Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AEROPORTO

Garantindo voos noturnos, Aeroporto Santa Maria começa a receber sistema de iluminação nas pistas

Obras de implantação da iluminação nas pistas começaram na segunda-feira
30/09/2020 08:42 - Carol Alencar Cozzatti


As duas pistas do aeroporto de Santa Maria, em Campo Grande, ficarão mais iluminadas. Obra que garante a implantação da iluminação nas pistas de pouso e decolagem começou na segunda-feira (28).

O aeroporto que é localizado na região leste da Capital, na saída para Três Lagoas, foi criado no início dos anos de 1980. A pista de pouso e decolagem possui 1,6 mil metros de extensão e 30 metros de largura; já a outra pista, destinada para o taxiamento da aeronave tem 1,5 mil metros de comprimento e 23 metros de largura.

O balizamento noturno, além de garantir que o aeródromo opere em qualquer período do dia, possibilitará ao Santa Maria operar como auxiliar do Aeroporto Internacional, podendo receber, inclusive, aeronaves em situação de emergência.

Hoje, o aeroporto funciona apenas por meio de procedimentos visuais (durante o dia), atendendo basicamente os produtores rurais e as empresas de fretamento de aeronaves. O número de voos pode chegar a 60 em um único dia.

O governador Reinaldo Azambuja autorizou, em 2019, um crédito suplementar à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), no valor de R$ 2,5 milhões, para que o trabalho de balizamento fosse concretizado.

Com o projeto, um dos objetivos do Governo do Estado é diminuir o fluxo de aviões de pequeno e médio porte no Aeroporto Internacional, além de garantir mais segurança operacional.

Com o fim do processo de licitação, a empresa responsável pela obra já iniciou o serviço de topografia, que descreve exatamente o terreno a ser trabalhado. “Os primeiros passos da obra já foram dados. Serão imensos os benefícios que o balizamento irá trazer. O Aeroporto de Santa Maria poderá funcionar como auxiliar e isso acaba desafogando o Aeroporto Internacional”, comentou o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também opera no local com uma unidade regional da Divisão de Operações Aéreas (DOA), utilizando um helicóptero patrulha Bell B407.

Para a PRF, o novo sistema de iluminação dará maior agilidade operacional às tarefas da unidade, além de maior controle e segurança de voo, seja sob chuva ou tempo parcialmente nublado, conforme informou, à época do lançamento da licitação, o inspetor Tércio Baggio, destacando a importância do investimento do Estado.

Para os proprietários dos hangares, as operações noturnas vão intensificar a aviação executiva.

 
 

Felpuda


Falatório e atitude de membro da família acenderam a luz vermelha no “QG” de candidato, pois poderão causar muitos estragos. 

A tropa de choque de defensores do candidato a prefeito já foi colocada em campo e só falta falar que os genes de ambos são diferentes. 

E com relação ao dito-cujo, sabe-se que deverá ser orientado a “baixar a bola” nos próximos dias, mais precisamente até o término da campanha eleitoral.

Afinal...