Nova presidência da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrisul) foi eleita ontem (19), em cerimônia realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O evento reuniu parlamentares, produtores rurais e o Governador Reinaldo Azambuja que anunciou novos projetos para o segmento. Segundo ele, estão previstos lançamentos de programas que visam favorecer a pecuária do Estado.
Depois de três anos de mandato, Francisco Maia passa o cargo ao pecuarista Jonatan Pereira Barbosa, pela Chapa Integração. Ele deve ficar à frente da associação até o ano de 2017.
Segundo informações da assessoria de imprensa, o ex-presidente Francisco Maia avalia que entre suas contribuições, uma das mais importantes foi recuperar a credibilidade da Acrissul.
Ele lembrou, ainda, de lutas travadas pela entidade contra o monopólio dos frigoríficos, da "guerra" para conseguir regularizar a situação do Parque de Exposições Laucídio Coelho, que, finalmente, recebeu licenciamento ambiental neste ano.
Também falou sobre a independência financeira, citando o arrendamento de uma área para instalação de uma rede de atacadista por 20 anos.
PROJETOS
Durante a cerimônia, o governador Reinaldo Azambuja adiantou que o Estado se prepara para lançar programa de recuperação de pastagens degradadas para melhorar a produtividade da pecuária, além de um programa de modernização do Novilho Precoce. Também prometeu instalar programa de irrigação, a fim de reduzir os impactos negativos durante o período de estiagem.
Azambuja destacou, ainda, que deve publicar nas próximas semanas a regulamentação do Artigo 10 do Código Florestal, o chamado CAR Pantanal, normatizando de forma equilibrada a produção pecuária e a preservação ambiental pantaneira.