Cidades

BRASIL

Tragédia em Brumadinho: CPI quer indiciamento de 14 pessoas por rompimento de barragem

Tragédia em Brumadinho: CPI quer indiciamento de 14 pessoas por rompimento de barragem

Redação

01/07/2019 - 14h40
Notícia sem imagem

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) que investiga o rompimento da barragem de Brumadinho , em Minas Gerais, será apresentado nesta terça-feira pelo senador Carlos Viana (PSD-MG). Ele vai pedir o indiciamento de 14 pessoas, entre elas, executivos da Vale.

A segunda parte do parecer vai sugerir a votação de três projetos que tratam de crimes ambientais, da segurança de barragens de rejeitos e da tributação da exploração de minérios no país. O fim das barragens de resíduos no prazo de dez anos e a definição do valor para o pagamento de indenizações também serão apontados no relatório, que tem votação prevista para o dia 9 de julho.

A barragem de Córrego do Feijão se rompeu em 25 de janeiro, deixando pelo menos 246 mortos e 24 desaparecidos. Algumas vítimas — que não foram afetadas diretamente pela lama, mas tiveram suas vidas abaladas pela tragédia ao verem seus negócios praticamente acabarem — seguem não reconhecidas pela Vale e pelo poder público.

Na última quarta-feira, a Delegacia de Meio Ambiente de Minas confirmou que houve detonação de explosivos na Mina Córrego do Feijão antes do rompimento da barragem B1 em janeiro. Não há, porém, evidência de que a explosão tenha levado a estrutura da Vale a desabar.

De acordo a polícia, os explosivos teriam sido detonados dentro da cavada mina, a 1,5km de distância da barreira de contenção de rejeitos de mineração. O objetivo dos investigadores, agora, é verificar se eles influenciaram no rompimento da barragem. Dois funcionários afirmam que a explosão aconteceu, mas divergem em relação ao horário: um diz que foi antes do rompimento; outro, depois.

Em nota, a Vale afirmou que não houve detonação de explosivos antes do rompimento da barragem e que detonações de explosivos são "inerentes à atividade minerária e as recomendações da empresa de auditoria eram conhecidas e consideradas pela área geotécnica na execução das atividades no complexo".

Foto Premiada

Foto de cidade de MS supera Catedral de Brasília e surpreende o Brasil

Imagem registrada às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar em concurso nacional de fotografia, superando registros de monumentos famosos do País

08/11/2026 10h33

Fotografia de Guilherme Provenzano Giovanni, feita às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar na etapa brasileira do concurso internacional Wiki Loves Monuments 2026.

Fotografia de Guilherme Provenzano Giovanni, feita às margens do Rio Paraguai, em Corumbá, conquistou o primeiro lugar na etapa brasileira do concurso internacional Wiki Loves Monuments 2026. Foto: Guilherme Provenzano Giovanni

Continue Lendo...

Tragédia na Capital

Músico morre após atropelamento de 7 pessoas; motorista segue foragido

Vítima de 49 anos ficou 13 dias internada na Santa Casa de Campo Grande; suspeito já tinha mandado de prisão em aberto e fugiu após confusão em conveniência

08/11/2026 10h28

O músico e empresário Oelton Vagner da Silva do Nascimento, de 49 anos, morreu após passar 13 dias internado na Santa Casa de Campo Grande, vítima de um atropelamento que deixou sete pessoas feridas.

O músico e empresário Oelton Vagner da Silva do Nascimento, de 49 anos, morreu após passar 13 dias internado na Santa Casa de Campo Grande, vítima de um atropelamento que deixou sete pessoas feridas. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).