Cidades

Imunização

Postos de vacinação de MS funcionam em feriados antes mesmo de senado aprovar Lei

Lei que obriga postos de vacinação a funcionarem em fins de semana e feriados não muda a imunização em MS, visto que o estado já havia adotado a estratégia

Thais Libni

01/05/2021 - 16h00

Mato Grosso do Sul se tornou referência nas ações de enfrentamento ao Coronavírus, desde fevereiro, após a chegada das vacinas, Estado promove uma intens Campanha de Imunização Contra a Covid-19 nos fins de semana e feriados. 

Nesta semana, o Senado aprovou o Projeto de Lei que obriga os postos de vacinação a funcionarem diariamente, inclusive em fins de semana e feriados, na ocorrência de epidemias e situações de calamidade na saúde pública, incluindo a atual pandemia da covid-19.

Últimas Notícias

Como o MS já vem adotando a medida desde o inicio da vacinação, MS não terá nenhuma alteração com a aprovação da lei. 

para o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, a medida é extremamente necessária pois permite que pessoas do grupo prioritário possam se vacinar fora do horário de trabalho e consequentemente evita aglomerações em unidades de saúde. 

“Mas na prática para nós não muda nada, pois saímos na frente e adotamos esta iniciativa. A abertura nos fins de semana e feriados, se comprovou necessária e com resultados positivos, pois intensificou a campanha de vacinação em nosso Estado. Assim, chegamos a ficar em primeiro lugar no país por várias semanas com melhor vacinação”, pontua Resende.

Diante do sucesso da iniciativa no Estado, Geraldo Resende pede que os prefeitos e prefeitas, secretários (as) municiais de saúde continuem o processo de imunização nos fins de semana e feriados. 

“Com as novas doses que chegaram do Ministério da Saúde nesta semana, nós podemos avançar ainda mais no processo de imunização em nosso Estado, por isso, conto com a parceria dos municípios para que intensifiquem a vacinação. E repito: ‘lugar de vacina é no braço e não na geladeira’”!

A proposta
O projeto aprovado pelo Senado determina que a vacinação, nos casos descritos, ocorra todos os dias até que se atinjam as metas definidas pelos respectivos planos de ação para cada grupo, em cada fase de vacinação.

Segundo a proposta, a vacinação poderá ser interrompida caso não haja vacina em estoque ou nos casos em que for necessária a reserva de segunda dose para aplicação subsequente nos grupos em que foram ministradas doses anteriormente.

Outro ponto da proposta considera a possibilidade para a não vacinação em fins de semana e feriados, caso haja inviabilidade técnica e justificada para tanto, fato que deverá ser avaliado pelo gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS). A discussão seguiu agora, para a análise na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Assine o Correio do Estado

preso na terça

CEO aos 18 anos, piloto e triatleta: quem é o Vorcaro do Paraguai, fundador do Ueno

Federico Miguel Vázquez Villasanti foi um dos presos após o colapso do banco digital, em meio a um escândalo que levou o presidente do Paraguai, Santiago Peña, a renunciar

06/11/2026 22h00

Federico Miguel Vázquez Villasanti, fundador do Ueno Banking

Federico Miguel Vázquez Villasanti, fundador do Ueno Banking Foto: Reprodução / Ueno Bank

Continue Lendo...

Liminar

Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil

AGU informa que vai recorrer da decisão

06/11/2026 21h00

Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil

Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil Foto: IA

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).