Cidades

COMEMORAÇÃO

A+ A-

Corumbá chega aos 243 anos com a expectativa de superar a covid-19 após vacinação em massa

Depois de um ano, cidade volta a ter evento cívico para celebrar aniversário e prepara ações de retomada da economia

Continue lendo...

"Essa data é muito significativa, hoje, para nós, corumbaenses, porque representa um momento que estamos superando dificuldades. 

Não é à toa que dizem que o povo corumbaense é guerreiro e ao mesmo tempo caloroso. São 243 anos de história e glória".

Essa homenagem é do aniversariante do dia. O professor da rede municipal de ensino Rooney dos Santos Souza completa 57 anos neste dia 21 de setembro e conta essa data com muito orgulho porque ele nasceu no mesmo dia de fundação de Corumbá.

Apesar de ter nascido em Ladário, município vizinho, ele considera que as cidades praticamente estão fundidas. Ladário, inclusive, também tem 243 anos, que foram completados em 2 de setembro."

Últimas notícias

O comentário de Rooney sobre superação está com a informação nas entrelinhas de que Corumbá atingiu 77,44% da sua população imunizada com duas doses ou dose única contra a covid-19. 

Esse número, que representa 68.926 pessoas, garante maior segurança sanitária contra o novo coronavírus e permite que na cidade diversas ações passam a ser realizadas.

"Aqui acolhemos pessoas de diferentes nações, diferentes religiões. É uma diversidade. E ainda temos a nossa volta toda essa natureza como principal referencial, que é o Pantanal. É um momento de alegria. Estamos superando tempos difíceis", completa o professor, que foi participar de ato cívico em celebração ao aniversário do município mais antigo de Mato Grosso do Sul.

Por dois anos seguidos agora, Corumbá não tem o desfile para celebrar esse período de festa. Tradicionalmente há engajamento das três forças armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica -, além da participação de todas as escolas e outras entidades que enchem a Avenida Marechal Rondon de milhares de pessoas. 

Por conta da pandemia, esse evento está suspenso, mas diferente de 2020, agora em 2021 já foi possível reunir mais de 150 pessoas na Praça Jardim da Independência para promover uma pequena celebração, com direito a bolo falso e música de parabéns tocada pela banda da Marinha.

Estudantes da Escola Civico Militar Municipal José de Souza Damy acabaram escolhidos para representar as demais instituições de ensino nesse evento. 

O professor aniversariante do dia, Rooney, que atua junto à escola e também é supervisor responsável pelo Núcleo de Gestão de Sistemas de Informação na Secretaria Municipal de Educação, ficou orgulhoso de ver toda a celebração. 

A Escola Civico Militar José de Souza Damy foi escolhida para o ato porque é uma das selecionadas em Corumbá para integrar o Programa das Escolas Civico-militares do governo federal, que conta com apoio de um grupo de monitores formado por militares que são da reserva da Marinha do Brasil.

Ligada ao outro setor de Corumbá que tem grande significado para o município, que é o Carnaval, existe uma corumbaense nata que também deixa mensagem de esperança, precaução e desabafo nesse período de aniversário de 243. 

Tal qual Ronei dos Santos, que ressaltou o fato de a cidade poder promover evento público após a pandemia da covid-19 regredir, Fernanda Vanucci vive a expectativa de a festa do Rei Momo voltar à avenida em 2022, após um ano de lacuna.

A fundadora da Agremiação Mocidade Independente da Nova Corumbá, única escola de samba que representa a zona sul da cidade, que é a região acima do trilho, já viveu no Dom Bosco por boa parte da infância, passou pelo Centro América, Universitário, Vila Mamoma e chegou à Nova Corumbá. 

Com 60 anos, ela comenta que viveu talvez o ano mais triste da vida dela em 2020, mas a partir de 2021 renovou suas forças. 

“Sou muito devota de Nossa Senhora Aparecida, e peço a Deus e com essa minha devoção que devemos celebrar a vida. Não estamos ainda preparados para um Carnaval de esplendor, mas digo para todos que vamos ter um Carnaval de celebrar a vida”, conta.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (Podemos), ressalta que o município está conseguindo superar um dos momentos mais preocupantes e difíceis. 

A pandemia do novo coronavírus tirou a vida de 464 moradores da cidade e impactou a economia. 

Para buscar uma retomada, ele anunciou pacote de obras que chega a quase R$ 95 milhões em recursos a serem investidos em diferentes obras ao longo desse segundo semestre de 2021 e ao longo de 2022.

A meta agora é elevar Corumbá no ranking estadual de volume do Produto Interno Bruto e gerar mais riqueza dentro da cidade. 

De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a cidade ocupa o 5º lugar no ranking estadual em volume de PIB e em 2018, período antes da pandemia, foram R$ 3 bilhões em geração de riquezas. 

A área de Comércio e Serviços foi a que teve a maior contribuição – 72%. Em seguida, como o segundo setor que mais contribuiu apareceu a Indústria com 16% e o Agronegócio,o com quase 11%.

“Vivemos um novo momento, com certeza. Temos muitos investimentos para acontecer. Na cidade todo mundo entende que festa em Corumbá precisa ser feita porque isso está na nossa cultura, é algo que nós somos e é uma tradição. E vamos voltar a realizar isso a partir do próximo ano, com todo o cuidado e atenção ao momento”, aponta Marcelo Iunes.

O atual momento de Corumbá e a expectativa de crescimento gerou até comentário o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

“Corumbá comemora hoje 243 anos com uma história fortemente atrelada às atividades econômicas devido ao movimento portuário e ferroviário. Hoje, o município, que é um dos primeiros de Mato Grosso do Sul, conta com o trabalho do Sebrae que, em conjunto com a prefeitura, tem possibilitado à cidade continuar a crescer, rumo ao desenvolvimento. As ações do Cidade Empreendedora vêm para auxiliar os pequenos negócios, teremos um impacto direto na área de Comércio e Serviços que hoje é a principal vertente econômica da cidade”, ressalta Jaime Verruck.

“Parabéns Corumbá, essa cidade maravilhosa que a gente tanta ama e tem gente espalhada por todo o Brasil”, comemora Fernanda Vanucci.

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).