. Aqui no Vaticano este domingo marca o início de uma semana intensa. Na quarta-feira, Bento XVI fará sua última aparição pública na Praça São Pedro durante a audiência geral. É previsto, como normalmente acontece, um passeio entre os fiéis com o papa-móvel.

Na quinta-feira, o Papa se reúne com os cardeais pela manhã e, às 17h, parte de helicóptero para Castel Gandolfo, onde fica a residência de verão dos papas. Bento XVI deve permanecer ali por cerca de dois meses antes de voltar ao Vaticano para viver no monastério que está sendo reformado para ele. Ainda na quinta-feira, às 20h locais tem início a Sé Vacante. De acordo com a Santa Sé, quase 200 mil pessoas eram esperadas à última audiência dominical, durante a qual Bento XVI rezou o Ângelus na janela de seus aposentos no palácio apostólico. As autoridades de Roma aprovaram um sistema especial de vigilância na praça e mobilizaram milhares de policiais. Além disso, atiradores foram posicionados em locais chaves. 

Sonho Adiado

Mãe de 4 filhos perde Enem por 20 minutos e adia sonho de faculdade em Campo Grande

Aos 52 anos, candidata que sonha cursar Psicologia chegou após o fechamento dos portões em Campo Grande; confusão com fuso horário também deixou jovem fora da prova

08/11/2026 12h53

Mari Mariza Rizo, de 52 anos, chegou 20 minutos após o fechamento dos portões do Enem, em Campo Grande, e viu o sonho de cursar Psicologia ser adiado.

Mari Mariza Rizo, de 52 anos, chegou 20 minutos após o fechamento dos portões do Enem, em Campo Grande, e viu o sonho de cursar Psicologia ser adiado. Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Foto Premiada

Foto de cidade de MS supera Catedral de Brasília e surpreende o Brasil

Imagem registrada às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar em concurso nacional de fotografia, superando registros de monumentos famosos do País

08/11/2026 10h33

Fotografia de Guilherme Provenzano Giovanni, feita às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar na etapa brasileira do concurso internacional Wiki Loves Monuments 2026.

Fotografia de Guilherme Provenzano Giovanni, feita às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar na etapa brasileira do concurso internacional Wiki Loves Monuments 2026. Foto: Guilherme Provenzano Giovanni

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).