Dia da Bíblia. Muitas comemorações, manifestando admiração e louvor por esse livro sagrado para os cristãos, acontecem em muitos lugares. Esse é o livro de conforto para muitos, e para outros, de questionamento. É um livro que fala de Deus e para Deus. Fala do homem e para o homem. Fala mensagens para todas as circunstâncias e todas as situações em que possa se encontrar o ser humano.
A palavra Bíblia lembra biblioteca, pois é composta de setenta e três livros: quarenta e seis do Antigo Testamento e vinte e sete do Novo Testamento. Não caiu do céu pronta. Não foi Deus quem a escreveu. Foram homens e mulheres, que, sob a luz divina, escreveram essas mensagens e ensinamentos tão sábios.
A Bíblia é fruto da partilha de experiências vividas em comunidade. São ensinamentos que passam de pai para filho, de geração para geração. Não há intenção de ensinar história ou geografia. A intenção única e verdadeira é a de revelar o amor do criador para suas criaturas e o amor das criaturas para seu criador.
A partir dessa palavra, tudo foi criado, tudo recebeu vida e significado. Tudo o que contém é verdadeiro, pois é iluminado por Deus. É revelação fidedigna da sabedoria e da graça de Deus. Fala de Deus em busca do povo e do povo em busca de Deus. E quando acontecer o encontro, acontecerá a comunhão de vidas e de valores.
O apóstolo Paulo escreve a Timóteo alertando-o a respeito dos maus exemplos que aconteciam na comunidade, por não observarem e viverem de acordo com o que constava nas Escrituras Sagradas. Alertava sobre os maus exemplos que partiam de pessoas muito egoístas, gananciosas, soberbas, rebeldes e inimigas do bem e da verdade.
Pedia para se afastar dessas pessoas e organizar uma comunidade que partilhasse tão somente aquilo que fosse agradável a Deus.
E escreveu: “Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo. Desde a infância você conhece a Sagrada Escritura. Ela tem o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra (II Tim.3,14-17).
Nesse sentido, esse livro sagrado comunica ao mundo mensagens para todas as situações em que o ser humano possa se encontrar. Tanto para os momentos alegres, quanto tristes; tanto na celebração de uma conquista, quanto nos momentos de derrota; tanto na hora de pedir, quanto na hora de agradecer.
Para cada situação, nela encontramos conteúdos ricos e confortadores. Não podemos aventurar abrir esse livro sagrado aleatoriamente, para constatar o que precisamos ou o que devemos. Não podemos tentar ao Senhor, Deus da verdade.
Para cada situação, é preciso prudentemente buscar uma palavra que alivie, que alimente, que conforte e que fortaleça. Sempre deveremos estar com a mente e o coração abertos para as bênçãos divinas.