Artigos e Opinião

OPINIÃO

João Batista Pereira:
"É de dar dó"

Advogado

Redação

21/09/2015 - 00h00
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Campo Grande vinha pulsando progresso e, de repente, se transformou em cidade sem ânimo, sem objetivo, sem perspectiva, carente de atitudes. A população assiste com perplexidade ao imbróglio do cassa mandato de prefeito, assume o vice, e volta o prefeito cassado e defenestram o vice trazendo insegurança nas atividades diárias. As pessoas estão descrentes, sem saber qual será o futuro da querida morena. Só há uma certeza: o atraso será de no mínimo cinco anos, com exagerado otimismo. 

O estado de calamidade e de desconfiança não é “privilégio” de Campo Grande. O Brasil está num descrédito sem precedentes em face de má gestão de governo incompetente e populista achando que dinheiro público lhe pertence e lhe é permitido utilizá-lo a seu bel-prazer. Quando a bomba arrebenta e o rombo aparece, sobra para o contribuinte, justamente quem já anda desnorteado com tantos tributos e não viu sequer a cor do dinheiro desviado. Para enganar os incautos, o governo federal finge dar com uma das mãos e retira muito mais com a outra, basta analisar o ridículo corte de despesas proposto na área do Executivo e o desejo de envolver governadores e prefeitos na tentativa de induzir  parlamentares dos seus Estados a aprovar a volta da CPMF. 

Só resta rezar para Congresso Nacional não aprovar, o que é temerário, pois se o governo resolver jogar pesado oferecendo os costumeiros mimos tão apreciados por significativa parcela de parlamentares (lídimos representantes do povo) haverá, em breve, um “novo-velho imposto” em cascata, diga-se, travestido de provisoriedade, mas não o será tendo em vista que no Brasil o provisório torna-se definitivo. 

Muitos se arrependeram de ter votado em candidatos que os decepcionam. Neste caso, o sentimento de arrependimento é sentimento inócuo: não repara desatinos; o interessante seria uma análise criteriosa antes de outorgar mandato a quem não tem competência nem moral para exercê-lo.

O signatário deste artigo não tem viés político. Mas não há como desconhecer os trabalhos de André Puccinelli e Nelson Trad Filho por Campo Grande.  O signatário é amigo e vê em Pedro Pedrossiam um político com visão além do seu tempo. Se fossem retirados os conjuntos habitacionais, Universidade Federal, Parque dos Poderes, Campo Grande encolheria. 

Parece não existir Plano Diretor a conduzir o progresso ordenado desta cidade, a começar pelo transporte público. É inadmissível a estatística de tão alto índice de mortes nas ruas e avenidas. Fala-se em imprudência de motorista, de motociclista, de ciclista e de pedestre. E onde fica a negligência do poder público? Não havendo sinalização necessária e adequada, cabe à administração municipal a culpa pela sua imprevidência porque é de sua competência o ordenamento do trânsito, incluindo o transporte público. O que se faz? 

Dentro em breve, esta cidade terá um milhão de habitantes. Baseando-se em estudo criterioso, o administrador municipal deve arregaçar as mangas e desapropriar áreas para construir estações de VLT, Metrô, ou outros, nas cercanias de shoppings, em frente ao aeroporto internacional, nas rodoviárias e onde houver grande movimentação de pessoas devendo pagar o preço justo pela desapropriação visando ao interesse público. 

As pessoas não podem vir pulando de prédio em prédio, feito macaco, até chegar ao seu destino. As estações embelezariam a cidade. Acorda. Aja com rapidez para não testemunhar o estrangulamento de uma das mais lindas e pujantes cidades do país, que está um lixo, literalmente. Campo Grande está à espera de remédio (trabalho sério e constante) para curar sua doença (inércia pública) e voltar a progredir.

 

Editorial

BR-163: enfim, uma nova etapa

A reconstrução da confiança entre a população e as empresas responsáveis pela infraestrutura pública passa, obrigatoriamente, pelo cumprimento rigoroso de metas e prazos

21/05/2025 07h15

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Após anos de incertezas, promessas não cumpridas e frustrações acumuladas, a novela da BR-163 parece enfim caminhar para um desfecho. A rodovia que corta Mato Grosso do Sul de norte a sul terá um novo contrato de concessão. A empresa Motiva, novo nome da CCR, foi a única a se candidatar à tarefa de administrar esse importante eixo logístico do Estado. Em função da falta de concorrência, resta à sociedade acompanhar de perto e cobrar cada cláusula que será assinada.

É evidente que o contrato que está prestes a ser oficializado não representa o cenário ideal, especialmente se considerarmos as expectativas dos sul-mato-grossenses. Após tantos anos convivendo com promessas descumpridas e obras paradas, o sentimento geral da população é de cautela, se não de ceticismo. Ainda assim, diante da necessidade urgente de investimentos em infraestrutura viária, o que foi proposto parece, neste momento, razoável.

