Após 14 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, bebê de 1 mês venceu a Covid-19. Ele continua em observação na enfermaria pediátrica.
Segundo a mãe, recém-nascido, o bebê teve contato com parentes e amigos da família que apresentaram sintomas gripais e, poucos dias depois, apresentou febre e obstrução nasal.
A mãe levou o filho ao Hospital Universitário no dia 21 de julho, de onde ele foi transferido para o Regional, referência para o tratamento da Covid-19 no Estado, onde ele fez o teste no mesmo dia, que resultou positivou no dia 24.
Dois dias após dar entrada no hospital, o bebê teve piora no quadro e foi internado na UTI com insuficiência respiratória grave.
Ele ficou na unidade durante 14 dias, mas se recuperou e hoje está considerado recuperado, sendo transferido para a enfermaria na última quarta-feira (5).
“Ela (a criança) respondeu muito bem ao protocolo médico dado as infecções e inflamações ocasionadas em decorrência da Covid-19, mas nos primeiros dias nos deixou bem preocupados”, disse a médica pediatra e neonatologista do HRMS, Tatiana dos Santos Russi.
Mesmo recuperada, a criança ainda precisará cumprir o protocolo, mantendo isolamento por mais sete dias. A mãe foi orientada também a manter a carteira de vacinação do filho atualizada.
Conforme boletim médico do Hospital Regional, duas crianças estão internadas com Covid-19 e outras três com suspeita da doença.
“Fiquem em casa, protejam seus filhos e sua família”, pediu a diretora-presidente do hospital, Rosana Leite.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Saúde divulgado neste domingo, Mato Grosso do Sul tem 31.344 casos confirmados de coronavírus e 509 mortes.