Cidades

Cidades

Em meio a estiagem, concessionária garante abastecimento em Campo Grande

Para cooperar, a empresa investiu na perfuração de 157 poços profundos, sendo que 14 deles captam o recurso natural diretamente do Aquífero Guarani

Eduardo Miranda

04/07/2024 - 13h30

Há mais de dois meses que o morador de Campo Grande não se depara com uma chuva forte. Neste cenário de estiagem, a umidade relativa do ar fica menor, e tudo dá a impressão de estar mais seco. Este cenário, porém, não deve interferir no abastecimento de água da capital de Mato Grosso do Sul, pelo menos é o que garante a concessionária Águas Guariroba.

A empresa, responsável pela distribuição de água tratada na capital (além do serviço de esgoto sanitário) diz ter investido em soluções operacionais para evitar o racionamento. A perfuração de dezenas de poços - iniciada há quatro anos - garantiu um acréscimo de 1 milhão de litros d’água por hora à rede da Capital.

Para fim de contextualização, a origem de aproximadamente metade da água consumida em Campo Grande é de captação fluvial, sendo que 40% vem do Córrego Guariroba, e 13% do  Córrego Lageado. Outros 47% da demanda são originários de 157 poços profundos, sendo que 14 deles captam o recurso natural diretamente do Aquífero Guarani.

Mudança de planos

A Águas Guariroba deu uma guinada em sua estratégia de suprimento de água em Campo Grande a partir da segunda metade da década passada, por causado aumento populacional da cidade e consequente aumento da demanda. O caminho foi a perfuração de poços.

Nos anos de 2019  e 2020, por causa da escassez de água, a empresa foi obrigada a captar água do balneário Atlântico, na saída para Três Lagoas. Caminhões pipa, à época, injetavam água na rede da Capital.

A perfuração de poços também foi a alternativa da Águas diante das mudanças climáticas. “Nós temos o aumento da temperatura e, ao mesmo tempo, a redução significativa das chuvas. É por isso que a concessionária se planejou para fazer a ampliação da capacidade de produção e hoje consegue garantir o abastecimento da cidade”, afirma diretor executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

 A concessionária lembra que tem um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), que permite que a água seja distribuída na cidade da maneira eficiente, com remanejamento do recurso de um bairro para o outro.

 “No CCO, é possível acompanhar em tempo real os volumes de água captada, tratada e principalmente distribuída. O monitoramento indica quando as pressões baixam em determinadas regiões, reservatórios e estações elevatórias de água tratada (EEAT), permitindo que as equipes de manutenção atuem de modo rápido e eficiente, garantindo que os índices de perdas de água continuem sendo um dos melhores do Brasil”, pontua a gerente de operações Francis Faustino. 

Monitoramento

A Capital conta com 107 reservatórios de água, distribuídos nas sete regiões do município. O sistema ajuda a monitorar em quais bairros o consumo está mais elevado, quais são os horários de maior consumo, além da tendência de aumento, conforme o histórico de consumo dos clientes. Também é possível acompanhar as mudanças e previsões climáticas.

 “Os investimentos reforçam as ações de produção de água, ampliando as operações de abastecimento para garantir a eficiência no fornecimento de água, reduzindo o risco de desabastecimento e proporcionando maior segurança operacional da água que chega até a residência da população”, finaliza a gerente.

Assine o Correio do Estado

Reforço no Transporte

Enem 2026: ônibus terão reforço neste domingo em Campo Grande; veja horários

Agetran disponibiliza veículos extras nos terminais e poderá ampliar a oferta de ônibus para atender estudantes durante o primeiro dia de provas.

08/11/2026 08h50

Transporte coletivo de Campo Grande terá ônibus extras nos terminais neste domingo (8) para atender candidatos do Enem 2026.

Transporte coletivo de Campo Grande terá ônibus extras nos terminais neste domingo (8) para atender candidatos do Enem 2026. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Destruição em Dois Minutos

Temporal de 2 minutos derruba árvores, postes e atinge carros em cidade de MS

Ventania surpreendeu moradores de Fátima do Sul na tarde de sábado (7), provocando estragos em diferentes pontos da cidade.

08/11/2026 08h48

Poste de iluminação pública caiu sobre veículo estacionado após temporal de apenas dois minutos em Fátima do Sul.

Poste de iluminação pública caiu sobre veículo estacionado após temporal de apenas dois minutos em Fátima do Sul. Foto: Reprodução Fátima do Sul em Dia

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).