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CORREIO DO ESTADO

Editorial desta sexta-feira: "Triste sina de 2012"

Editorial desta sexta-feira: "Triste sina de 2012"

Redação

14/08/2015 - 00h00
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A mudança de perfil de candidato é um exercício saudável e que pode, sim, dar bons frutos; mas, infelizmente, não foi o caso em Campo Grande 

Um ano e cinco meses depois da cassação de Alcides Bernal, a população de Campo Grande vive novamente a incerteza em relação à prefeitura da cidade. Ontem, em sessão tensa, a Câmara de Vereadores aprovou Comissão Processante que pode cassar o mandato de Gilmar Olarte. O ocorrido ontem é mais um desdobramento do resultado das eleições de 2012, quando  os eleitores apostaram na renovação política, mas presenciaram sucessão de medidas que se mostraram equivocadas e comprometeram a permanência de Bernal no cargo. Também foi atingida a administração da cidade, com reclamações de falta de limpeza urbana, da continuidade de obras e suspensão do pagamento de prestadores de serviços. 

Quando Gilmar Olarte assumiu a função, em março de 2014, esperava-se que o furacão tivesse passado e a cidade pudesse voltar, ao menos, à mínima normalidade. Afinal, o novo prefeito teria apoio na Câmara de Vereadores e a governabilidade – comprometida no embate entre Bernal e os parlamentares – poderia tornar-se viável. Porém, não foi o que aconteceu. A crise econômica atropelou as gestões públicas, fruto de medidas equivocadas do governo do PT. Os administradores deveriam, então, tomar medidas de redução de gastos, para não comprometer os projetos em andamento. Em vez disso, o que se viu na gestão de Olarte foi o inchaço da folha de pagamento, com a contratação de 1.044 comissionados, que, até onde se sabe, não estão no topo da lista de cortes feitos até agora. Desde que a retração tomou grandes proporções, os cortes feitos no Executivo parecem não ter surtido grande efeito. O pagamento aos servidores, depois de duas décadas sendo feito até o quinto dia útil, passou a ser escalonado, com servidores de maiores ganhos recebendo no fim do mês. A mesma medida pode ser adotada em setembro, já que as dificuldades permanecem, e a meta de economia fica no limiar do necessário.

Agora, Olarte é réu em processo de corrupção e lavagem de dinheiro, bem como alvo de comissão processante na Câmara de Vereadores. Se o grupo realmente irá afastar o prefeito do cargo, é uma dúvida que toda a população tem, uma vez que os vereadores que compõem o grupo fazem parte da base aliada – até o relator, que tem papel fundamental nos rumos dos trabalhos. Independentemente do desfecho, o que permanece é o clima de instabilidade na cidade. Desde que houve tentativa de experimentar e renovar, todos estão pagando por isso. A mudança de perfil de candidato é um exercício saudável e que pode, sim, dar bons frutos; mas, infelizmente, não foi o caso em Campo Grande. Olarte, permanecendo no cargo ou não, representa o equívoco que começou a ser criado a partir da eleição de Alcides Bernal. No mês do aniversário de 116 anos de uma capital tão promissora, o que fica é sentimento de tristeza e decepção pelo que ainda pode acontecer.

E, como se não bastasse a situação no cenário da Capital ser ruim, ainda há a preocupação com a política econômica nacional, trêmula das pernas e sem rumo. Resta ao eleitor pensar uma, duas, dez vezes na escolha do candidato. Cada vez mais, é importante selecionar com cuidado, não por amizade ou por quanto o seu voto “vale”. O critério tem que passar por competência, lisura e preparo para assumir funções no Executivo e Legislativo.

ARTIGOS

Os impactos das alterações em subvenções para investimentos no agronegócio

31/12/2024 07h50

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As chamadas subvenções para investimento são uma espécie de benefício fiscal concedido pelo poder público para que as pessoas jurídicas que tributam pelo lucro real, incluído o produtor rural, instalem ou expandam seus negócios em determinadas regiões ou em determinados setores de atuação e, com isso, contribuam para o crescimento econômico do País.

Esses benefícios foram concedidos de diversas formas ao longo dos anos, gerando alguma redução ou isenção de tributos àqueles contribuintes aos quais eram concedidos, por sua vez, implicando uma melhora no resultado da atividade.    

Sobre esses tributos, que eram reduzidos ou deixavam de ser pagos, era discutida a incidência ou não de outros tributos, como o IRPJ e a CSLL, uma vez que, apesar de se tratar de um ganho econômico, esses valores não eram resultados da atividade propriamente dita, mas tão somente de uma economia fiscal.

Por muitos anos, o Poder Judiciário analisou a classificação das subvenções, separando-as em dois grupos, de investimento ou de custeio, e considerando se facultativos ou obrigatórios, entre outros possíveis requisitos, para apurar os efeitos desses benefícios, para fins de possível tributação dos valores em IRPJ e CSLL.

Além disso, diversas discussões foram instauradas perante o Poder Judiciário para tratar das possíveis diferenças entre subvenção relacionada a crédito presumido de ICMS e as subvenções de redução de base de cálculo, isenção, entre outras, e o efeito dessas diferentes classificações para a incidência ou não de IRPJ e CSLL.

Nesse cenário, a partir de 2017, houve alteração legislativa para constar que todas as subvenções seriam “subvenção de investimento”, não havendo mais nenhuma separação. Também nesse período foi realizado julgamento do EREsp nº 1.517.492, que entendeu pela não incidência de tributos sobre a subvenção na modalidade crédito presumido de ICMS, sendo irrelevante a classificação no conceito de investimento ou custeio.

