Cidades

COVID-19

Aquidauana decreta lockdown de uma semana

Anastácio, cidade vizinha, preferiu restringir a mobilidade apenas neste fim de semana

Continue lendo...

A prefeitura de Aquidauana decretou o fechamento, a partir das 22h desta sexta-feira (31) até as 5h do dia 7 de agosto de todas as atividades que não sejam consideradas essenciais. A medida vem em consonância com os dados apresentados hoje pelo programa Prosseguir, do governo do Estado em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), e que apresenta o município como de grau extremo em função da pandemia da Covid-19.

De acordo com o decreto, podem funcionar: farmácias 24 horas do dia; supermercado, mercados e padarias das 7h às 17h, de segunda-feira a sábado, e domingo das 7h às 12h; açougue, peixarias e sacolões das 7h às 17h, de segunda-feira a sábado, e domingo das 7h às 12h; clínicas médicas, veterinárias e odontológicas, em regime de urgência e emergência; distribuidoras de gás das 7h às 17h, de segunda-feira a sábado, e domingo das 7h às 12h; postos de combustíveis 24 horas, devendo permanecerem fechados os anexos de serviço de lanchonete e restaurantes; serviços funerários; atividades industriais e de produção; órgãos públicos e repartições públicas em geral, desde que adotadas as medidas de controle sanitário; e agências bancárias, com atendimento exclusivo pelo sistema de autoatendimento e caixas eletrônicos, com exceção da Caixa Econômica Federal, em razão do pagamento do Auxílio Emergencial.

O prefeito da cidade, Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB), classificou a situação de Aquidauana, que tem hoje 369 casos confirmados da Covid-19 e 12 mortes pela doença como “uma tragédia”. “Estou muito preocupado, mas vamos tentar fazer o melhor para a nossa população”.

Segundo o gestor, logo após ser anunciada a medida, a administração começou a ser criticada por parte da população, contrária ao lockdown, que foi recomendado pelo governo do Estado e é uma prática adotada em várias regiões do país para reduzir a velocidade de contaminação pela doença. “Não está sendo fácil, os empresários estão me criticando aqui”, contou.

Ainda conforme o decreto, o toque de recolher vigorará das 18h às 5h, incluisive na zona rural, distritos e assentamentos, no período do lockdown. Enquanto o decreto estiver em vigor, a entrada nos estabelecimentos comerciais essenciais que permanecerão abertos, será de duas pessoas da mesma família, “devendo os indivíduos do grupo de risco evitarem deslocamentos nos estabelecimentos comerciais”

A utilização de espaços públicos como praças, espaços esportivos, também está proibida, assim como toda a circunscrição no município, incluindo zona urbana e rural, de pessoas ou grupo de pessoas oriundas de outras cidades ou Estado. “Ressalvadas situações de extrema necessidade, urgência ou emergência devidamente comprovadas documentalmente perante a fiscalização sanitária”.

Essa determinação será fiscalizada por meio de barreiras sanitárias instaladas, podendo o município requisitar auxílio das forças militar e civil. “Excetua-se a regra prevista no presente dispositivo a entrada de pessoas responsáveis por transporte de animais, além de transportes de cargas e suprimentos com a finalidade de abastecimento dos estabelecimentos comerciais, bem como os cidadãos Anastacianos que exercem atividades laborativas em Aquidauana”.

Os acessoas ao Distrito de Piraputanga, pela BR-262, estão temporariamente interditados.

Os estabelecimentos comerciais que descumprirem o decreto terão o alvará de funcionamento suspensos por 30 dias e, no caso de reincidência, a suspensão será dobrada para 60 dias. A fiscalização será feita pelo setor de vigilância sanitária e epidemiológica do município, com auxílio e apoio das forças civis e militares. 

ANASTÁCIO

Já em Anastácio, município vizinho a Aquidauana, determinou que durante este sábado (1º) e domingo (2) haverá restrição de circulação da população e também a entrada na cidade de pessoas residentes fora de seu território, “a contar das 20h de 31 de julho de 2020 até as 7h do dia 03 de agosto de 2020”.

