Faltando apenas 8 dias para o fim do prazo do cadastramento biométrico, o Memorial da Cultura, um dos postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral, amanheceu lotado. No local, a fila de espera avançou uma quadra, quase chegando na Rua 14 de Julho.
O Memorial da Cultura iniciou os atendimentos às 7h30 e a fila já estava bastante extensa. Até às 8h c erca de 150 pessoas foram atendidas nos mais de 80 guiches. A expectativa do TRE é de que 350 pessoas sejam atendidas em uma hora.
Para o publicitário Possidonio Dantas, de 43 anos, os atendimentos aos sábados e domingos foi a única opção que ele teve para conseguir realizar o cadastramento e ficar em dia com a justiça eleitoral. Ele que chegou às 7h30 ficou mais de meia hora na fila, mas tem a expectativa de ser atendido rapidamente. “Eu estava sem tempo devido ao trabalho, então acabei deixando para última hora”, afirma.
Já a dona de casa Elza Ferreira da Silva, de 52 anos, chegou mais cedo, às 6h30, ficou na fila para acompanhar o marido. “Eu cheguei para acompanhar meu marido, a fila já estava grande, antes mesmo de começar o atendimento. Eu já fiz meu cadastramento, mas como meu marido trabalha, o sábado foi a única opção que ele teve”. No entanto, a dona de casa explica que mesmo com a fila, o atendimento está sendo bem rápido.
Outra eleitora que não quis ser identificada, ficou indignada com a quantidade de pessoas na fila e o tempo que teria que esperar para realizar o cadastro biométrico. “Eu acho isso uma pouca vergonha, a gente tem que ficar em fila para depois votar em político corrupto”, disse.
O eleitor que não realizar o cadastramento hoje tem a opção de ir amanhã (9) no Memorial da Cultura.
BIOMETRIA
Para o cadastramento, o eleitor deve levar a via original de um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia.
Quem perder o prazo de 18 de março e não realizar o cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral terá o título de eleitor cancelado, o que acarreta em diversas questões como não assumir concurso público ou não emitir passaporte, entre outras.