Após, em abril de 2022, a partir do julgamento do REsp nº 1.968.755 do STJ, inaugurou-se um novo litígio sobre o tema, em razão dos contribuintes buscarem estender o conceito de não tributação adotado para as “subvenções de crédito presumido de ICMS” e para as “subvenções de isenção e redução da base de cálculo de ICMS”.

A seguir, em 2023, o STJ decidiu, por meio do Tema nº 1.182, que qualquer subvenção poderia ser excluída da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, desde que os valores fossem computados contabilmente em conta de Reservas de Lucros – Reserva de Incentivos Fiscais no patrimônio líquido.

Aparentemente, o assunto estaria resolvido e, portanto, bastava que as subvenções fossem classificadas e segregadas em uma conta de Reserva de Lucros – Reserva de Incentivos Fiscais para que ficasse livre da tributação de IRPJ e CSLL.

Contudo, e com objetivo de estancar a perda de receita tributária que essa decisão representaria, no fim do mesmo ano, o governo publicou a Lei nº 14.789/2023, que trouxe diversos requisitos a serem cumpridos para que os valores relativos a subvenções sejam abatidos do IRPJ e do CSLL ou considerados como crédito para abatimento desses e de outros tributos federais.

Assim, atualmente, a regra geral é de que há incidência de IRPJ e CSLL sobre as subvenções, exceto se atendidos os requisitos da Lei nº 14.789/2023, que entre outros pontos limitou a não tributação a apenas a 25% do crédito experimentado e após procedimento de pré-cadastro e aprovação sistêmica, ou seja, dificultando o dia a dia e atingindo o bolso do contribuinte.

Todavia, considerando o vaivém legislativo, bem como as diversas argumentações jurídicas possíveis contra a referida tributação, o assunto ainda não está encerrado e deve ser palco de alta litigiosidade, considerando que os contribuintes tendem a ingressar com ações judiciais, objetivando tanto a não inclusão do valor de subvenções para investimento na base de cálculo dos tributos referidos quanto a não aplicação da nova diretriz de tributação – definida pela nova legislação – ao crédito presumido de ICMS.

Recomendamos que o contribuinte fique atento às mudanças legislativas e procedimentais, bem como à evolução das discussões na esfera contenciosa tributário.

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ARTIGOS

Campanha educativa é fundamental para a implantação do Drex

31/12/2024 07h15

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O Banco Central (BC) está avançando rumo à implementação do Drex, a moeda digital brasileira, porém, vem enfrentando alguns desafios. Já entrando na segunda fase de testes, a moeda digital brasileira ainda carece de uma solução definitiva de sigilo que atenda à legislação brasileira. De quatro ferramentas de privacidade disponíveis, nenhuma delas conseguiu atingir todos os requisitos. Essa é uma questão fundamental ainda a ser resolvida.

Além disso, a segunda fase de testes traz algumas novidades: permitirá que ativos que não estejam sujeitos à regulação do BC possam ingressar na plataforma, começará a avaliar a adoção de contratos inteligentes e incluirá mais participantes no projeto-piloto. Dentro desse cenário, o Banco Central já prevê que a implantação do Drex deve ser adiada para 2025.

Na primeira fase do projeto-piloto, o BC elegeu 13 casos de uso, de um total de 42 propostas apresentadas pelos 16 consórcios que estão no piloto. Os escolhidos incluem tópicos de transações com diferentes ativos, como imóveis, automóveis e cédulas de crédito bancário (CCBs). 

No caso da compra e venda de carros, por exemplo, o Drex poderia resolver um dilema clássico: como fazer a transferência da posse sem receber o pagamento ou, do lado do comprador, depositar o valor da transação sem ter o bem em seu nome. Com o Drex, essa jornada de compra, baseada em fluxo de dados, será simultânea, transparente, segura e fluida, praticamente sem fricções. 

É todo um novo mundo que se abre para agentes financeiros, porém fica claro que a aplicação da moeda digital brasileira não será tão intuitiva quanto o Pix, sistema instantâneo de pagamentos que ganhou a adesão imediata e incondicional dos brasileiros. 

A pesquisa Da cédula ao Drex: a evolução do real em 30 anos, realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) para o Mercado Pago, revela que 46% dos entrevistados não sabem se vão migrar para a moeda digital, refletindo incertezas quanto à aplicação dessa ferramenta. Essa insegurança pode derivar da falta de familiaridade com a blockchain e sua usabilidade. Detalhe: segundo a mesma pesquisa, 50,5% deles acreditam que o papel-moeda desaparecerá em 10 anos. 

Por conta de golpes anteriores e da volatilidade de ativos sem lastro, como Bitcoin e Ethereum, parte da população pode se sentir cautelosa em relação à tecnologia blockchain. Sempre vale a pena lembrar que, diferentemente de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, o Drex será lastreado no real, o que aumenta o seu alcance. 

Para estimular a adesão da população brasileira à moeda digital, é crucial investir em campanhas educativas para a chegada do Drex, um aspecto muitas vezes subestimado, mas tão importante quanto a fase de testes do modelo piloto. 

O Brasil é reconhecido como um terreno fértil para a implementação de novas tecnologias financeiras. A transformação digital já é uma prioridade para as empresas brasileiras, impulsionando eficiência, produtividade e competitividade. No entanto, para garantir que essa recepção continue, a educação financeira deve ser constantemente promovida.

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