O número de mulheres que se submeteu a exames preventivos por planos de saúde no primeiro semestre do ano passado cresceu em relação ao mesmo período de 2011, divulgou hoje (14) a Federação Nacional de Saúde Suplementar, que representa 15 grupos de operadoras, com 37% do mercado e 25 milhões de clientes. Mais de 562 mil mamografias foram realizadas nesse período, contra 519 mil em 2011, um aumento de cerca de 7,5%. Os exames de papanicolau subiram 4,7%, de 892 mil para 934 mil em 2012. Os dois exames são importantes para o diagnóstico do câncer de mama, no primeiro caso, e do câncer de colo de útero, no segundo.
Outros números trazidos pelo levantamento mostram que as mulheres foram ao ginecologista e ao obstetra quase 1,8 milhão de vezes. Apesar disso, o crescimento do número de consultas foi pequeno: cerca de 0,3%. As consultas ao mastologista apresentaram uma alta maior: enquanto, no primeiro semestre de 2011, 51 mil mulheres procuraram os profissionais, em 2012, 61 mil se consultaram, um avanço de quase 20%. Para o diretor executivo da federação, José Cechin, o aumento mostra que a saúde tem sido uma preocupação mais presente na vida das mulheres: "A consciência com sua própria saúde e com os hábitos adequados tem crescido, e isso pode ter levado mais pessoas a fazerem a mamografia, o papanicolau e outros exames importantes para a saúde da mulher. Da próxima vez, pretendemos fazer a mesma pesquisa sobre a saúde do homem".
Cechin acha que os esforços não devem ser apenas para conscientizar as pessoas sobre os hábitos saudáveis e preventivos, mas também para se pensar como é possível ajudá-las a, de fato, a adotarem estas medidas: "Um exemplo é que as pessoas sabem que fumar faz mal. Têm esta consciência. O desafio é mostrar como parar de fumar, como melhorar a alimentação e outros hábitos".