Cidades

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Violência contra a mulher em pouco mais de um ano já matou 20 pessoas

Dados são referentes ao ano passado e início de 2018

Redação

16/03/2018 - 17h36

A violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul ainda faz vítimas e dados divulgados nesta semana contabilizam que quatro pessoas foram assassinadas em casos de feminicídio em 2018. Ano passado, esse número foi de 16. Outro dado que agrava essa situação é que das 16 mulheres mortas ano passado, nenhuma havia registrado boletim de ocorrência por agressões anteriores.

“Isso ressalta ainda mais a importância da denúncia. O silencio mata. Todos nós, como cidadãos, devemos contribuir e muitas vezes falar pelas mulheres agredidas. Faço um apelo para que a população denuncie”, alertou a delegada Ariene Nazareth Murad de Souza, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Campo Grande.

No ano passado quase 5 mil mulheres receberam medida protetiva em Mato Grosso do Sul e mais de 50% delas têm de 18 a 34 anos.

Essas estatísticas foram divulgadas pela delegada da Deam em palestra promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Institutos Federais de Ensino de MS (Sista-MS).

O tema da exposição feita pela policial foi “Violência doméstica e a lei Maria da Penha" e aconteceu em auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

“As mulheres e a sociedade não podem permanecer calados diante de números tão sérios. Precisamos realizar trabalhos para que esses números sejam conhecidos, criticados e anulados”, defendeu a coordenadora geral do Sista-MS Cléo Gomes.

A delegada informou que pesquisa online feita com jovens de 16 a 24 anos de ambos os sexos mostrou que três em cada cinco mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos. O levantamento foi feito pela Data Popular e Instituto Avon, em 2014. As constatações vão além: metade sofreu violência após o fim da relação; 37% tiveram relações sexuais forçadas sem proteção; um em cada 4 homens já repassaram imagens de mulheres nuas sem consentimento delas a terceiros.

 “A agressão começa verbalmente e sempre evolui para agressão física e termina com um homem amoroso e carinhoso prometendo que vai mudar, e o ciclo da violência começa novamente. A mulher está envolvida psicologicamente e não consegue romper esse ciclo”, alertou a delegada.

SITUAÇÃO REAL

Presente na palestra, a jovem B.O.S, 28 anos, contou a violência doméstica que sofreu. Conforme ela, o problema começou com um relacionamento abusivo e o agressor a todo momento parecia estudar a vítima.

"Depois ele começa fazer com que ela se sinta dependente dele como se ele fosse o melhor, um círculo vicioso, e quando decide tomar uma atitude começam as agressões e a vítima se sente bloqueada emocionalmente para agir de maneira adequada", relatou a jovem.

Para a auxiliar de enfermagem S.C.C.L., a mulher deve obter o máximo de conhecimento possível para conseguir agir. "O evento é muito importante para que as mulheres tomem conhecimento e se alicercem na tomada de decisão contra qualquer assédio ou outro ato de violência que estejam sofrendo em qualquer ambiente de sua vida", opinou.

ESTATÍSTICA NACIONAL E COMBATE

No Brasil, a cada 2 minutos 5 mulheres são espancadas. A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada. Além disso, a cada uma hora 503 mulheres sofrem violência e a cada 2 horas uma mulher é morta.

O Sista-MS informou que desenvolverá atividades em favor das mulheres tanto no mercado de trabalho como nos lares onde a violência doméstica e abusos são registrados em sua maioria das vezes. O sindicato, inclusive, colocou a seu telefone para receber qualquer denúncia de mulheres: (67) 3387-4163.

Reforço no Transporte

Enem 2026: ônibus terão reforço neste domingo em Campo Grande; veja horários

Agetran disponibiliza veículos extras nos terminais e poderá ampliar a oferta de ônibus para atender estudantes durante o primeiro dia de provas.

08/11/2026 08h50

Transporte coletivo de Campo Grande terá ônibus extras nos terminais neste domingo (8) para atender candidatos do Enem 2026.

Transporte coletivo de Campo Grande terá ônibus extras nos terminais neste domingo (8) para atender candidatos do Enem 2026. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Destruição em Dois Minutos

Temporal de 2 minutos derruba árvores, postes e atinge carros em cidade de MS

Ventania surpreendeu moradores de Fátima do Sul na tarde de sábado (7), provocando estragos em diferentes pontos da cidade.

08/11/2026 08h48

Poste de iluminação pública caiu sobre veículo estacionado após temporal de apenas dois minutos em Fátima do Sul.

Poste de iluminação pública caiu sobre veículo estacionado após temporal de apenas dois minutos em Fátima do Sul. Foto: Reprodução Fátima do Sul em Dia

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).