A segunda fase da Via Morena, como é denominada a revitalização do trecho ocupado pelos trilhos da Rede Ferroviária Federal, transformou a Avenida Duque de Caxias, na saída para Aquidauana.
Inaugurada há três meses, a nova via se tornou, além de trânsito rápido para os moradores da região Oeste da Capital, em grande área de lazer e voltada para a prática de exercícios físicos.
São 4,5 quilômetros de pistas largas, com ciclovia e área para a prática de esportes. A mudança contemplou o piloto de aeronaves Daniel Bocchi, 30 anos. Antes, ele se deslocava até a Praça do Papa, na Vila Sobrinho, para praticar corrida. "Para mim e para a minha família, o resultado dessa obra é extraordinário. A gente sabia que a revitalização ia dar um jeito no trânsito, mas não tínhamos ideia de que a estrutura para pedalar e caminhar seria tão boa", elogia.
A avenida transformou a vida de quem precisava realizar exercícios físicos para por fim a velhos problemas de saúde. Esse é o caso da administradora Liliana Varela, 43, que travava uma luta tripla: contra a balança, a hipertensão e as taxas elevadas de triglicérides. "Raramente eu fazia exercício físico, embora precisasse. Hoje, eu e meu filho pedalamos diariamente. Meus exames estão excelentes, perdi peso, respiro melhor e ainda dou exemplo para o meu filho", conta, orgulhosa com os últimos resultados.
Moradores da região tomam a avenida no início da manhã e no final da tarde, transformando-a num grande calçadão para a prática de caminhadas, corridas e até para reencontrar os amigos. "Chega um determinado horáqrio e a ciclovia fica concorrida. Com toda essa estrutura, muita gente tirou a bicicleta da garagem", conta o ex-jogador de futebol e atleta, Wagner Fonseca. "O número de acidentes com morte aqui era uma coisa inacreditável. O ciclista não tinha nenhuma proteção contra os carros. A via era estreita, a visibilidade não era boa, só pedalava aqui quem tinha experiência", relata, com experiência de quem passa pelo local diariamente.
A obra
A segunda fase da Via Morena, inaugurada em setembro do ano passado, teve investimento de R$ 17 milhões. O percurso de cerca de 4,5 quilômetros foi ampliada, com três faixas de rolamento em cada sentido, sendo uma exclusiva para ônibus e táxis, e estacionamento. São 12,6 metros de largura em cada sentido. Também foram instalados semáforos modernos e redutores de velocidade.