Entre os compromissos assumidos pela nova concessão, destaca-se a duplicação de pelo menos 200 quilômetros da BR-163 já nos cinco primeiros anos de contrato. Essa medida é essencial para aumentar a segurança de quem trafega pela rodovia e para garantir maior fluidez ao transporte de cargas e passageiros. Além disso, o alargamento da pista em trechos críticos também está previsto – outro ponto positivo que deve ser valorizado e, mais importante, fiscalizado.

A população de Mato Grosso do Sul já foi penalizada demais com descasos e contratos descumpridos. O que se espera, a partir de agora, é uma mudança de postura. A responsabilidade da empresa concessionária é enorme, mas a responsabilidade dos cidadãos e autoridades públicas de fiscalizar e cobrar também não é menor. O novo contrato precisa sair do papel e se transformar em obras visíveis, concretas e eficazes.

O contrato anterior ficou no passado – e, com ele, um histórico que não deve ser repetido. O presente exige maturidade para olhar para a frente, sem deixar de aprender com os erros cometidos. A reconstrução da confiança entre a população e as empresas responsáveis pela infraestrutura pública passa, obrigatoriamente, pelo cumprimento rigoroso de metas e prazos.

Mato Grosso do Sul tem crescido de forma consistente nos últimos anos. Mas, para que esse crescimento se consolide e se torne sustentável, é urgente que a logística acompanhe o ritmo da economia. Uma BR-163 segura, moderna e eficiente é peça-chave nesse processo. O agronegócio, o setor industrial, o comércio e o turismo dependem diretamente de uma malha viária que funcione.

Portanto, que essa nova etapa da BR-163 seja marcada pelo trabalho sério e pelo respeito à população. O que está em jogo vai muito além de uma concessão: trata-se do futuro de um Estado que quer – e pode – crescer ainda mais.

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ARTIGOS

Sua excelência, a Defensoria Pública

20/05/2025 07h45

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Nesses tempos em que tanto se fala em resiliência, que tal lembrarmos um pouquinho da Defensoria Pública, principalmente porque o mês convida a essa reflexão, já que comemoramos o Dia do Defensor Público, em 19 de maio?

Funcionando inicialmente, na maior parte dos estados brasileiros, como assistência judiciária, além de outras denominações congêneres que recebera, a Instituição, que é uma legítima representante jurídica da população, já percorrera (e ainda percorre) uma via crucis medonha para se firmar. É que todos os avanços até aqui firmados se deram às custas de muito “sangue, suor e lágrimas” (prosaicamente se falando). 

Isso é o que faz dela um exemplo de bravura e de autêntico exemplo de resistência em todo o percurso histórico da Justiça. Por essa razão, a data de 19 de maio tem de ser objeto de reflexão, principalmente porque, mesmo que seja reconhecida constitucionalmente como uma das funções essenciais à Justiça, ainda não lhe foram conferidas, concretamente, todas as prerrogativas previstas, para a obtenção da indispensável “paridade” com as demais carreiras jurídicas.

Para piorar a situação, “vira e mexe” a Defensoria é alvo de potenciais “criações legislativas” mirabolantes, as quais acabam subtraindo de seus membros e, consequentemente, de seu público-alvo, a paz e a segurança jurídica, já tão duramente conquistadas ao longo da existência institucional.

Em tema de conquistas, recentemente, o Projeto de Lei nº 4.015/2023, que foi aprovado no Congresso (Lei nº 15.134/2025), incluindo a Defensoria Pública entre as atividades de risco. Todavia, o presidente da República vetou parte substancial do PL, que continha, por exemplo, maior proteção de informações cadastrais e de dados pessoais dos membros da Defensoria, bem como a inclusão da atividade como de risco permanente, além da possibilidade de especial proteção policial e aposentadoria.

Entretanto, na contramão desses direitos que já deveriam fazer parte (sem favor) das prerrogativas institucionais, os defensores públicos ainda não têm isonomia com as demais funções da Justiça, a exemplo da garantia da vitaliciedade e da sonhada equiparação remuneratória.

De tais garantias e direitos, porém, seus membros já são dignos, há tempos, bastando-se lançar um olhar mais sensato e justo sobre tantos “tijolos” já carregados pelos defensores, para soerguer os muros de dignidade e de justiça daqueles que dos seus serviços dependem.

Ainda assim, guardadas todas as proporções (e desproporções), a carreira de defensor público é, por excelência, uma das que mais atraem os bacharéis em Direito, presentemente, seja pela nobreza e altruísmo de seu exercício, seja pelos auspícios promissores que ela guarda, em tema de realização profissional.

Na última década, o concurso para o cargo de defensor público tem figurado, nacionalmente, como um dos mais cobiçados, com vários certames em andamento por alguns estados da Federação, a exemplo de Alagoas, Amazonas e Pernambuco. Neste último, por exemplo, há 7.645 inscritos para 20 vagas, o que gera uma concorrência de 385.25 candidatos para cada uma daquelas.

Para quem sonhar em trilhar a nobre carreira de defensor público, como eu já dissera em um artigo que publiquei lá pelos idos de 2012, a atividade é fascinante e encantadora. Congratulações e vida longa, portanto, à Defensoria Pública, da qual, honrosamente, sou membro!

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