A Avenida Presidente Ernesto Geisel ganhou esta semana mais 324 metros de guard-rail (proteção metálica entre a pista e o Córrego Prosa, que passam no meio da via) e na próxima semana pedestres e motoristas já poderão utilizar a ponte construída no trecho da frente do Shopping Norte Sul Plaza, no Bairro Jockey Clube, em Campo Grande. Ontem, operários da empresa Sotef Engenharia, contratada pela Prefeitura de Campo Grande, para executar a obra, finalizavam a construção da ponte e trabalhavam na instalação dos guard-rail.
Segundo um dos funcionários, toda estrutura de 30 metros de concreto da ponte que atravessa o Prosa está pronta. Também foi finalizada a instalação dos "guarda-corpo". Ontem, a empresa estava, inclusive, recolhendo o material de construção que não foi utilizado e retirando os moldes de madeira da estrutura da passarela. "Falta agora passar asfalto na rampa que vai vir da beira da pista até a ponte, limpar e pintar tudo", explicou Gonzaga.
Pró-transporte
O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Junior, afirmou que a Ernesto Geisel ganhará, a partir do ano que vem, mais, pelo menos, 2 mil metros de guard-rail nos trechos mais críticos e 12 pontes e passarelas.
As proteções metálicas e estrutura para travessia de pedestres e veículos serão construídas com recursos do Programa de Infraestrutura de Transporte Urbanos (Protransportes), do Ministério das Cidades. Serão investidos no trânsito da Capital, no total, R$ 58 milhões. "A Caixa Econômica está em fase final de análise dos projetos para poder liberar a verba. A gente acredita que, em janeiro, já vai dar para começar a licitar".
Acidentes
A Ernesto Geisel é uma das vias campeãs em acidentes de Campo Grande, além de já ter registrado inúmeros casos de veículos que caem no Córrego Prosa, por conta da falta de proteção entre a pista e o curso d’água. De janeiro a setembro deste ano, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram registrados 147 acidentes na avenida. Nos meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Junho, Julho e Agosto, a Ernesto Geisel figurou no ranking das vias classificadas pelo Detran como as mais perigosas da Capital.