Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

REVITALIZAÇÃO DO ANHANDUÍ

Trânsito para na Ernesto Geisel para retomada de revitalização do Anhanduí

Trecho de 1,5 km passará por intervenções de infraestrutura por cerca de 90 dias
11/08/2020 12:59 - Rodrigo Almeida


Depois de paralisada, a obra de revitalização do Anhanduí volta à ativa. O que tem que parar, no entanto, é o trânsito. A Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran) interditou manhã desta terça-feira (11) um trecho de 1,5 km ao longo da Avenida Ernesto Geisel. 

Começando na rua Santa Adélia e terminado na rua Ceres no sentido bairro-centro, a obra contará com a implantação de um novo interceptor de esgoto, que será usa para escoar os dejetos do centro da cidade até a Estação de Tratamento no bairro Los Angeles. 

Esse processo de instalação da infraestrutura de esgoto deve demorar 90 dias segundo a prefeitura. No meio tempo, quem precisar passar pela região terá uma rota alternativa disponível, apresentada pela Agetran.

Além disso, será refeito o gabião da margem esquerda, uma estrutura de pedras revestida em forma de cubo por aço galvanizado. Essa solução de engenharia, serve para impedir terrenos instáveis, como o das margens do Anhanduí, de ceder.  

Foi adicionado ao projeto uma nova capa asfáltica para o trecho. Em nota a prefeitura disse que isso não estava previsto no projeto original, que vem desde 2011. O trabalho será executado quadra a quadra, com acesso controlado para os moradores, reduzindo o impacto da interdição. 

Também serão construídas mais bocas de lobo nas pistas marginais para aumentar a capacidade de captação da enxurrada. Será feita uma ciclovia na margem direita até a ponte de travessia na Rua Abolição e na esquerda até a ponte na Rua do Aquário, assim como urbanização e recapeamento das duas pistas da Avenida Ernesto Geisel, numa extensão de 1,6 km. 

O que já foi feito

Parado por nove meses por contingenciamento de recursos do Governo Federal foram concluídos 60% do projeto. No lote 2, entre as ruas Abolição e Bonsucesso, já foi feito 58,67% do gabião e no lote 3, entre as ruas Bonsucesso e Aquário, 48,77%.

O canal já está pronto nas duas margens do lote 1, entre as ruas Santa Adélia vê Abolição. Falta implantar a ciclovia, o guard rail, e urbanizar a área.

Nos outros dois lotes, que juntos têm 1.260 metros, da Rua da Abolição até a Rua do Aquário, a margem direita, sentido bairro, já está pronta. Na margem esquerda, o serviço foi interrompido porque havia risco de danificar o interceptor com a movimentação de terra.

 
 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!