Artigos e Opinião

CORREIO DO ESTADO

Editorial deste sábado: "Por um trânsito mais seguro"

Editorial deste sábado: "Por um trânsito mais seguro"

Redação

15/08/2015 - 00h00
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O que deve ser levado em consideração é que há outros fatores que contribuem para mais mortes e acidentes no trânsito. Um deles, é a infraestrutura de ruas e avenidas.

O trânsito de Campo Grande já acumula 48 mortes desde o início do ano. Número que serve de alerta aos motoristas e deveria despertar preocupação nas autoridades locais. Deste total de vítimas, 32 são motociclistas, outro dado importante para entender o problema que o trânsito causa não somente na famílias das vítimas, ou com as centenas de pessoas que ficam feridas devido às tragédias.

O que é necessário para tornar o trânsito de Campo Grande mais seguro e ordenado, não é somente educação dos motoristas e maior rigor na fiscalização por parte da Polícia Militar, Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e Guarda Municipal, únicos temas abordados pelas autoridades, sempre quando a quantidade de acidentes aumenta.

Evidente que um motorista bem preparado, que tenha consciência de todas as leis de trânsito, e que as cumpra, sobretudo pelo temor de ser multado ou até mesmo preso, é essencial para uma perfeita convivência entre motoristas de carros, caminhões e motocicletas e ciclistas e pedestres. Mas há outros fatores que também influenciam nos índices de violência.

que deve ser levado em consideração é que há outros fatores que contribuem para mais mortes e acidentes no trânsito. Um deles, é a infraestrutura. Ruas bem sinalizadas, com asfalto em boas condições (sem buracos ou obstáculos) também reduzem a violência, e aumentam o respeito às leis de trânsito, segundo estudos de vários órgãos da área, entre eles o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em vias em que as faixas estão devidamente pintadas e as placas estão instaladas, os motoristas repeitam as leis de trânsito em um primeiro momento, simplesmente porque a sinalização a todo momento, os lembra das regras do jogo.

As autoridades municipais e estaduais também devem buscar uma solução para reduzir a mortalidade de motociclistas, categoria que mais se envolve em acidentes. O caminho para aumentar o respeito dos condutores de motocicleta às leis de trânsito é mais fiscalização (como já tem ocorrido, com o reforço das blitze pela Polícia Militar), mais rigor com os motociclistas que cometem infrações, e políticas públicas para desencorajar o uso da motocicleta (melhoria no transporte público e restrições de tráfego, por exemplo.

A redução da quantidade de mortes e acidentes no trânsito da Capital também passa não somente por uma maior atuação nas autoridades em todas as frentes possíveis: fiscalização, policiamento, educação e infraestrutura. Também cabe ao cidadão cobrar respeito às leis de trânsito a quem flagrantemente desobedece as regras. A reprovação social ao motorista que faz uma conversão indevida, estaciona em local proibido, dirige na contramão ou acima dos limites de velocidade, contribui para acabar com a ainda dominante cultura do jeitinho, e substituí-la pela cultura do respeito às leis e às outras pessoas, da dignidade humana, e da tolerância. 

Editorial

BR-163: enfim, uma nova etapa

A reconstrução da confiança entre a população e as empresas responsáveis pela infraestrutura pública passa, obrigatoriamente, pelo cumprimento rigoroso de metas e prazos

21/05/2025 07h15

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Após anos de incertezas, promessas não cumpridas e frustrações acumuladas, a novela da BR-163 parece enfim caminhar para um desfecho. A rodovia que corta Mato Grosso do Sul de norte a sul terá um novo contrato de concessão. A empresa Motiva, novo nome da CCR, foi a única a se candidatar à tarefa de administrar esse importante eixo logístico do Estado. Em função da falta de concorrência, resta à sociedade acompanhar de perto e cobrar cada cláusula que será assinada.

É evidente que o contrato que está prestes a ser oficializado não representa o cenário ideal, especialmente se considerarmos as expectativas dos sul-mato-grossenses. Após tantos anos convivendo com promessas descumpridas e obras paradas, o sentimento geral da população é de cautela, se não de ceticismo. Ainda assim, diante da necessidade urgente de investimentos em infraestrutura viária, o que foi proposto parece, neste momento, razoável.

Entre os compromissos assumidos pela nova concessão, destaca-se a duplicação de pelo menos 200 quilômetros da BR-163 já nos cinco primeiros anos de contrato. Essa medida é essencial para aumentar a segurança de quem trafega pela rodovia e para garantir maior fluidez ao transporte de cargas e passageiros. Além disso, o alargamento da pista em trechos críticos também está previsto – outro ponto positivo que deve ser valorizado e, mais importante, fiscalizado.

