Cidades

LÍBIA

Avião com brasileiros parte rumo ao Brasil

Avião com brasileiros parte rumo ao Brasil

FOLHA ONLINE

28/02/2011 - 09h15
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Um grupo de 148 brasileiros, funcionários da empresa Queiroz Galvão e familiares, que estavam na Líbia partiu de avião na manhã desta segunda-feira de Atenas (Grécia) rumo ao Brasil. O avião fará uma breve escala em Lisboa (Portugal), antes de seguir para Recife, onde deve chegar no fim da tarde.

O grupo chegou à Grécia neste domingo em navio vindo de Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia e controlada há uma semana por rebeldes de oposição ao ditador Muammar Gaddafi. Segundo a Embaixada Brasileira em Atenas, nenhum deles foi envolvido nos confrontos e chegaram inclusive a receber ajuda e comida dos líbios, que os consideravam "irmãos".

Na Grécia, os brasileiros receberam novos documentos da embaixada para regularizar a viagem --já que seus passaportes foram retidos na Líbia. Eles permaneceram apenas um dia em Atenas. Aproximadamente às 10h desta segunda-feira (5h em Brasília), o grupo embarcou rumo ao aeroporto de Lisboa.
Segundo a embaixada, eles devem ficar por cerca de duas horas em Lisboa e não devem nem sair do avião --que partirá então rumo ao Recife. De lá, os brasileiros devem partir para suas cidades de origem, que incluem Brasília, Rio de Janeiro e São Luis do Maranhão.

A embaixada afirmou ter feito apenas a negociação com as operadoras de navio na Líbia e que todos os custos --incluindo a passagem de avião e o hotel em Atenas-- foram pagos pela Queiroz Galvão.

A embaixada brasileira diz que mais um brasileiro chegou a Atenas neste fim de semana, vindo da Líbia em um avião militar da União Europeia. Ele deve seguir viagem para o Brasil, após receber documentos.

O enviado especial da Folha a Atenas, Vaguinaldo Marinheiro, conversou com os brasileiros no desembarque em Atenas e ouviu relatos de terror, desespero, medo de não conseguir fugir e morrer.

"A gente só começou a ficar tranquilo quando entrou no navio. Foram dias de horror. Havia tiro e bombas para todo lado. No caminho para o porto, tivemos de passar por barreiras. Quando você vê meninos de 14 anos com facas na cintura e AK-47 nas mãos, não dá para se sentir seguro", afirma Roberto Roche, gerente de segurança da empreiteira Queiroz Galvão.

Ele estava no país havia três anos, com a mulher e dois filhos --uma adolescente de 16 e um menino de 5.

"Depois do que a gente passou, ficar dois dias no navio não foi nada", afirmou Jaqueline Siqueira, que está grávida de quatro meses.

A maioria deixou muita coisa para trás. "Pegamos o que dava. A gente não sabia o que era possível trazer. Mas viríamos embora com uma mochila, se fosse preciso. O que ficou, ficou. Está perdido", afirma Erika Canuto, que estava no país havia um ano e meio com o marido e a filha, de 11 anos.

INFRAESTRUTURA

União promete iniciar duplicação da BR-060 no segundo semestre de 2025

Pista dupla na rodovia será implantada no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia, onde há grande fluxo de caminhões

12/12/2024 09h00

Tráfego na BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia, é intenso, principalmente de caminhões

Tráfego na BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia, é intenso, principalmente de caminhões Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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O governo federal deve iniciar a duplicação de 56,5 quilômetros da BR-060, entre Campo e Sidrolândia, no segundo semestre do ano que vem. O edital vai ser lançado até junho, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com investimentos que devem atingir cerca de R$ 200 milhões.

A elaboração, o planejamento e a execução vai ficar sob responsabilidade da Superintendência Regional do Dnit de Mato Grosso do Sul, como estipulou a Portaria nº 5.671, de 21 de novembro, da Diretoria Colegiada do órgão. 

No documento, é afirmado que o escritório do Dnit no Estado tem “plena autonomia para realizar licitação, em todas as suas etapas/fases, inclusive elaboração de editais, termos de referência, homologação e adjudicação, publicação, lavratura, assinatura de contrato e publicação no Diário Oficial da União”, com objetivo de contratar empresa para elaborar os estudos e os projetos da obra. 

Essa empresa vai viabilizar a duplicação de cerca de 56,5 km da BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia, entre os km 367,9 e 424,4 da rodovia. Para execução da obra, devem ser investidos cerca de
R$ 200 milhões, utilizando-se como parâmetro os custos apresentados nos estudos da relicitação da BR-163, que tem o km de duplicação calculado no valor médio de R$ 3,5 milhões. 

Essa média foi apresentada na proposta de solução consensual apresentada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), aprovada no mês passado pela diretoria do colegiado. 

