Artigos e Opinião

CORREIO DO ESTADO

Editorial desta segunda-feira: "Avaliação e reflexão"

Editorial desta segunda-feira: "Avaliação e reflexão"

Redação

05/10/2015 - 00h00
Continue lendo...

O resultado da avaliação do governador é oportunidade de se rever condutas e questionar os motivos da mudança do pensamento do eleitor sul-mato-grossense.

Há nove meses, Reinaldo Azambuja assumiu o governo em Mato Grosso do Sul. Para muitos, o perfil de gestão ainda é incógnita, o que pode explicar a queda no índice de aprovação da administração tucana no Estado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems). O estilo discreto e comedido pode estar o prejudicando, além de ações polêmicas e que mexem no bolso da população. O resultado da avaliação do governador é oportunidade de se rever condutas e questionar os motivos da mudança do pensamento do eleitor sul-mato-grossense.

A edição de hoje do Correio do Estado mostra a oscilação do desempenho de Azambuja, segundo a população ouvida em Campo Grande. A expectativa inicial, em dezembro de 2014, era de que o governo tucano seria ótimo ou bom para 67,48% dos entrevistados, na primeira pesquisa feita pelo Ipems. O índice não se concretizou depois da posse. 

A aprovação despencou em apenas dois meses, chegando a 35,69% em fevereiro de 2015. A recuperação veio em maio e julho, com percentuais de 48,75% e 46%, respectivamente. Em agosto, nova queda, 34,25% e, agora, uma leve melhora - 39,5% - mas que não chega nem perto do patamar inicial, baseado no que esperavam  os eleitores da nova gestão. 

O ano de 2015, infelizmente, está sendo marcado mais pelos escândalos desencadeados com as operações Lama Asfáltica e Coffee Break, do que pelas ações positivas da nova gestão. Embora haja feitos  louváveis, como a Caravana da Saúde, com números expressivos de atendimentos à população pelo interior de Mato Grosso do Sul, ainda há muitas dúvidas nos rumos que a administração está tomando.

A própria caravana, modelo copiado dos estados de Goiás, São Paulo e Paraná, custa R$ 18 milhões aos cofres públicos, recursos que são repassados ao Instituto Fábio Vieira, responsável pelas cirurgias de catarata, o carro chefe do projeto. Está sendo projeto eficaz na solução em curto prazo de problemas pontuais e,  por mais que deixe  na cidade equipamentos e aporte de recursos, no geral, a estrutura continua praticamente a mesma, sem mudanças significativas no modus operandi via SUS.

A “terceirização” de serviços, aliás, é assunto polêmico e que ainda será tema de acalorados debates com Assembleia Legislativa. A pretensão de fazer parceira público-privada de R$ 1,7 bilhão na Sanesul já tem opositor entre os deputados: Barbosinha (PSB), que foi presidente da Sanesul até dezembro do ano passado. Justificando eficiência é que este e outras propostas semelhantes estão em andamento, como a locação de viaturas e a regulamentação das Organizações Sociais de Saúde para gestão hospitalar.

Porém, o que está ganhando no quesito de impopularidade é o pacote de tarifas preparado pelo Executivo. A ampliação da cobrança do IPVA foi aprovada, mas o aumento das taxas de produtos considerados supérfluos e do ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação) ainda estão rendendo debates e críticas de parlamentares. Aumentar impostos nunca é considerada melhor opção pela população; caso não mostrem a eficiência desejada para desenvolvimento do Estado, é certo que irão contribuir negativamente para o desempenho de Azambuja nos próximos meses. 

Editorial

Quando a esperança pede uma pausa

A história da Malha Oeste não precisa terminar no abandono, mas também não pode continuar sendo contada apenas com promessas

14/05/2025 07h15

Arquivo

Continue Lendo...

Em certos momentos, parar para ajustar a esperança não é desistir, mas uma escolha prudente diante da realidade. Refrear expectativas é um gesto de maturidade coletiva, sobretudo quando se trata de políticas públicas e infraestrutura. É dessa pausa que falamos quando olhamos para o caso da Malha Oeste, ferrovia que atravessa Mato Grosso do Sul de leste a oeste e que há décadas vive em estado de abandono, sob uma concessão que pouco contribuiu para o desenvolvimento que dela se esperava.

A Rumo, atual concessionária, praticamente sucateou a estrutura da Malha Oeste. A inércia foi tamanha que, agora, o governo tenta encaminhar a relicitação da ferrovia, na tentativa de atrair novos investimentos.

Porém, sejamos francos: o trem das grandes expectativas já passa e está passando. Depois que passar, talvez ele nem volte a apitar na mesma estação. O tempo perdido foi demais. As promessas vazias, numerosas. A hesitação custou caro.

Enquanto se aguardava um plano concreto de revitalização, as empresas que poderiam justificar economicamente a reativação da ferrovia seguiram outro rumo. Literalmente. Projetos logísticos começaram a ser traçados de forma independente, como o leitor verá em outras matérias desta edição. Essa movimentação revela que o setor produtivo já não deposita confiança no futuro da Malha Oeste.

Não se trata apenas de frustração com a concessionária. A situação se agrava porque a mesma empresa que negligenciou a Malha Oeste opera, com rentabilidade e eficiência, uma ferrovia no norte do Estado. E é justamente para essa rota que as gigantes da celulose começam a voltar seus esforços logísticos, seja por trilhos ou por rodovias. O efeito dominó é claro: a Malha Oeste vai ficando para trás, esquecida nas margens da história e da competitividade.

