Clique aqui e veja as últimas notícias!

PANDEMIA

Aumento de casos de Covid-19 e Influenza sobrecarrega testagem em farmácias e zera estoque de Tamiflu

Testagem passou de 80 para 600 ao dia; cerca de 40% dos exames apresentam resultados positivos
13/01/2022 19:07 - Karine Alencar


Aumento expressivo na procura por testes de Covid-19 e Influenza, tem sobrecarregado farmácias e pontos de testagens da Capital, além da ausência do Tamiflu, medicação que auxilia no tratamento da influenza A e (H3N2).

A proprietária de uma farmácia localizada no bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande, Flávia França, conta que se preparou para atender a alta demanda, mas não esperava que o número fosse tão intenso.  

"Já estávamos esperando uma nova onda em janeiro, a gente sabia que teria uma demanda maior, mas nem pensava que seria dessa forma. Tínhamos feito uma compra alta de testes e logo que começou o ano, entramos em contato com nossos fornecedores parceiros e fizemos outra compra bem grande", relata.

Para suprir a demanda, Flávia precisou comprar cinco vezes mais testes do que o quantitativo que estocava anteriormente. Além da aquisição em larga escala, foi necessário reestruturar o quadro de colaboradores. "Doa dia para noite, contratei mais oito pessoas para atuar no atendimento domiciliar e no interior da unidade".