Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Ação educativa conscientizará sobre riscos e tratamento da obesidade

Atividade será realizada neste sábado, em Campo Grande
06/03/2020 19:00 - Glaucea Vaccari


 

Dia Mundial da Obesidade, que até o ano passado era comemorado no dia 11 de outubro, foi alterado pela Federação Internacional da Obesidade para o dia 4 de março em 2020. Como forma de conscientização sobre os riscos da doença, atividade educativa com orientações à população será realizada neste sábado, em Campo Grande, nos altos da avenida Afonso Pena.

A ação será realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional de Mato Grosso do Sul (SBEM-MS). Serão repassadas orientações gratuitas a partir das 8h30, após a unidade do Corpo de Bombeiros da Avenida Afonso Pena, próximo ao Parque dos Poderes.

Campanha do Dia Mundial da Obesidade 2020 envolve questões como enfatizar o fato da obesidade ser uma doença crônica, multifatorial e que deve ser tratada de forma correta. Além disso, o estigma do peso e os desafios econômicos da obesidade – tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes também serão discutidos durante a campanha.⠀

O mote da campanha é “Obesidade eu trato com respeito”. Segundo a SBEM, tratar a doença com respeito envolve disseminar informações responsáveis sobre o assunto, não dar destaque a dietas milagrosas que colocam em risco a saúde das pessoas e respeitar a pessoa com obesidade, reconhecendo que a obesidade é uma doença crônica multifatorial e que precisa de tratamento com equipe multidisciplinar, como nutricionista, educador fisíco, psicólogo, entre outros.

As principais informações sobre obesidade são para reforçar os cuidados com alimentação, obesidade na infância, atenção aoíndice de massa corporal (IMC) e o tratamento.

Entre as orientações estão a prática de atividades físicas, consumo de frutas e verduras diariamente e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar. 

De acordo com dados do Vigitel 2018, que compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso, com média de um obeso para cada cinco brasileiros. 

 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.