Aulas presenciais retornam nesta segunda-feira (21) nas escolas particulares de Campo Grande e, até o início da tarde, 50, das cerca de 400 escolas da rede privada da Capital, assinaram termo que compromisso com a Vigilância Sanitária para o retorno.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SES), todas as escolas devem cumprir protocolo estabelecido pela Vigilância Sanitária para a reabertura.
No termo, as instituições assinam que estão cientes com o protocolo e que se comprometem a cumpri-lo.
Para o funcionamento das aulas será necessário que as escolas apliquem uma capacidade máxima de 30% dos alunos por sala de aula, distanciamento de 1,5 metros entre as carteiras, os horários de entrada e saída deverão ser escalonados para evitar aglomerações, disponibilizar dispositivos de álcool em gel para limpeza das mães, carteiras e outros utensílios deverão ser constantemente higienizados, entre outros pontos.
Neste primeiro momento, a volta será apenas para a educação infantil, de crianças de 0 a 7 anos, e é opcional aos pais se levam os filhos para a escola ou se eles permanecem fazendo as aulas online.
O descumprimento das medidas poderá acarretar em responsabilização civil, administrativa e penal dos infratores.
Proprietários das escolas que não cumprirem o protocolo de biossegurança poderão responder por crimes contra a saúde pública em geral.
Para o ensino fundamental, médio e superior continuam suspensas as aulas presenciais e o ensino segue remoto.
O acordo foi firmado no dia 3 de setembro e a medida é válida apenas para as escolas da rede particular de Campo Grande e não se estende as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).
Confira as escolas que assinaram protocolo e estão autorizadas a retornar na segunda-feira: