Cidades

CEPOL

Atendimentos em especializadas são transferidos nessa segunda

Cepol que funcionava na Avenida Ceará está no Bairro Tiradentes

LAURA HOLSBACK

06/12/2015 - 17h31
Continue lendo...

Atendimentos feitos nas delegacias especializadas que integram o Centro de Atendimento Policial (Cepol), na Rua Soldado PM Reinaldo de Andrade, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, serão transferidos para unidades plantonistas, nessa segunda-feira (7).

De acordo com nota da Polícia Civil, o prédio será dedetizado. Por isso, ocorrências emergenciais devem ser registradas na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro, localizada na Padre João Crippa, ou na Depac da Vila Piratininga, que fica na Rua Nove de Julho.

O Cepol abriga as especializadas Delegacia Especializada de Polinter e Capturas (Polinter ), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Defraudações e Falsificações (Dedfaz), Delegacia de Repressão a crimes e Homicídios (DEH ), Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (Deaij), e Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops).

O atendimento no Cepol estará normalizado na terça-feira (8).

Seco demais

Inmet amplia o alerta de baixa umidade do ar para todos os municípios de MS

Nos últimos dias, grande parte do estado tem enfrentado um tempo extremamente seco, o que pode causar problemas de saúde.

21/06/2024 17h45

Sol predomina e calorão com o tempo extremamente seco continua neste final de semana.

Sol predomina e calorão com o tempo extremamente seco continua neste final de semana. Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Mais uma vez, os sul-mato-grossenses estão sofrendo com o tempo seco que tem castigado a população nas últimas semanas. Preocupado com a baixa umidade do ar, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ampliou o alerta laranja de perigo potencial para umidade baixa em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (21). Segundo o aviso, a umidade do ar pode variar entre 12% e 20%.

Conforme o alerta do Instituto, a baixa umidade é potencial para riscos de incêndios e para a saúde, provocando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O alerta do Inmet é válido para todas as cidades de Mato Grosso do Sul. 

Instruções:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiro 

Na tarde de ontem (20), a reportagem do Correio do Estado conversou com o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, sobre a baixa umidade do ar. O tempo extremamente seco, com umidade em 19%, chamou a atenção da população e acendeu o sinal de alerta entre os meteorologistas.

"Normalmente estas umidades muito baixas são diagnosticadas entre julho e agosto, mas já estamos vivendo o tempo seco no mês de junho. Neste caso, é muito preocupante de acordo com dados meteorológicos que podemos enfrentar nos próximos meses. Não dá para analisar o que pode acontecer no futuro", relatou. 

Segundo Sperling, nas próximas semanas os sul-mato-grossenses precisam ter muita atenção com a saúde e cuidados para enfrentar o tempo seco. A estratégia de usar toalhas molhadas em casa e beber bastante líquido é de extrema importância, mas outros fatores podem causar sérios problemas de saúde, como as queimadas em vegetação.  

"A hidratação é de extrema importância nesses dias, mas o meu apelo é para que a população evite ignição, ou não colocar fogo em vegetação. Esse tempo seco e o vento é tragédia á vista, principalmente para gente que vai inalar toda essa fumaça tóxica", 

Como se prevenir nesse tempo seco

Não temos o poder de controlar o clima, mas existem diversas medidas preventivas que preservam a nossa saúde e geram bem-estar, principalmente, quando o tempo está seco. Conheça algumas recomendações relevantes.

Cuidados pessoais

  • Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;
  • beba muita água durante o dia, mesmo que não sinta sede;
  • não coloque as mãos na boca, nariz e olhos;
  • pratique exercícios físicos antes das 10h e após as 16h para proteger-se do sol;
  • use cosmético com protetor solar para hidratar e proteger a pele;
  • aproveite o vapor da água do banho para lubrificar as narinas respire fundo.
  • Cuidados com o ambiente
  • Evite aglomerações e a permanência em locais fechados e com baixa circulação de ar;
  • deixe a casa sempre limpa e arejada. A sombra excessiva e o tempo seco favorecem a proliferação de ácaros e fungos em móveis, cortinas, carpetes e tapetes. Por isso, abra as janelas e deixe o sol bater por um tempo dentro dos cômodos;
  • não use vassouras que espalham pó por onde passam, prefira aspiradores ou panos úmidos;
  • ligue os ventiladores de teto no sentido contrário para puxar o ar para cima. Ligados para baixo, espalham poeira e contaminam o ar;
  • não queime lixo e mato para não prejudicar a saúde das pessoas ou provocar queimadas.