A população de Mato Grosso do Sul já foi penalizada demais com descasos e contratos descumpridos. O que se espera, a partir de agora, é uma mudança de postura. A responsabilidade da empresa concessionária é enorme, mas a responsabilidade dos cidadãos e autoridades públicas de fiscalizar e cobrar também não é menor. O novo contrato precisa sair do papel e se transformar em obras visíveis, concretas e eficazes.

O contrato anterior ficou no passado – e, com ele, um histórico que não deve ser repetido. O presente exige maturidade para olhar para a frente, sem deixar de aprender com os erros cometidos. A reconstrução da confiança entre a população e as empresas responsáveis pela infraestrutura pública passa, obrigatoriamente, pelo cumprimento rigoroso de metas e prazos.

Mato Grosso do Sul tem crescido de forma consistente nos últimos anos. Mas, para que esse crescimento se consolide e se torne sustentável, é urgente que a logística acompanhe o ritmo da economia. Uma BR-163 segura, moderna e eficiente é peça-chave nesse processo. O agronegócio, o setor industrial, o comércio e o turismo dependem diretamente de uma malha viária que funcione.

Portanto, que essa nova etapa da BR-163 seja marcada pelo trabalho sério e pelo respeito à população. O que está em jogo vai muito além de uma concessão: trata-se do futuro de um Estado que quer – e pode – crescer ainda mais.

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ARTIGOS

Sua excelência, a Defensoria Pública

20/05/2025 07h45

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Nesses tempos em que tanto se fala em resiliência, que tal lembrarmos um pouquinho da Defensoria Pública, principalmente porque o mês convida a essa reflexão, já que comemoramos o Dia do Defensor Público, em 19 de maio?

Funcionando inicialmente, na maior parte dos estados brasileiros, como assistência judiciária, além de outras denominações congêneres que recebera, a Instituição, que é uma legítima representante jurídica da população, já percorrera (e ainda percorre) uma via crucis medonha para se firmar. É que todos os avanços até aqui firmados se deram às custas de muito “sangue, suor e lágrimas” (prosaicamente se falando). 

Isso é o que faz dela um exemplo de bravura e de autêntico exemplo de resistência em todo o percurso histórico da Justiça. Por essa razão, a data de 19 de maio tem de ser objeto de reflexão, principalmente porque, mesmo que seja reconhecida constitucionalmente como uma das funções essenciais à Justiça, ainda não lhe foram conferidas, concretamente, todas as prerrogativas previstas, para a obtenção da indispensável “paridade” com as demais carreiras jurídicas.

Para piorar a situação, “vira e mexe” a Defensoria é alvo de potenciais “criações legislativas” mirabolantes, as quais acabam subtraindo de seus membros e, consequentemente, de seu público-alvo, a paz e a segurança jurídica, já tão duramente conquistadas ao longo da existência institucional.

Em tema de conquistas, recentemente, o Projeto de Lei nº 4.015/2023, que foi aprovado no Congresso (Lei nº 15.134/2025), incluindo a Defensoria Pública entre as atividades de risco. Todavia, o presidente da República vetou parte substancial do PL, que continha, por exemplo, maior proteção de informações cadastrais e de dados pessoais dos membros da Defensoria, bem como a inclusão da atividade como de risco permanente, além da possibilidade de especial proteção policial e aposentadoria.

Entretanto, na contramão desses direitos que já deveriam fazer parte (sem favor) das prerrogativas institucionais, os defensores públicos ainda não têm isonomia com as demais funções da Justiça, a exemplo da garantia da vitaliciedade e da sonhada equiparação remuneratória.

De tais garantias e direitos, porém, seus membros já são dignos, há tempos, bastando-se lançar um olhar mais sensato e justo sobre tantos “tijolos” já carregados pelos defensores, para soerguer os muros de dignidade e de justiça daqueles que dos seus serviços dependem.

Ainda assim, guardadas todas as proporções (e desproporções), a carreira de defensor público é, por excelência, uma das que mais atraem os bacharéis em Direito, presentemente, seja pela nobreza e altruísmo de seu exercício, seja pelos auspícios promissores que ela guarda, em tema de realização profissional.

Na última década, o concurso para o cargo de defensor público tem figurado, nacionalmente, como um dos mais cobiçados, com vários certames em andamento por alguns estados da Federação, a exemplo de Alagoas, Amazonas e Pernambuco. Neste último, por exemplo, há 7.645 inscritos para 20 vagas, o que gera uma concorrência de 385.25 candidatos para cada uma daquelas.

Para quem sonhar em trilhar a nobre carreira de defensor público, como eu já dissera em um artigo que publiquei lá pelos idos de 2012, a atividade é fascinante e encantadora. Congratulações e vida longa, portanto, à Defensoria Pública, da qual, honrosamente, sou membro!

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