No sábado, a população poderá circular pela cidade apenas se for por “motivo de força maior”, como: para a aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal; para o comparecimento, próprio ou de uma pessoa como acompanhante, a consultas, tratamentos ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde; para realização de operações de saque e depósito de numerário; e para a realização de trabalho, nos serviços e atividades consideradas essenciais.

“A circulação de pessoas com febre, falta de ar, tosse, dor no corpo ou qualquer outro sintoma da Covid-19 somente é permitida para os fins estabelecidos no inciso II do caput deste artigo, assistida de uma pessoa”, diz trecho do decreto.

O horário de funcionamento do comércio também foi reduzido no sábado e no domingo apenas o essencial deverá ser aberto. 

Amanhã, supermercados, mercados e padarias poderão funcionar até as 17h. Já o comércio em geral poderá funcionar até as 12h. Farmácias e postos de combustíveis poderão funcionar 24 horas.

As restrições maiores serão impostas no domingo, quando fica proibida a circulação de pessoas, abertura de estabelecimentos comerciais de qualquer espécie, com exceção de estabelecimentos farmacêuticos e postos de combustíveis. 

“Fica proibida toda e qualquer reunião, pública ou privada, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitem, independentemente do número de pessoas. Incluem-se no disposto no caput deste artigo as atividades religiosas, podendo ser realizadas de modo remoto”. 

Mato Grosso do Sul

Domingo tem temperaturas acima dos 40 e sensação térmica de 48ºC

Na região norte do estado, umidade relativa do ar chegou a 7%

08/09/2024 18h30

Em Campo Grande, a máxima registrada foi de 38,7ºC, com sensação térmica de 44ºC.

Em Campo Grande, a máxima registrada foi de 38,7ºC, com sensação térmica de 44ºC. Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste domingo, termômetros chegaram a marcar 41,6ºC em Mato Grosso do Sul, com sensação térmica de 48ºC, conforme levantamento divulgado pelo meteorologista da Uniderp, Natalio Abraão.

A maior temperatura, de 41,6ºC, foi registrada em Aquidauana, município 139 km a oeste de Campo Grande. A sensação térmica na cidade, neste domingo, foi de 47ºC, ficando atrás apenas da registrada em Porto Murtinho, município localizado no estremo oeste do estado, que foi de 48ºC; os termômetros registraram 41,5ºC.

Outros quatro municípios dos 33 monitorados tiveram temperaturas acima dos 40ºC:

  • Nhumirim: 41,4ºC, com sensação térmica de 46ºC;
  • Corumbá: 41,1ºC, com sensação térmica de 47ºC;
  • Miranda: 40,7 ºC, com sensação de 46ºC;
  • Água Clara: 40,1ºC, com sensação de 45ºC.

Em Campo Grande, a máxima registrada foi de 38,7ºC, com sensação térmica de 44ºC.

Clima desértico

Além das altas temperaturas, o estado vem sendo "castigado" pelo tempo seco. Neste domingo (8), a umidade relativa do ar chegou a 7%, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O índice baixo e alarmante foi observado às 15h, nos municípios de Coxim e Sonora, ambos localizados na região norte do estado.

Em Costa Rica, também no norte de MS, a umidade foi de 9% no mesmo horário. Confira o levantamento completo:

Município Umidade Relativa Mínima*
Coxim, Sonora 7%
Costa Rica 9%
Amambai, Aquidauana, Jardim, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia 10%
Água Clara, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Maracaju, Miranda, Porto Murtinho 11%
Campo Grande, Chapadão do Sul, Ivinhema, Ponta Porã, Três Lagoas 12%
Bataguassu, Paranaíba, Rio Brilhante 13%
Itaquiraí, Juti 14%
Sete Quedas 15%
*Às 15h

Previsão

Conforme noticiado no dia 30 de agosto, a meteorologia espera que a onda de calor, que atinge o estado desde o dia 2 de setembro, dure até o dia 19 deste mês.

Em Campo Grande, o cenário deve se manter o mesmo observado neste domingo durante toda a semana, segundo o Clima Tempo. São esperadas mínimas de 25ºC e máximas de 38ºC, e a umidade deve variar entre 14 e 27%.

