Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VAGAS DE EMPREGO

Mesmo com frio, centenas de desempregados buscam vagas pela Funsat Itinerante

São cerca de 160 vagas de emprego ofertadas entre hoje e amanhã
02/07/2020 12:18 - Gabrielle Tavares


 

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) criou polos de atendimento em regiões afastadas do Centro de Campo Grande para evitar que as pessoas necessitem se deslocar até a sede oficial. Hoje (02) e amanhã (03) a Funsat Itinerante vai atender no Cras localizado no bairro Estrela do Sul, das 8h às 12h .Cerca de 120 pessoas compareceram na manhã desta quinta-feira no local.  

A unidade acolhe 53 bairros da região, além da Comunidade do Mandela. 

Uma delas foi Rose Darlin dos Santos, de 41 anos, desempregada desde o dia 23 de junho. Ela trabalhava como agente no Aeroporto Internacional de Campo Grande, havia sido transferida em agosto de 2019. “Eu estava indo bem no emprego, mas ninguém esperava essa situação né. Muita gente foi demitida, só na minha base foram 29”, comentou.

A agente foi afastada em abril, desde então está sem receber o salário. Mas só foi dispensada no fim do mês de junho. “Já sabia que seria demitida, então estou procurando emprego desde abril. Tentei o auxílio emergencial, mas não deu porque eu sou registrada, mesmo estando de licença”, relatou.

Ela explicou que mora com seus pais e os dois filhos. “Estamos sobrevivendo com o pouco da aposentadoria dos meus pais”. A família é natural da cidade de São Paulo, Rose se disse aliviada por ter vindo para Campo Grande antes da pandemia, mas lamenta pelos amigos e familiares que ficaram lá. “Quatro amigos meus faleceram, minha tia e o marido dela estão internados. E também tenho diversos amigos que estão com a doença”, acrescentou.  

O diretor-presidente da Funsat, Luciano Silva Martins destacou que o objetivo da ação foi evitar aglomeração na sede central do órgão. “A maioria das pessoas precisam se deslocar de ônibus e não é todo mundo que tem dinheiro para o passe. Isso foi uma forma que encontramos de aproximar o atendimento da população”.

Além da Funsat, estão presentes na ação o Procon-MS, o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedesc), que estão ofertando atendimentos como emissão da primeira e segunda via da carteira de trabalho; encaminhamento de serviço; regularização de MEI; atendimento social; seguro desemprego e também cursos profissionalizantes a distância.  

Luciano afirmou que a previsão é levar o projeto para todas as regiões da Capital. “São mais de 160 vagas de emprego. Uma novidade é a oportunidade de emprego em telemarketing para home office, que nunca tinha sido ofertado antes. As vagas são para nível médio e não precisa de experiência”, finalizou.

 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.