Cidades
PANTANAL

Aeronave de combate a incêndio florestal chega à MS em dezembro

Imasul adquiriu o modelo AT-802 F por R$ 14 milhões e o equipamento foi montado no Texas

Rodolfo César

27/11/2021 08:30

A primeira aeronave dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul para combate específico a incêndios florestais e enfrentamento das chamas no Pantanal chegará agora no mês de dezembro. 

O Air Tractor 802 F é apontado mundialmente como um dos melhores equipamentos para enfrentamento de fogo. Tanto em 2020 como em 2021, modelo semelhante foi utilizado no Pantanal, porém todos foram locados em São Gabriel do Oeste.

Esse tipo de equipamento avançado chegou a ser apontado como uma grande deficiência que o Estado tinha para ter capacidade de enfrentar a queimada no Pantanal. 

Em 2020, quando aeronave da FAB realizava o combate, havia questionamentos sobre medidas que permitissem uma atuação mais rápida. No caso do avião da FAB, o carregamento de água precisava ser feito em Campo Grande, por exemplo. 

No caso dos Air Tractors, esse abastecimento pode ocorrer no aeroporto de Corumbá ou mesmo em pistas adaptadas.

O modelo que chegará dos Estados Unidos para o Brasil é o AT-802F, que é usado para ataques a incêndios. Conforme a própria montadora, que fica no Texas, essa aeronave tem capacidade para combater pequenos e grandes incêndios. 

Ela pode voar a 200 mph (321 km/h) e tem capacidade para pousar em pistas de terra, como as que existem no Pantanal. O AT-802-F tem capacidade de transportar 3 mil litros de água.