Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VILÃO

Ar-condicionado pode espalhar o novo coronavírus

Estudo foi feito na China, após pessoas que frequentavam mesmo local contraírem doença
29/04/2020 17:31 - Da Redação


 

Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, na China, identificou que em ambientes fechados, o ar-condicionado pode ajudar na transmissão da Covid-19, o novo coronavírus, para as pessoas que ali estiverem.

Conforme os pesquisadores, a ideia surgiu da identificação de nove pessoas que requentavam um mesmo restaurante e foram diagnosticadas com a doença. Quatro eram da mesma família, mas as demais só frequentavam o local.

 
 

Essas pessoas estiveram no restaurante no dia 24 de janeiro deste ano e nenhum deles apresentava sintomas do novo coronavírus. Porém, horas depois uma senhora de 63 anos, que foi ao local com quatro familiares, teve febre e tosse e foi diagnosticada com Covid-19.

Após duas semanas deste primeiro caso, outras nove pessoas que estiveram no restaurante, no mesmo dia e mesmo período que essa senhora, também foram diagnosticados com a infecção. Quatro eram parentes da idosa e poderiam ter sido contaminados em outro momento. Entretanto, para as outras cinco vítimas o restaurante pode ter sido a fonte do vírus. 

Conforme análise dos pesquisadores, a chave para esse contágio pode estar na direção do fluxo de ar. Como o ambiente era fechado e a circulação de ar era feita por ar-condicionado e a disposição das mesas onde estavam as pessoas infectadas corresponde ao caminho que era percorrido pelo fluxo de ar do aparelho, o que indicou o movimento feito pelo vírus. Por conta disso, as outras 73 pessoas que estiveram no local e não se contaminaram.

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo....