Cidades

Rodovia

ANTT promete estudo para rever tarifa do pedágio na BR-163

Bancada federal solicitou que se não houver isenção, pelo menos haja tarifa diferenciada

RODOLFO CÉSAR

01/10/2015 - 18h11
Continue lendo...

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) vai estudar a possibilidade de reduzir o preço do pedágio na BR-163 em Mato Grosso do Sul. O estudo técnico deve ser apresentado até dia 3 de novembro. A bancada federal do Estado, por meio de seu coordenador, o senador Waldemir Moka (PMDB), reuniu-se na tarde desta quinta-feira (1º) com o o presidente da agência, Jorge Luiz Macedo Bastos, para fazer a solicitação. Essa já foi a quarta reunião para tratar do assunto.

Diferentes cidades encaminharam à bancada federal pedidos para que houvesse a revisão dos preços e as dificuldades que podem ocasionar essa oneração no transporte. O questionamento principal de diferentes municípios é que o valor praticado estaria muito acima do que havia sido divulgado inicialmente.

Um dos casos que pediu auxílio à bancada federal foi a Câmara de Itaporã, distante 214 km de Campo Grande. Os vereadores aprovaram indicativo de Lindomar de Freitas (PT) pedindo redução do valor porque havia o risco de a usina que fica em Rio Brilhante cortar funcionários porque o transporte terceirizado iria aumentar em ao menos R$ 1 mil ao mês por veículo que busca trabalhadores em Itaporã.

Segundo Moka, outro exemplo apresentado na reunião foi a situação dos moradores do distrito de Anhanduí, que precisam pagar pedágio para transitar dentro do município, quando precisam vir a Campo Grande. "Entre os estudos que serão feitos pela agência, está o que prevê a possibilidade de conceder tarifas diferenciadas, ou mesmo isenção aos usuários de centros que, justificadamente, tenham que se deslocar com frequência por conta de trabalho e estudo", disse o senador, via assessoria de imprensa.

O questionamento da tarifa foi em cima do pagamento de tarifa de 100 km de trecho, quando na verdade alguns casos o percurso é menor. Como acontece entre Anhanduí e Campo Grande e Rio Brilhante e Rio Verde do Mato Grosso.

MEDIDA MAIS VIÁVEL

Como a isenção é uma medida mais difícil de ser conquistada, Moka ponderou que a adoção de tarifas diferenciadas é uma condição mais fácil de se obter. “Isso tem sido feito em outros Estados e é o que deve ser aplicado em Mato Grosso do Sul”, afirmou o senador.

Dirigentes da ANTT consideraram a proposta viável e prometem encaminhá-la à concessionária CCR MSVia para tratativas. O estudo também levará em consideração a isenção por eixo levantado de veículo de carga, que passou a vigorar em 2015 com a Lei do Caminhoneiro.

TRANSTORNO

Voo de Londres da British Airways chega ao Brasil sem bagagens

Companhia disse que várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow

12/01/2025 20h00

Continue Lendo...

Um avião da British Airways vindo de Londres, na Inglaterra, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no sábado, 11, com os passageiros, mas sem as suas respectivas malas. Nas redes sociais, muitos reclamaram da falta de organização da empresa.

"Vocês só tem dois trabalhos - embarcar os passageiros e as malas, e conseguiram falhar com todas as malas do voo", consta em uma das publicações.

De acordo com a British Airways, várias malas de passageiros não puderam ser carregadas na aeronave devido a um problema técnico no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

"Pedimos desculpas aos nossos clientes", disse a empresa em comunicado enviado na manhã deste domingo, 12. "Suas bagagens chegaram no voo seguinte, esta manhã", informou a companhia.

Coxim

Em 48 horas, dois homens morrem em acidentes envolvendo trator

Os dois casos foram registrados em Coxim; vítimas tinham 54 e 62 anos

12/01/2025 18h05

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12) Reprodução: Coxim Agora

Continue Lendo...

Na última sexta-feira (10), Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, morreu atropelado pelo trator que operava em uma fazenda. Na manhã deste domingo (12), Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu "esmagado" pelo trator que ele conduzia

Os dois casos foram registrados no município de Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul, e com menos de 48 horas entre um e outro. Ambos os acidentes estão sendo investigados pela polícia.

Primeiro caso

O primeiro acidente, que vitimou Cicero Santana de Araújo, de 54 anos, aconteceu enquanto ele trabalhava em uma fazenda. Ele teria caído do trator, que passou por cima de seu corpo.

Conforme noticiou o portal "Coxim Agora", ao registrar o Boletim de Ocorrência, o filho da vítima relatou que o terreno íngreme do local pode ter causado o acidente, já que o homem já havia conversado com a família sobre a dificuldade encontrada nesse tipo de terreno durante o trabalho.

Ainda na delegacia, ele afirmou estar em contato com o proprietário da fazenda, que contratava os serviços de Cícero, para entender as circunstâncias do acidente.

Segundo caso

Ari Gomes de Brito, de 62 anos, morreu na manhã deste domingo (12) após o trator conduzido por ele cair de um barranco na Estrada Transpantaneira, em Coxim.

O idoso teria perdido o controle do equipamento, que tombou na lama e ficou com as rodas para cima, o esmagando. Para fazer o resgate do corpo, os bombeiros precisaram utilizar um outro trator para remover o que estava "atolado".

Acidente mais recente aconteceu na manhã deste domingo (12)Reprodução: Coxim Agora

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).