Mesmo com as pancadas de chuva que atingiram o Estado nos últimos dias, o calor deve continuar até o feriado.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem acontecer entre os dias 11 e 20 de outubro no Estado. Porém, o acumulo de precipitação ficará abaixo da média histórica em todas as regiões de MS, com até 50 mm. “As chuvas ainda ocorrerão com certa irregularidade, possibilitando o atraso no período chuvoso em Mato Grosso do Sul”.
A meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues, detalha que a tendência é que a partir de domingo (11) as chuvas retornem em parte da região Centro-Oeste em forma isolada. As temperaturas mais elevadas também começam a diminuir na próxima semana.
“O aumento da umidade vem em parte através dos ventos do noroeste amazônico, que começam a ficar mais úmidos nesta época do ano, da brisa marítima que vem do Oceano Atlântico e de áreas de instabilidade juntamente à aproximação de frente fria no sul do País”, explica Rodrigues.
Rodrigues destaca que as condições de tempo permanecerão estáveis hoje, com temperaturas muito elevadas e índices de umidade relativa do ar em níveis de atenção e alerta no Estado.
Segundo dados do Inmet, as temperaturas de outubro em Mato Grosso do Sul variam entre 18°C e 35°C, e as regiões pantaneira e norte serão as mais quentes.
Ainda de acordo com Inmet, as temperaturas máximas previstas para os dias 10 a 12 de outubro em Campo Grande variam de 38°C a 42ºC. As mínimas se mantêm em torno de 22 °C.