Alicia Miyashiro
03/10/2020 10:10
Com incêndios mais intensos e chamas que consomem cada vez mais o Pantanal sul-mato-grossense, os animais acabam ficando feridos, e aqueles que sobrevivem, sofrem com a escassez de alimentos.
Pensando em como lidar com essa situação, os alunos da Escola Municipal Eduardo Olimpio Machado, no Coophavila II, criaram uma campanha para arrecadar frutas, legumes e ovos.
A ação é desenvolvida dentro do projeto “Tribos, nas trilhas da cidadania”, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e credenciado pelo Facebook.
Ao todo, no projeto são 35 alunos do 7° ao 9° ano do ensino fundamental, que recebem todo o apoio da comunidade. A decisão de arrecadar alimentos para os animais, surgiu da ideia conjunta entre professores, alunos, e responsáveis pelo projeto na escola.
“Nós tivemos aulas online como parte do projeto, identificamos o que precisava ser feito e nos organizamos para ajudar. Queremos fazer a diferença”, contou o aluno Felype Santos Monteiro, 13 anos, que está no 8° ano.
Em razão da pandemia da Covid-19, seis alunos se revezam para organizar as doações, utilizando máscara e álcool em gel. Além de luvas e realização de limpeza em todo alimento doado.
“Além de todo cuidado com os alunos, também vamos cuidar da entrega dos alimentos. Colocar em uma área próxima do acesso à água. Pois, por conta do incêndio será difícil para os animais conseguirem alimentos sozinhos”, explicou a bióloga e professora de Ciências da escola, Flávia Maciel.
O projeto também conta com a ajuda da ONG SOS Animais do Pantanal para a entrega dos produtos. “Temos uma professora que a irmã dela faz a ação no estado de Mato Grosso. Juntos conseguimos um caminhão frigorífico para levar tudo o que arrecadarmos para a região pantaneira”, informou Flávia.