 Assine o Correio do Estado     

Polícia

Quadrilha especializada já furtou cerca de 60 caminhonetes em MS e MT

Segundo as investigações, há dois meses a Polícia Civil já vinha monitorando uma quadrilha que realizava furtos de caminhonetes do modelo Toyota Hilux em Dourados

21/06/2024 17h29

Fotos: Osvaldo Duarte/ Dourados News

Continue Lendo...

Segundo investigações da Polícia Civil, a quadrilha presa hoje pelo roubo de quatro caminhonetes Hilux em diferentes bairros de Dourados, localizada a 229 quilômetros de Campo Grande, já furtou aproximadamente 60 veículos do mesmo modelo entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nos últimos meses.

A Polícia Civil relata que a quadrilha, presa pela Polícia Federal, é um grupo altamente organizado e especializado na subtração de caminhonetes da marca Toyota.

Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (21),o delegado Erasmo Cubas disse que as investigações iniciaram há dois meses, quando houve registro de diversas ocorrências de furtos a caminhonetes Toyota Hilux na ExpoAgro de Dourados. 

A partir daí, verificou-se que uma quadrilha composta por três adultos e um adolescente realizou diversos 'arrastões' por vários bairros de Dourados. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a quadrilha planejou e realizou uma série de furtos durante uma festa junina que ocorreu na noite de ontem no Parque Alvorada, em Dourados.

Até o momento, foram presos Emerson Paes dos Santos, 37; Matheus Bruno França de Oliveira, 26; e Vitor Lucas Faleiro Facio, 29; sendo que este último está preso no Mato Grosso. 

De acordo com o delegado, as investigações continuam na tentativa de encontrar outros possíveis envolvidos no crime, incluindo um presidiário que pode ser o mandante dos furtos.

Questionado se haveria algum morador de Dourados, o delegado Erasmo Cubas relatou que, até o momento, todos os integrantes são residentes de outros estados. Ele também afirmou que, na maioria dos crimes, a quadrilha já seguia seus alvos, pois câmeras de segurança frequentemente registravam um veículo apoiando o grupo criminoso.

Das seis caminhonetes roubadas, apenas uma foi recuperada. Além disso, foram apreendidos equipamentos que a quadrilha usava para abrir as caminhonetes, além de um veículo Gol branco usado pelos criminosos para monitorar os alvos. 

Dinâmica dos crimes

Conforme investigações da Polícia Civil, o grupo especializado pertence à facção criminosa Comando Vermelho (CV). Os criminosos utilizavam uma chave de fenda para abrir os veículos. Dentro das caminhonetes, os criminosos usavam um chip eletrônico e um tipo de notebook para ligar os veículos.

O procedimento é altamente organizado, pois os assaltantes levavam menos de um minuto para realizar a ação, sem ativar o alarme dos veículos. 

Uma das caminhonetes recuperadas pela polícia Uma das caminhonetes recuperadas pela polícia/ Osvaldo Duarte- Dourados News 

 Assaltos 

Quadrilha, responsável pelo roubo de quatro caminhonetes Hilux em diferentes bairros de Dourados, foi identificada e presa por policiais rodoviários federais e policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG), nesta sexta-feira (21), em Dourados, município localizado a 229 quilômetros de Campo Grande.

No momento da prisão, eles estavam tentando fugir de Mato Grosso do Sul.

Conforme apurado pela reportagem, a quadrilha - composta por quatro homens, sendo três adultos e um adolescente – fez um “arrastão” e furtou quatro caminhonetes Hillux, em diferentes pontos de Dourados, na madrugada desta quarta-feira (20).

Nas primeiras horas do dia, os proprietários deram falta de seus veículos, chamaram a polícia, compareceram à delegacia para efetuar boletim de ocorrência e reportaram que deixaram os veículos estacionados na rua durante a noite e que foram vítimas de furto.

Conforme apurado pela mídia local, os arrastões ocorreram nos bairros Planalto, Centro, BNH 3º Plano e Vila Progresso. As vítimas têm 28 anos, 55 anos, 59 anos e 52 anos.


NÚMEROS

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública  (Sejusp-MS) apontam que 1.397 veículos foram furtados, de 1º de janeiro a 21 de junho de 2024, em Mato Grosso do Sul. 

Desse número, 277 foram furtados em janeiro, 251 em fevereiro, 228 em março, 246 em abril, 249 em maio e 146 em junho. 

 

** Com informações de Dourados News

 

 Assine o Correio do Estado    

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).