Para acabar de vez com a onda de conflitos causados por gangues na favela Cidade de Deus, a maior de Campo Grande, o Batalhão de Choque da Polícia Militar vai ocupar o local, e realizar repressão ostensiva na região para combater a ação dos marginais. A promessa é do comando da PM, e ocorre após um ônibus ser apedrejado e queimado.
Segundo o comandante da PM, coronel Valter Godoy Rojas, a ação será por tempo indeterminado e contínuo. “Não iremos permitir esse tipo de situação na cidade”, afirmou.
A situação chegou a tal ponto que a Guarda Municipal se viu obrigada a pedir apoio da PM. Sem autorização para o uso de armas, os guardas foram desafiados publicamente pelos marginais, e um veículo da corporação foi alvo de disparos de arma de fogo. A Guarda foi praticamente expulsa da região, e hoje só atua com a presença dos policiais militares.
De acordo com o comandante da GM, coronel Jhonys Cabrera tanto a segurança dos moradores quanto a dos guardas são primordiais, mas agir sem nenhum armamento com bandidos fortemente armados é quase impossível. “Ficaremos aqui enquanto a PM estiver nos dando reforço, caso isso não aconteça seremos obrigados a sair”.
A reportagem, de Rosana Moura, está publicada na edição desta terça-feira do jornal Correio do Estado.