Cidades

ALERTA

Nove bairros têm alto índice de infestação do Aedes aegypti

Força-tarefa percorre locais para combater dengue, zika e chikungunya

Redação

22/01/2016 - 16h04

Considerados com altos índices de infestação do aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, os bairros Coronel Antonino, Mata do Jacinto, Autonomista, Noroeste, Guanandi, Lageado, Popular, Santa Mônica e Tarsila do Amaral foram alvos de força-tarefa da prefeitura.

Equipes de agentes de saúde percorrem os bairros para localizar focos do mosquito e orientar moradores a limparem. De acordo com o supervisor geral de endemias, Valmir Paredes, coordenador de uma das equipes com mais de 50 agentes de saúde no bairro coronel Antonio, diz que os agentes seguem vitoriando os imóveis e orientando os moradores para eliminar os focos do Aedes aegypti. “Nós fomos orientados para intensificar a Força Tarefa nos bairros onde foi constado o alto índice de infestação e criadouros do mosquito”.

O coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau, Alcides Ferreira, reforça os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, sempre manter as tampadas as caixas, tonéis e barris de água, colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogar lixo em terrenos baldios, se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

“Também é aconselhado não deixar a água da chuva acumular sobre a laje, encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda, limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água, lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana”, completa Alcides Ferreira.

Em Campo Grande foram notificados no mês de janeiro deste ano 2.385 casos de dengue, 330 de zikavirus e 60 notificações de chikungunya. Sendo que de dengue foram registradas duas mortes.

Foto Premiada

Foto de cidade de MS supera Catedral de Brasília e surpreende o Brasil

Imagem registrada às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar em concurso nacional de fotografia, superando registros de monumentos famosos do País

08/11/2026 10h33

Fotografia de Guilherme Provenzano Giovanni, feita às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar na etapa brasileira do concurso internacional Wiki Loves Monuments 2026.

Fotografia de Guilherme Provenzano Giovanni, feita às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar na etapa brasileira do concurso internacional Wiki Loves Monuments 2026. Foto: Guilherme Provenzano Giovanni

Continue Lendo...

Tragédia na Capital

Músico morre após atropelamento de 7 pessoas; motorista segue foragido

Vítima de 49 anos ficou 13 dias internada na Santa Casa de Campo Grande; suspeito já tinha mandado de prisão em aberto e fugiu após confusão em conveniência

08/11/2026 10h28

O músico e empresário Oelton Vagner da Silva do Nascimento, de 49 anos, morreu após passar 13 dias internado na Santa Casa de Campo Grande, vítima de um atropelamento que deixou sete pessoas feridas.

O músico e empresário Oelton Vagner da Silva do Nascimento, de 49 anos, morreu após passar 13 dias internado na Santa Casa de Campo Grande, vítima de um atropelamento que deixou sete pessoas feridas. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).