Para Dourados, são esperadas mínimas de 21ºC e máximas de 40ºC, com umidades que variam de 13 a 50%.

Em Três Lagoas, as máximas também podem chegar aos 40ºC, e as mínimas a 21ºC, e umidades mínimas e máximas de 13 e 70%.

Corumbá terá temperaturas máximas de 41ºC, mínimas de 21ºC e umidades que variam de 11 a 56%.

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Carreta que transportava soja tomba em trecho da BR-163

A pista foi interditada por meia hora nesta tarde. No momento, o fluxo segue normal

08/09/2024 18h00

Carreta carregada de soja tomba em trecho da BR-163

Carreta carregada de soja tomba em trecho da BR-163 Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Na manhã deste domingo (08), uma carreta, que levava um carregamento de soja, tombou no KM 495 Sul, da BR-163. O motorista não ficou ferido.

Segundo informações da CCR MS, a pista só foi interditada para realizar o destombamento, que ocorreu das 15h às 15h35. No momento, o fluxo segue normal.

Outros acidentes

Em agosto deste ano, uma outra carreta que levava soja, tombou no km 609, na BR-163, no município de São Gabriel do Oeste. O motorista, um homem de 43 anos, não sofreu ferimentos graves.

De acordo com informações, o veículo perdeu o controle e acabou tombando. A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a CCR MSVia foram acionadas e estiveram no local. 

Já em junho, ainda na BR-163, em Belterra, oeste do Pará, um motorista de uma carreta que transportava produtos de lojas virtuais, perdeu o controle da direção e tombou o veículo. O motorista sofreu escoriações devido ao acidente.

Rodovia da morte

Números compilados de 2018 mostram que no Mato Grosso do Sul e na Região Centro-Oeste, a BR-163 ainda mantinha o título de "rodovia que mais mata", sendo que a privatização de 2013 buscava tirar o título macabro do trecho. 

Cerca de dois anos após a privatização, os números de 2015, de fato, apontavam para uma queda de mais de 50% nas mortes, com a PRF indicando que os 64 óbitos de 2014 haviam caído para apenas 30 em 2015.

Acontece que os números voltaram a subir, e as melhorias na via estão paradas há sete anos, já que a CCR MSVia, não cumpriu com o contrato, que previa a duplicação de todos os 845 km da BR-163, de Mundo Novo, na divisa com o Paraná, a Sonora, na divisa com o Mato Grosso. Desde o início da concessão, há dez anos, foram duplicados apenas cerca de 155 km.

O prazo para a duplicação completa terminaria em 2024, mas a concessionária fez apenas a duplicação necessária para iniciar a cobrança de pedágio, nos três primeiros anos.

A rodovia não recebe investimentos desde 2017, quando a empresa solicitou o reequilíbrio do contrato. A CCR chegou a dizer em 2019 que não tinha interesse em permanecer com a rodovia e até cobrou a devolução de ativos da União, no valor de R$ 1,4 bilhão.

Desde então, o Governo Federal vem prorrogando o contrato com a CCR MSVia para a administração da BR-163.

Em 2023, foram realizadas audiências públicas em Brasília e em Mato Grosso do Sul para debater o futuro da rodovia federal que corta o estado. Em julho, uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a assinatura do acordo consensual entre o Governo e a CCR MSVia.

Dois meses depois, a União e o Estado fizeram uma proposta para que a CCR MSVia continuasse com a concessão, apresentando regras para assinatura do novo contrato, como a manutenção do pedágio, a duplicação de mais 68 km de rodovia e a implantação de 63 km de faixa adicional, 8 km de marginais e 9 km de contornos.

A CCR MSVia teria mais 20 anos com a BR-163, porém, com esse novo acordo, o prazo será estendido por mais 15 anos. Nos primeiros três anos contratuais, haverá investimento de boa parte do total de recursos destinados.

A empresa promete a duplicação de mais 190 km e mais 170 km de terceira faixa.

O novo contrato, que prevê R$ 12 bilhões de investimento na rodovia, deveria ter sido assinado no primeiro mês de 2024. No entanto, um impasse do Tribunal de Contas da União atrasou o processo, que ainda está parado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).