Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

NÚMEROS

Acidente aéreo na Ucrânia deixa pelo menos 26 mortos, afirma governo do país

Avião de transporte militar caiu durante voo de treinamento das Forças Armadas do país
26/09/2020 17:00 - Agência Brasil


Vinte e seis pessoas, a maioria estudantes de escolas militares, morreram na queda de um avião de transporte militar nessa sexta-feira (25), durante um voo de treino na Ucrânia oriental.

"A Ucrânia perdeu 26 dos seus filhos", escreveu o presidente Volodymyr Zelensky, em sua página no Facebook, declarando o dia de hoje como de luto nacional.

O avião transportava um total de 27 pessoas: sete membros da tripulação e 20 estudantes da Universidade Nacional de Aviação de Kharkiv (leste).

O primeiro balanço foi de 20 mortos, número que subiu, ainda na sexta-feira, para 22 mortos e dois desaparecidos. Dois estudantes sobreviveram à tragédia, mas um deles, em estado "extremamente grave", morreu hoje de manhã, segundo o ministro da Saúde.

O segundo ferido sofreu uma concussão, mas não corre perigo de vida, segundo informou a clínica militar onde está internado.

O avião, um Antonov-26, caiu ontem à noite durante um voo de treino, a dois quilômetros do aeroporto militar de Chuguiv, perto de Kharkiv.

De acordo com informações preliminares, o comandante da tripulação que pilotava o avião relatou falha em um dos motores sete minutos antes do acidente e solicitou um pouso de emergência, disseram os Serviços de Segurança Ucranianos (SBU).

Os estudantes não estavam pilotando o voo, acrescentou a SBU. O ministro da Defesa, Andriy Taran, disse que "o avião, com toda probabilidade, atingiu o solo com a asa". A aeronave tinha sido construída em 1977, mas ainda podia voar mais três anos antes de ser renovada, informou o ministro.

A cidade de Chuguiv tem população de 30 mil habitantes e fica a cerca de 30 quilômetros a sudeste de Kharkiv e a cerca de 100 km a oeste da linha que separa os territórios sob o controle do governo dos que estão nas mãos de separatistas pró-russos.

O Antonov An-26 é um avião de transporte ligeiro concebido na Ucrânia durante a era soviética. Tem 24 metros de comprimento e pode voar a uma velocidade de cruzeiro de 440 km/h. Nos últimos anos, vários aviões militares caíram na Ucrânia durante voos de treino.

 

 
 

Felpuda


Entre sussurros, nos bastidores políticos mais fechados, os comentários são que história apregoada por aí teria sido construída para encobrir o que realmente foi engendrado em conversa que resultou em negociata. 

O script foi na base do “você finge que é assim, e nós fingimos que acreditamos”. 

Batido o martelo, a encenação prosseguiu e, conforme o combinado, deverão ser apresentados novos episódios.

Ah, o poder!