Essa tendência é reforçada por uma conjuntura nacional nada favorável. O investimento público em infraestrutura, que já foi motor de desenvolvimento, hoje é cada vez mais raro. Os recursos mínguam e o governo federal parece mais preocupado em alimentar uma máquina pesada e ineficiente. A prioridade, ao que tudo indica, são as emendas parlamentares paroquiais, moeda de troca política que pouco ou nada contribui para transformar realidades estruturais como a da ferrovia sul-mato-grossense.

É por isso que, ao falarmos da Malha Oeste, talvez o mais honesto seja, sim, pausar. Esperar menos para sofrer menos. Não se trata de desistir de lutar por desenvolvimento ou pela reativação dos trilhos, mas de entender que, sem mudanças estruturais, tanto na forma de concessionar quanto de investir, qualquer nova esperança poderá ser apenas mais um vagão vazio passando em vão.

Cabe à sociedade civil, aos empresários e aos líderes políticos pressionar por modelos viáveis e sustentáveis. A história da Malha Oeste não precisa terminar no abandono, mas também não pode continuar sendo contada apenas com promessas. Nesse momento, a pausa na esperança pode ser o primeiro passo para, quem sabe, reconstruí-la com mais responsabilidade e realismo.

Assine o Correio do Estado

ARTIGOS

Como a Selic a 14,75% afeta o seu bolso

13/05/2025 07h45

Arquivo

Continue Lendo...

O Banco Central (BC) apertou o freio na economia: elevou a taxa Selic para 14,75% ao ano, o maior nível em duas décadas. A medida é uma resposta direta à inflação que insiste em pesar no bolso do brasileiro, hoje em 5,48% – bem acima da meta oficial de 3% ao ano. Mas o que isso significa, na prática, para quem está longe dos gabinetes e mais perto do supermercado?

A lógica é simples. Quando os juros sobem, pegar dinheiro emprestado fica mais caro. Com isso, as pessoas compram menos e as empresas ficam com mais dificuldade para investir. A ideia é esfriar a economia e, assim, conter a alta dos preços. É um remédio amargo, mas, segundo a teoria, é necessário para manter a inflação sob controle e preservar o poder de compra.

Além disso, essa alta torna o Brasil mais atraente para investidores internacionais. Com juros mais altos, aplicações em reais se tornam mais lucrativas, o que ajuda a valorizar o real frente ao dólar – algo que também influencia no preço de produtos importados.

Apesar de a medida ser um esforço claro para conter a inflação, há uma pedra no caminho: os gastos do governo. Enquanto o BC tenta conter a circulação de dinheiro, políticas públicas que aumentam os gastos, como benefícios sociais ou estímulos ao consumo, podem ir na direção contrária, criando um conflito entre a política monetária (juros) e a política fiscal (gastos públicos).

Isso é chamado de paradoxo da política econômica. Traduzindo: é como tentar enxugar o chão com a torneira aberta. Se o governo gasta muito sem compensar esse aumento com receitas, a dívida pública cresce, o risco de descontrole fiscal aumenta e a inflação pode voltar com força. Nesse caso, o BC pode ser forçado a manter os juros altos por mais tempo – o que prolonga o aperto, ou a inviabilidade, para todos.

Nem todo mundo consegue “evitar dívidas” ou “planejar melhor”, como tanto se recomenda. Para milhões de brasileiros, o salário acaba antes do fim do mês e o cartão de crédito vira a única saída. Nesse cenário, o aumento da Selic é especialmente cruel.

Seguem dicas: o rotativo do cartão é uma das formas de crédito mais caras do mercado. Com juros altos, a dívida cresce em ritmo acelerado. Quem está no rotativo deve, se possível, buscar alternativas, como um empréstimo com taxas menores, por exemplo, o consignado. Fale com o seu gerente do banco para trocar dívida cara por dívida menos cara.

As compras parceladas aliviam o mês, mas podem virar armadilhas. Em tempos de Selic alta, o parcelamento costuma embutir juros cada vez mais altos. Vale fazer as contas antes de fechar a compra – e evitar parcelar bens de consumo não essenciais. Se a renda já está comprometida, negocie. Muitos bancos estão mais abertos à renegociação, especialmente diante de cenários tão desafiadores. Não hesite em buscar condições melhores para alongar ou reorganizar suas dívidas.

Sempre procure orientação. Há programas de educação financeira gratuitos que podem ajudar a organizar o orçamento e tomar decisões mais conscientes, como os oferecidos pelo BC, por cooperativas de crédito e até na internet, mas é preciso cautela com as ajudas buscadas na rede, já que aparecer pessoas que aproveitam dessa fragilidade para te vender soluções mágicas que, da noite para o dia, prometem “transformar a sua vida financeira”.

Para todos – mesmo quem não está endividado – a nova Selic tem efeitos imediatos:

  • Rotativo do cartão de crédito e cheque especial: os juros ficam ainda mais pesados. Pague o total da fatura. Nem que seja com um outro empréstimo, como disse anteriormente, “menos caro”;
  • Financiamentos e compras a prazo: o custo aumenta. Reavalie o momento e a prioridade;
  • Compras do dia a dia: a inflação ainda está presente. Vale comparar preços, trocar marcas e cortar excessos. Evite compras impulsivas;
  • Investimentos: o momento favorece aplicações conservadoras como Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária, que rendem mais com a Selic alta.

O Banco Central já deixou claro que, se a inflação não ceder, os juros podem subir mais. Mas manter a Selic nas alturas por muito tempo traz seus próprios riscos, como frear demais a economia e afetar o emprego.

O equilíbrio entre segurar os preços e cuidar das contas públicas é delicado – e fundamental para que a economia volte a crescer sem penalizar ainda mais quem já está no limite. Enquanto isso, o brasileiro segue entre o aperto e a esperança. Os pensamentos de ordem continuam sendo os mesmos: lucidez e decisões conscientes.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).