O novo ano já começou em nosso calendário. No pensar das pessoas mais atentas aos acontecimentos, mais um ano de conquistas e de realizações. Mesmo que não tenham sido programados e sonhados, foram acontecimentos que deixarão marcas na história de cada um.
O fato de estarmos vivos já é uma grande graça. Não somos sobreviventes. Somos seres humanos livres para pensar, sonhar, planejar e assumir novos rumos em nossa história. Mas o caminho e as possibilidades continuam oferecendo esperanças de conquistas e possibilidades promissoras para o futuro, mesmo que este seja desconhecido.
O novo ano será novo a partir da decisão de aproveitar as oportunidades bem-sucedidas no ano que findou e fortalecer a capacidade de novos passos e novas conquistas. Será, também, oportunidade de rever passos não bem-sucedidos e, iluminados pela fé, estudar novas estratégias e novas maneiras de direcionar os projetos de vida.
Nada daquilo que nos aconteceu poderá ser encarado como fracasso ou derrota. Por mais doloroso que tenha sido, sempre sobrou algo de valor que não poderá ser desprezado. Precisamos olhar e pensar, não a partir daquilo que não correspondeu aos planos, mas a partir daquilo que ainda poderá nos fornecer algo para continuar a caminhar, a sonhar e a viver feliz.
Existimos para construir, e não para lamentar. Existimos para possibilidades, e não para desanimar. Existimos para a esperança, e não para comodismos. Existimos para crer em nossas possibilidades, e não para duvidar de nós mesmos.
Somos seres humanos portadores de valores e de fraquezas, de criatividade e de limitações. Somos seres humanos revestidos da graça de Deus e marcados pelas cicatrizes do pecado. Mas somos seres humanos restaurados pela força e ação do Espírito Santo que garante a certeza de que estamos no caminho do bem e de que possuímos objetivos seguros.
Somos seres humanos caminhando em meio a inúmeras dificuldades e, por vezes, incertezas. Mas somos sabedores de que a luz de Deus nos iluminará para não perdermos o rumo a seguir, a felicidade a conquistar e a Deus em quem crer. Confiando nele teremos a garantia de estar no caminho certo, mesmo não sendo fácil.
Mas a fé transporta montanhas. O otimismo supera as tempestades. A esperança derrota as trevas. E o amor constrói caminhos seguros que conduzirão a uma vida plena de paz e de alegria. É nisso que a pessoa de fé aposta, pois acredita na vitória final.
É para isso que somos chamados a construir. Mesmo que aconteçam imprevistos no campo da fé, é preciso construir. Mesmo que não tenhamos o necessário, é preciso construir. Mesmo que nem tudo seja favorável, é preciso construir. E o novo ano será feliz.
Feliz para quem acredita que a história se constrói com amor e teimosia. Amar aquilo que assumiu como tarefa. E usar de teimosia para não desistir jamais de seus sonhos.
Projetos são importantes. Sonhos são válidos. Mas o que ajudará na conquista é a fé que depositar em seu caminho e em sua história. Feliz ano novo!