Com as ações do escritório regional, o Dnit Nacional, em Brasília (DF), informou “que a previsão de lançamento do edital é o primeiro semestre de 2025”, sem dar mais detalhes. O lançamento desse edital estará sob responsabilidade do escritório regional do órgão, em Campo Grande. 

Além dessa confirmação da autarquia, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou, na manhã de segunda-feira, que no ano que vem será iniciada a obra. 

CORREDOR BIOCEÂNICO 

Outra obra que vai ser realizada pelo Dnit de Mato Grosso do Sul no ano que vem é a revitalização de cerca de 60 km da pista da BR-267. Serão investidos R$ 145 milhões. 

Essa obra é a continuidade da revitalização de 40 km na BR-267 entregues na semana passada. É a etapa 1 das obras de restauração do pavimento com adequação de capacidade na rodovia. 

As obras estão prontas do km 577 ao km 617, entre Jardim e Porto Murtinho. O valor dessa primeira etapa foi de aproximadamente R$ 95 milhões.

Foram restaurados 40 km de pista de rolamento, sendo 4,9 km de terceira faixa com soluções de reciclagem de base e reforço em CBUQ e implantação de alargamento para acostamento. 

Além disso, foram executados a sinalização horizontal e vertical, a implantação de defensas, a execução de novas obras de arte correntes, a drenagem profunda e os dispositivos de drenagem superficial.

A entrega faz parte de uma contratação de 101,10 km de execução das obras de restauração do pavimento com adequação de capacidade na BR-267-MS, que vai de Porto Murtinho até Alto Caracol. 

O restante do projeto vai até o km 678,10, que se encontra em manutenção. O valor total da contratação é de aproximadamente R$ 240 milhões. 

Essas obras levam até o novo corredor logístico, a partir do km 678,10, que vai conectar o Centro-Oeste brasileiro ao Paraguai e à Argentina, até chegar aos portos de Iquique e Antofagasta, no Chile. 

O empreendimento é importante para aumentar a integração entre os países, facilitando o transporte de cargas e passageiros, bem como estreitando as relações comerciais entre os países.

R$ 200 mi de investimento

Utilizando como parâmetro os custos apresentados nos estudos da relicitação da BR-163, que tem o quilômetro de duplicação calculado no valor médio de R$ 3,5 milhões, a estimativa é de que o investimento na BR-060 seja de R$ 200 milhões.

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CAMPO GRANDE

Servidores municipais devem voltar ao seu cargo de origem

Funcionários públicos, cedidos a outros órgãos e secretarias, devem voltar ao cargo até 30 de janeiro

12/12/2024 08h55

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena GERSON OLIVEIRA

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Servidores públicos municipais, da administração direta e indireta, devem voltar ao seu cargo de origem até 30 de janeiro de 2025.

A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta quarta-feira (11).

Alguns funcionários estão cedidos a outros órgãos e secretarias a pedido próprio, por forças maiores ou pela solicitação de determinado órgão.

Por exemplo, se o Governo de MS precisar de um engenheiro civil especializado em uma área específica e esse profissional estiver lotado na Prefeitura de Campo Grande, é possível que ele seja cedido para o Estado.

Outro exemplo é quando o servidor solicita, à pedido, sair de seu cargo de origem e ir para outro de sua preferência.

Mas, considerando as implicações que as ausências continuadas repercutem na eficiência e na qualidade da prestação dos serviços públicos municipais e que o período de cedência dos servidores municipais vence a cada dia 31 de dezembro, é necessário que retornem ao seu cargo.

Quem desobedecer a ordem, sem justificativa, será punido por descumprimento de dever, falta disciplinar e falta injustificada.

Além disso, o servidor ausente fica sujeito à suspensão da sua remuneração, sem prejuízo das demais penalidades estatutárias, regulamentares e legais referentes ao abandono do cargo.

Quem voltar para seu cargo de origem, deve preencher o formulário de apresentação, disponibilizado neste site, entregá-lo na unidade de recursos humanos de seu órgão ou entidade de lotação, em duas vias, devidamente preenchido, com cópia do documento oficial com foto.

O servidor detentor de dois cargos deverá preencher um formulário para cada cargo.

De acordo com o Diogrande, os órgãos e as entidades que tiverem imperiosa necessidade da permanência de servidor, que se encontrava à sua disposição, deverão renovar a requisição, justificando o pedido, para autorização da Prefeita Municipal, cuja cedência sujeita-se ao superior interesse público.

É dever do órgão, da entidade ou da instituição cessionária efetuar o recolhimento da contribuição previdenciária mensal ao Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, relativamente ao servidor cedido sem ônus para a origem.

FORMULÁRIO

Confira o formulário que deve ser preenchido e entregue:

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena

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